E-mail falso: Como descobrir e dicas de prevenção

Todas as pessoas estão expostas a riscos ao utilizar a internet e os ataques estão cada vez mais difíceis de serem descobertos. Como o e-mail é uma das principais formas de comunicação entre as empresas, golpistas utilizam algum e-mail falso, muito parecido com o legítimo, para obter sucesso.

Uma pesquisa realizada pela Verizon, em 2019, concluiu que 94% dos ataques cibernéticos acontecem utilizando e-mails. Isso quer dizer que 9 em cada 10 tentativas acontecem via e-mail. Dados do FBI (2020) comprovam que o e-mail é o principal canal utilizado pelos hackers para tentativas de golpes.

Nesse contexto, é preciso aprender a estar sempre atento no quesito proteção contra esquemas e fraudes on-line. Pensando nisso, criamos este guia para te ajudar a identificar e-mails falsos e evitar que você ou alguém da sua empresa acabe se prejudicando.

O que é esse tipo de e-mail e como ele se caracteriza?

São mensagens recebidas de endereços eletrônicos maliciosos, com conteúdos perigosos aos usuários que os recebe. Eles são uma das formas mais convencionais que os hackers utilizam para tentar roubar dados sensíveis dos usuários e das empresas.

Normalmente os criminosos enviam junto aos e-mails os temidos malwares, que são programas capazes de infectar um sistema sem que o usuário saiba. Esse tipo de software causa, de maneira intencional, diversos danos ao usuário, roubando informações suas e da sua empresa, além de bloquear seu acesso ao sistema.

Aliás, segundo a Agência Brasil, no ano de 2020 o Brasil foi o país onde mais aconteceram tentativas de roubos de dados na internet. Esta pesquisa ainda revelou que 19,9% dos usuários já tentaram abrir links suspeitos enviados por e-mail.

Ainda, de acordo com relatório da IBM, as empresas são as mais prejudicadas, no qual a violação de dados acaba resultando na perda de negócios. Afinal, um ataque bem-sucedido prejudica a marca e impacta diretamente na aquisição e retenção de clientes e de novos negócios.

5 dicas para identificar 

Usuários despreparados são uma das principais vulnerabilidade das empresas. Portanto, para evitar prejuízos causados em decorrência de um ciberataque, confira as dicas que preparamos a seguir para ajudar você ou o time que realiza o suporte de TI da sua empresa para identificar um e-mail falso.

1 – Preste atenção no remetente

Nossa primeira dica é conferir se o endereço de e-mail do remetente está correto. Os cibercriminosos tentam fazer com que o e-mail se pareça muito com o original, porém, uma letra pode fazer toda a diferença e evitar que você caia em um golpe.

Por exemplo: o que deve ser exemplo@penso.com.br se torna exemplo@pensoo.com.br. Esta técnica é muito utilizada em e-mails maliciosos e se chama spoofing.

2 – Links e anexos podem ser perigosos

Uma das principais características de um e-mail fraudulento são os links e anexos, que podem conter algum vírus ou malware. Por isso, nunca clique em um link ou abra um anexo imediatamente.

Ao receber um e-mail corporativo com um link, recomendamos que você passe o mouse sobre o link (sem clicar), dê uma olhada e examine o endereço que aparece na parte inferior do seu navegador. Certifique-se de que este endereço seja real e autêntico. Se algo parecer suspeito, não clique.

Já em relação aos anexos, não abra assim que receber, principalmente se for de um remetente desconhecido. Se for de alguém conhecido ou de uma organização com a qual você faz negócios, verifique o e-mail antes de abrir o arquivo. Mas se ainda ficar em dúvida, ligue para a empresa para confirmar.

3 – Desconfie de e-mails urgentes

Quando temos algum assunto urgente para resolver, procuramos meios de comunicação mais rápidos, como uma ligação ou até mesmo uma conversa presencial. 

Portanto, desconfie de e-mails com assunto do tipo “o mais rápido possível”, “o mais breve possível”, “ASAP” (as soon as possible) ou que peçam o compartilhamento de dados importantes. Este pode ser um sinal de golpe.

Além disso, quando solicitado dados importantes fique atento, pois banco, seguradoras e outras organizações confiáveis não solicitam nenhum tipo de dado por e-mail.

4 – Erros ortográficos podem indicar fraudes

Desconfie na hora de e-mails que contém erros ortográficos e gramaticais. Erros grotescos na escrita do corpo da mensagem são uma indicação clara de e-mails falsos.

É provável que alguém de outro país esteja querendo chamar a sua atenção para tirar alguma vantagem de você ou da sua empresa.

5 – Ofertas milagrosas não existem

Caso receba algum e-mail corporativo com promessas de ganhos fáceis e pouco investimento, desconfie! A internet está cheia de e-mails falsos prometendo heranças, prêmios de loteria e formas de ganhar dinheiro fácil. Enfim, se receber algum e-mail deste tipo, recomendamos excluir sem abrir.

Existem alguns casos em que apenas abrindo o e-mail suspeito é possível infectar seu computador com algum tipo de vírus. Esteja sempre atento. 

Como proteger minha empresa desse tipo de e-mail?

Mesmo tomando todos os cuidados que citamos, pode acontecer de um ou outro e-mail falso ser bem-sucedido. Para isso, é fundamental contar com o apoio da tecnologia para proteger os dados da sua empresa e evitar prejuízos.

Mantenha antivírus e firewalls atualizados

É fundamental que você deixe os firewalls e antivírus sempre atualizados nos dispositivos da sua empresa. O firewall é um dispositivo que realiza o monitoramento do fluxo de informações na rede, podendo agir, muitas vezes, como uma barreira, impedindo o recebimento de mensagens de endereços de IP que costumam enviar muitos spams. Ele é a linha de frente da defesa na segurança da rede.

Já o antivírus vai atuar na detecção e remoção de algum vírus da sua rede, impedindo sua instalação e propagação. Como sempre estão surgindo novos vírus, estes sistemas precisam estar sempre ativos e atualizados para identificar o mais rapidamente a sua presença, evitando futuros problemas.

Contrate um serviço de backup na nuvem dos seus arquivos

Para que em caso de algum ataque cibernético bem-sucedido a sua empresa, é fundamental que você tenha um serviço de backup na nuvem dos seus dados. Assim, você poderá tomar todas as medidas cabíveis, troca de senhas e não ficará refém de nenhum tipo de sequestro de dados.

Contar com uma ferramenta que realize o armazenamento na nuvem do backup é o que há de mais moderno e seguro atualmente, no qual todas as informações da sua empresa ficam seguras e remotas. Conheça os benefícios desta solução:

Segurança das informações;

Baixo custo;

Rápida implementação;

Disponibilidade e mobilidade;

Fácil utilização e gerenciamento;

Sustentabilidade;

Suporte de especialistas. 

Contar com este serviço é essencial para garantir a segurança e a integridade das informações do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *