casa

Dicas simples para mobiliar a sua primeira casa

Todo mundo passa por esse processo: montar o primeiro e novo lar. Independentemente de qual é o tamanho do local — se é estúdio, apartamento ou casa, a verdade é que esse momento pode trazer ansiedade e até insegurança de tomar uma escolha errada.

No entanto, selecionar os móveis e os objetos decorativos que vão personalizar o seu cantinho também é um momento especial e que merece dedicação. Confira algumas dicas para mobiliar a primeira casa, sem precisar gastar muito.

Reaproveitamento

Mesmo quem optar por um open house ou aqueles que vão casar e ganhar vários presentes, sabe que montar a primeira casa pode demandar grandes investimentos. Por isso, se for possível levar alguns dos móveis que usava na casa dos pais, pode ser uma boa pedida para um primeiro momento. 

Pode ser a cama, a mesinha de cabeceira, o guarda-roupa ou a estante: ter esse tipo de suporte ajuda a ganhar um fôlego para comprar móveis novos nos próximos meses, sem precisar abrir mão de algo que é importante neste momento.

Prioridades

Defina o que é essencial ter num primeiro momento dentro de casa. Fogão, geladeira e cama, por exemplo, são indispensáveis. Consegue ficar mais um tempo sem micro-ondas ou uma mesa de jantar? Então, segure a verba para investir nisso quando estiver mais tranquilo.

Objetos decorativos mais caros, como prateleiras, tapetes e cortinas, também podem ser adquiridos depois de todos os móveis. É legal ganhar esse tempo não apenas para recompor as economias, mas também para escolher as melhores estampas e tecidos para combinar com os móveis e os estofados que já tem.

Miudezas

Nem só de móveis é feito um novo lar. Faça uma lista com todos os itens que você acha que precisa ter em casa e coloque isso num papel ou em algum aplicativo que seja fácil de acessar.

Alguns desses objetos podem ser pedidos em festas do tipo open house, chá de panela ou chá bar — pode apostar que vão fazer a diferença. Outros precisam ser comprados porque no dia a dia podem fazer falta.

Pode parecer besteira, mas um abridor de latas, um saca-rolhas, uma peneira, algumas colheres medidoras e outras miudezas podem ser muito úteis, e você só sente falta delas na hora em que mais precisa.

Armários

amamos tanto os armários porque, com ele, é possível guardar tudo o que você tem — em todos os cômodos! Na cozinha, quanto maior, melhor. Esta é uma das partes da casa em que mais acumulamos itens — dos pequenos acessórios até jogos de louças e panelas. Por isso, ela deve ser uma das prioridades na hora de mobiliar a sua residência.

O guarda-roupa é outro armário importante para ter na casa e não deve ser negligenciado. Para as roupas de cama, a sugestão é apostar nas camas box, que contam com baú. Aqueles que têm pouco espaço no imóvel podem aproveitar esse recurso para deixar cobertores, colchas, travesseiros extras, lençóis, fronhas e até mesmo as toalhas de banho, rosto e mesa guardados ali.

Improviso

Algumas peças do mobiliário podem aguardar para serem compradas, como o sofá e até a mesa de jantar. No entanto, devem ser inclusa nos planos, porque a ausência delas torna o dia a dia mais desconfortável. Gaveteiros, cabideiros e estantes também entram nesta lista, que pode ser complementada pouco a pouco.

Outlets e promoções

Dá para comprar muita coisa bacana sem precisar sair de casa. Várias lojas especializadas fazem promoções interessantes e contam com portfólio diversificado. Assim, é possível garimpar móveis e acessórios bacanas sem precisar gastar uma grana absurda. 

Para não cair em roubadas, as dicas são pesquisar o nome do fornecedor/vendedor em sites de proteção ao consumidor antes de fazer a compra, checar a necessidade de montagem do móvel para contratar um montador — ou se arriscar por conta própria — e analisar se a data de entrega é viável para a sua realidade.

Texto: Gear Seo