inverno

Dicas para se manter saudável no inverno

Com a chegada do inverno, há um aumento significativo de doenças respiratórias.

Além disso, muita gente acaba deixando de se exercitar e, até mesmo, de se manter devidamente hidratado por conta do frio, o que acaba ajudando a diminuir a imunidade da pessoa. Isso não significa, porém, que não haja formas de continuar saudável durante o inverno. 

A adoção de hábitos como a limpeza de roupas, a ventilação adequada dos ambientes domésticos, o consumo de bebidas variadas e uma alimentação equilibrada são exemplos do que fazer nessa época do ano. Sem contar, é claro, com o uso de casacos e cobertas, devidamente limpos, para evitar a friagem. Com tudo isso, você se mantém aquecido e muito mais saudável.

Inverno e saúde

A diminuição das temperaturas é a principal característica do inverno. Essa estação vem acompanhada do aumento de doenças e infecções do trato respiratório, como gripes, resfriados e alergias. 

Para ter uma noção, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a gripe cause comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas a cada ano, sendo que idosos, crianças e indivíduos com doenças pulmonares, coronarianas e imunodepressoras são os mais afetados.

No entanto, não é só o frio que contribui para o aparecimento desses tipos de doenças. Elas também surgem quando alguns cuidados não são tomados, como esclarece Fábio Morato Costa, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).  

“No inverno, as alergias respiratórias pioram muito, devido às infecções virais frequentes, ao aumento da poluição ambiental, às constantes e bruscas mudanças climáticas, ao ar seco e ao fato de que casacos e cobertores são retirados dos armários depois de guardados por muito tempo”, conclui.

Quem tem problemas cardíacos também tem que redobrar os cuidados durante esse período do ano, já que há um aumento de 30% do número de infartos e um acréscimo de 20% de acidentes vasculares cerebrais (AVCs) nessa época.

Outro problema, mais comum e menos grave, é o ressecamento da pele. A falta de hidratação, tanto interna, quanto externa, pode gerar pequenas rachaduras na epiderme e nas mucosas, a exemplo das mãos, dos pés e dos lábios.

Cuidado para cada caso

Conhecer um pouco mais sobre os problemas relacionados ao inverno é importante na medida em que te possibilita saber como se prevenir. Com a prevenção e a tomada de cuidados devidos, com certeza, você vai se manter muito mais saudável mesmo durante o inverno.

Hidratação em dia

Uma das maiores dificuldades de muita gente durante o inverno é manter o consumo regular de água, principalmente, porque tendemos a sentir menos sede. O problema é que, independente disso, o nosso corpo continua precisando de líquidos para permanecer saudável.

Por conta disso, é imprescindível manter o hábito de beber água, mesmo sem muita vontade. Uma dica é consumir bebidas quentes, como chás e infusões, para amenizar o frio.

Casa arejada

Esse é outro cuidado que, geralmente, é quase abandonado durante o inverno. Isso porque, com o frio, as pessoas tendem a fechar as janelas. No entanto, isso só facilita a maior circulação de vírus, que podem causar doenças como a gripe.

Então, mantenha as janelas sempre abertas, sobretudo, durante o dia, para que haja circulação e renovação do ar nos ambientes. Este cuidado também vale para roupas e cobertores guardados há muito tempo — eles devem ser colocados ao Sol antes de serem usados, ou lavados quando for necessário.

Agasalhos

A dica das mamães e das vovós nunca falha. A variação de temperatura, comum durante o inverno, pode acabar ajudando a queda da imunidade. Por isso, mantenha-se agasalhado e leve consigo um casaco sempre que for sair em períodos mais frios, como início da manhã e noite. 

Alimentação balanceada

Essa dica, na verdade, é válida para o ano inteiro. Mantenha uma dieta equilibrada e evite o consumo de alimentos hipercalóricos, pois, no frio, a tendência de sentir mais fome e atacar os carboidratos é bem forte.

O consumo de frutas e verduras a base de vitamina C, como laranja, limão e brócolis, também é superválido, pois ajuda na manutenção do sistema imunológico.

Prática de atividades físicas

Por último, mas não menos importante, mantenha a prática de atividades físicas em dia. Vale ressaltar que a queima de gordura durante o tempo frio é maior que no verão — outro motivo para deixar a preguiça de lado. De quebra, os exercícios ainda ajudam a liberar hormônios que melhoram o nosso humor.

Com esses cuidados, você acaba fortalecendo o seu sistema imunológico contra possíveis doenças respiratórias e se mantém saudável o ano inteiro.

Texto: Gear Seo