Tudo que você precisa saber sobre Tendências Tecnológicas em 2020

Um novo ano está chegando e com ele as mudanças comportamentais e tecnológicas também se renovam e modificam. A Tecnologia do Futuro está presente e causando grande impacto em todos os setores empresariais.

São ideias inovadoras que otimizam processos de uma empresa e melhoram a experiência do usuário de forma eficaz.

Para 2020, muitas tecnologias já foram identificadas como tendências. Estas inovações tecnológicas influenciarão negócios nos próximos anos e irão direcionar o comportamento social das pessoas para todas as suas atividades.

A B2ML listou as principais tendências tecnológicas empresariais para 2020 e o impacto que elas causarão nos processos e conversões entre empresa e cliente.

  • AI – Inteligência Artificial

Apesar de não ser novidade, no próximo ano encontraremos com mais facilidade a aplicação desta tecnologia no meio empresarial, principalmente no âmbito de análise de informações.

Junto dela, encontraremos o conceito Machine Learning, processo de aprendizagem automática, onde a tecnologia, através de uma máquina, tem a capacidade de prever e lidar com diferentes situações e entregar resultados assertivos e congruentes.

Neste caso, teríamos uma máquina com habilidades tecnológicas realizando tarefas de um ser humano.

  • IoT

Integração de canais digitais, é o que a Internet das Coisas (IoT) nos permite através de conexões sem fio. Usuários interagem com uma determinada empresa, através de computadores, dispositivos móveis e até eletrodomésticos que já adotam esta tecnologia.

  • Edge Computing

A tecnologia que se relaciona com a IoT, melhorando o processamento de dados, troca de informações e envio de dados para uma base de armazenamento na rede, trazendo agilidade e rapidez na troca de informações.

  • RPA – Automação

Automatizar processos é uma nova tendência tecnológica no mundo empresarial e faz com que as operações sejam mais dinâmicas.

É possível realizar todo este processo através de configurações em diversos softwares, realizando tarefas automáticas (bots) como atendimento online, resposta de e-mails, conversão de dados para análise.

  • Internet 5G

Uma realidade já existente principalmente nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, o 5G está em fase de testes no Brasil.

Um tecnologia que permite a troca de informações mais rápida e potente, ampliando a cobertura e otimizando a transferência de dados entres os canais e usuários.

A grande e interessante curiosidade desta tecnologia é que ela promete a entrega mais veloz utilizando menos energia que a própria 4G.

  • AR – Realidade Aumentada

Imergir usuários em experiências diferentes através da tecnologia é o foco da Realidade Aumentada.

Tornando-se popular, em 2020 será uma grande tendência no que tange a inserção da tecnologia visando melhorar a capacidade de aprendizagem, sendo utilizada para programas de treinamentos, empresas educacionais e projetos sociais.

As mudanças tecnológicas acontecem a todo momento no mercado. Seja voltado para otimização de operações dentro de uma empresa, até beneficiar um grupo da sociedade no qual necessita de tecnologias para melhorar a qualidade de vida, cada vez mais encontramos a tecnologia inserida em nosso cotidiano.

É importante ressaltar que em todo o mundo, essas tecnologias tendências, já são utilizadas em diversos negócios, independente da amplitude da empresa.

Um grande exemplo de pequenos negócios que investem em tecnologia, em sua grande maioria, são as STARTUPS, que atuam com ideias inovadoras que agreguem no cotidiano e possuem propósitos diversos e que geralmente utilizam a tecnologia para fomentar a ideia.

Mesmo em tempos modernos, ainda existe uma grande resistência das organizações em utilizar das transformações tecnológicas em seu negócio.

Muitas das vezes se dão pelo fato de ausência de conhecimento e até mesmo por possuírem grandes expectativas e resultados rápidos, porém nem sempre na velocidade que gostariam, através destas mudanças.

As tendências tecnológicas agregam valor, colaboram para o crescimento, se utilizadas e inseridas de forma correta dentro de um negócio. Esta inserção soma com as demais ações realizadas, tornando-se um aliado.

Hoje em dia, é possível inserir novas ações tecnológicas dentro de um modelo de negócio e não é necessário altos investimentos para quem quer começar e compreender a importância da tecnologia em processos e ações.

É necessário ter um ponto de partida, concreto, para realizar mudanças dentro de uma empresa, que envolvam tecnologia.

Além disso, a inserção de novos projetos, requer também o treinamento dos colaboradores para que estejam aptos a compreenderem os processos modificados. Afinal, a tecnologia traz seus benefícios e também novos aprendizados.

Por fim, qualquer mudança ou inserção de novas ações tecnológicas dentro do seu modelo de negócio, deverá ser realizada se a sua empresa entende e sabem o motivo desta ação; o porquê ela é necessária e qual o impacto positivo ela trará ao seu negócio e futuras ações a serem realizadas pela empresa.

O que é tendência, em um futuro próximo torna-se comum, com a vinda de novas ideias e propostas a serem aplicadas. Como sua empresa se prepara para receber o futuro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *