Dicas de iluminação para a sala de estar

A sala de estar, para muitas pessoas, é o principal cômodo de uma casa. Nela, assistimos TV, séries e filmes, descansamos no sofá, mexemos no computador, conversamos com familiares… e claro, recebemos visitas.

Sendo assim, todo cuidado e atenção com este cômodo torna-se importante e, por isso, um projeto luminotécnico de qualidade é o ideal para garantir um conforto visual máximo em sua sala, bem como a sua eficiência energética.

E para te ajudar nisso, separamos dicas realmente úteis que irão te auxiliar quando o assunto é iluminação da sala de estar! Tenha uma ótima leitura!

Cor das paredes e os efeitos da luz

Você sabia que paredes pintadas com cores mais escuras costumam absorver luz e que por causa disso você deve investir em luminárias maiores e lâmpadas mais fortes? E que ambientes bem iluminados e mais claros dão a sensação de amplitude?

Pois é, as cores que as paredes de sua casa são pintadas e a iluminação estão diretamente relacionadas e portanto, precisam de certos cuidados para você não cometer erros.

Vamos exemplificar: imagine que na sua sala a parede seja azul e que a lâmpada que você escolheu é amarela. O efeito que este tipo de iluminação causará no ambiente é de uma parede esverdeada.

Isso porque cada tipo de luz proporciona um efeito em determinadas cores. Dessa forma, pesquise sobre esses efeitos antes de escolher o tipo de iluminação para a sua sala e evite que a essência que você queria para o ambiente seja perdida.

Invista em LEDs

Leds são a grande estrela do setor! Afinal, além da ótima iluminação e longa vida útil, o LED é bastante econômico, superando lâmpadas incandescentes e fluorescentes.

E mais, também pode ser usado em spots, fitas e refletores.

Opte por tons quentes

Tonalidades frias/brancas costumam ser utilizadas em ambientes comerciais, vestiários, banheiros… Por isso, evite-as em sua sala de estar.

O indicado é que seu cômodo tenha uma iluminação em tons quentes/amarelados, pois propiciam um clima de aconchego, intimista e de conforto visual.

Use luminárias, abajures e spots

Outra dica para uma boa iluminação em sua sala é usar luminárias, abajures e/ou spots. Isso também funciona para quartos.

Por exemplo, você pode usá-los para criar um canto de leitura/estudo/trabalho, e, além disso, esses itens funcionam como parte da decoração do ambiente. O que dá um toque a mais ao seu cômodo.

E mais, há diferentes modelos de luminárias, abajures e spots disponíveis no mercado. Por isso, pesquise bem e veja/escolha aqueles que mais combinam com sua personalidade e claro, sua sala.

Coloque arandelas nas laterais

Se você tem um home theater, por exemplo, seria interessante colocar arandelas nas laterais da parede, pois elas geram um conforto visual (e não atrapalham a imagem da TV). Além disso, é um detalhe que deixará sua sala mais bonita e estilosa.

Iluminação inteligente

Automação residencial é algo que está deixando de ser o futuro e está se tornando cada vez mais presente. Ou seja, nossas casas estão ficando e ainda vão ficar cada vez mais inteligentes. E claro, os sistemas de iluminação também estão incluídos nisso! 

Por exemplo, já pensou em não precisar apertar o interruptor para acender a luz? Ou melhor, já pensou em controlar a temperatura e as cores das lâmpadas de sua casa por meio do smartphone?

Pois é! Com sistemas inteligentes de iluminação instalados em sua residência isso é possível. Então por que não investir em um?

Originalidade

Como você viu até aqui, há diversos fatores para você considerar e para escolher uma iluminação de qualidade para sua sala.

Portanto, pesquise bastante, busque referências e inspirações, e tenha ideias únicas e originais, que farão a sua sala de estar ser o local de melhor atmosfera da sua casa.

E essas foram as nossas dicas! O que você achou? Tem alguma outra sugestão que possa agregar? Conte para a gente!

 

Texto: Maz@g