Dinheiro é a principal preocupação dos brasileiros, aponta pesquisa da Onze

Em uma pesquisa intitulada “Estresse financeiro dos brasileiros”, a Onze perguntou a 1535 trabalhadores com empregos formais (ou seja, que atuam dentro do regime da CLT), quais são as suas maiores preocupações.

É de se esperar, claro, que a maior parte das pessoas fale sobre saúde ou preocupação com familiares, visto que a pandemia do novo coronavírus já vitimou um número bem alto de brasileiros. Ainda assim, a saúde foi o segundo tópico mais citado na pesquisa.

O primeiro, como sugere o título deste artigo, foi exatamente a questão financeira: 71% dos entrevistados afirmou que o dinheiro é o assunto que mais tira o sono – mais do que saúde ou violência.

Isso não é por acaso, visto que o Brasil atingiu uma taxa recorde de desemprego em setembro do ano passado, com 14,6% da população (mais de 14 milhões) sem emprego. A situação ocorre não apenas pela pandemia, mas pela instabilidade econômica e social pela qual tem passado o país já há alguns anos.

Atentas às modificações do mercado de trabalho e às demandas dos colaboradores, cada vez mais empresas têm buscado maneiras de manter os profissionais motivados, tranquilos e com níveis de estresse controlados.

Além de oferecer benefícios corporativos que os mantenham psicologicamente saudáveis, como vale-terapia, facilitação de processos terapêuticos e planos de saúde, as companhias têm visto na previdência empresarial uma maneira de diminuir a preocupação excessiva com o dinheiro e, assim, colaborar para o aumento da qualidade de vida.

A pesquisa da Onze, ao mencionar a preocupação com o dinheiro que tem permeado a vida dos brasileiros, expõe a temática do estresse financeiro e o seu impacto no bem-estar das pessoas e de suas famílias. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Estresse financeiro: entenda o que é

Ainda de acordo com a pesquisa da Onze, o estresse financeiro é caracterizado pela preocupação excessiva com o dinheiro – problema que, por sua vez, prejudica a produtividade, aumenta os índices de presenteísmo e absenteísmo, engatilha problemas de saúde e gera problemas de relacionamento tanto com colaboradores quanto na vida pessoal.

Vamos por partes.

Presenteísmo e absenteísmo

O presenteísmo acontece quando o trabalhador, mesmo quando está no local de trabalho no horário e nos dias em que deve estar, não consegue ter boa produtividade, manter as tarefas em dia ou mesmo se envolver com as atividades do cotidiano.

É a famosa situação em que uma pessoa está “de corpo presente”, mas não está realmente ali. A sua cabeça está em outro lugar, preocupada com outras questões, e não pode atuar de forma a colaborar para o crescimento de um projeto.

No caso do absenteísmo, o problema é outro. O trabalhador começa a ir menos para o trabalho, por questões diversas – que vão de problemas de saúde a emergências cada vez mais frequentes -, se atrasa ou sai mais cedo. 

Não é incomum que pessoas deprimidas, ansiosas, estressadas ou com algum tipo de transtorno acabem se ausentando cada vez mais do ambiente de trabalho, o que gera problemas múltiplos.

Quando contornamos a questão do estresse financeiro, auxiliamos o trabalhador no processo de manter a sua estabilidade e bem-estar mental. O indivíduo, seguro de que poderá fechar as contas no final do mês, pagar pelo estudo dos filhos ou investir em patrimônio dentro de alguns anos, consegue permanecer no momento presente.

Conflitos de relacionamento

Pessoas estressadas tendem a ter mais dificuldade para dialogar com aqueles que estão ao seu redor, uma vez que estão geralmente preocupadas, com pouca paciência e, também por isso, mais suscetíveis a levar comentários e críticas para o lado pessoal.

No caso do estresse financeiro, a preocupação constante com o dinheiro e com as contas faz com que os colaboradores estejam em estado de alerta frequente, o que aumenta a irritabilidade, gera mudanças de humor e também rompantes de raiva.

Doenças psicológicas

Por fim, não podemos deixar de mencionar que a preocupação excessiva com o dinheiro faz com que as pessoas desenvolvam problemas de ordem psicológica, como depressão, transtornos de ansiedade e insônia.

É importante dizer que a depressão é uma das maiores preocupações da Organização Mundial de Saúde, que estima que a doença será, dentro de poucos anos, a maior causa de afastamentos e aposentadorias por invalidez no mercado de trabalho.