Casais inteligentes investem juntos: 5 dicas para investir a dois

Com as modificações significativas pelas quais tem passado a economia brasileira e a preocupação crescente com o futuro  se tornada ainda mais significativa após a aprovação da Reforma da Previdência, cada vez mais pessoas têm buscado formas de manter as contas em dia e de se preparar para a melhor idade.

A aposentadoria privada, nesse ínterim, tem sido uma escolha inteligente. É possível construí-la aos poucos, durante a sua vida de trabalho, e usufruir dos seus esforços após alguns anos. Ter uma segunda fonte de renda durante a aposentadoria é, hoje sabemos bem, uma necessidade.

Quando temos um cônjuge e estamos preparados para a vida a dois, é natural que falemos sobre finanças e que tentemos manter a saúde financeira em dia. Embora seja mais leve levar a vida com companhia e financeiramente mais interessante, para muitas pessoas, é preciso que haja lucidez, honestidade e troca.

Muitos casais buscam formas de unir as suas potências financeiras e, então, investir em coisas que podem lhes dar um retorno satisfatório no futuro. Se você está em busca de investimentos que podem ser feitos com o auxílio do seu par, leia as dicas que preparamos para você a seguir!

Investimentos para casais: 5 dicas

A primeira dica é: cada um deve ter o seu plano de previdência privada. Embora falemos muito sobre a importância de compartilhar e criar juntos, é preciso que entendamos que algumas são particulares e devem ser feitas em um âmbito individual.

A previdência privada, quando feita por duas pessoas, implica em melhor condição de vida para o casal no futuro. Quando apenas um elemento do casal investe na aposentadoria complementar, isso significa que, nos anos que virão, haverá menos renda para duas pessoas. E isso, claro, não é desejável.

Não é preciso ter conta conjunta

Muitas pessoas têm um pouco de receio de fazer conta conjunta, em parte porque acreditam que é importante ter alguma privacidade e liberdade para fazer gastos individuais. Isso deve ser decidido pelo casal, sempre.

Existem algumas vantagens, no entanto, para quem opta pela conta conjunta. A maior delas está no fato de que, com um saldo maior em conta, é possível ter melhores condições de crédito, além de fácil acesso a uma série de benefícios.

No que tange a questão das taxas, depende muito. Boa parte dos bancos digitais, nos dias de hoje, não tem o costume de aplicar taxas em cima de movimentações na conta corrente e similares.

Reserva de emergência é investimento

Quando falamos sobre saúde financeira, sempre enfatizamos a necessidade da criação de uma reserva de emergência. 

O ideal é que o casal, por meio de aportes individuais, mas com valores próximos (ou não, desde que isso seja acordado), tenha dinheiro o bastante para manter a vida por três a seis meses no caso de algum problema, como demissão ou similares.

Para que esse dinheiro não fique “parado na conta”, o que não é nada interessante, vale a pena apostar em investimentos de renda fixa e liquidez diária. Um bom exemplo é o Tesouro Direto, que tem rendimento modesto, mas constante, e é muito seguro.

Invista em um plano

A reserva de emergência, como o nome sugere, existe para que o casal não se sinta desamparado caso algo saia do controle ou surjam despesas altas, que não haviam sido planejadas. O ideal é que esse dinheiro permaneça aplicado pelo máximo de tempo possível.

Assim, mesmo que você tenha um investimento em renda fixa para reserva de emergência, você pode manter o seu plano de previdência privada e, além disso, investir em outro tipo de ativo, como CDBs ou, para os mais experientes, ações de grandes empresas.

Para escolher o melhor caminho, porém, o ideal é saber qual é o perfil de investidor de cada pessoa do casal e qual é o plano que ambos desejam trazer à vida. 

A partir daí, é possível entender quanto dinheiro será necessário para alcançar os objetivos, quanto tempo isso vai levar e qual é o melhor ativo para permitir que tudo isso aconteça. 

Renda fixa ou renda variável?

Tudo vai depender do seu objetivo e do seu perfil de investidor! Pessoas que têm perfis de investidor mais agressivos têm alguma tolerância à perdas, o que faz com que se coloquem em alguns processos que, para os mais conservadores, seriam impossíveis.

Com o auxílio de um especialista no mercado financeiro, é possível investir nos ativos que mais dão retorno a curto e longo prazo, tudo isso enquanto ciente dos riscos que cada um desses investimentos possui.