Exames

Exames admissionais aumentam boas contratações

A contratação de funcionários, por parte de uma empresa, deve seguir alguns ritos burocráticos, como exames.

Que servem para identificar a possibilidade de adaptação do empregado, para o setor que ele será encaminhado.

Por muitas vezes, é importante indicar as condições de saúde de uma pessoa para que ela possa realizar tarefas pesadas, principalmente em setores industriais e da construção civil.

Para o empregador, este tipo de avaliação é importante, pois garante que o desempenho no ambiente de trabalho não será afetado.

Para o empregado, o exame admissional pode comprovar que, se uma doença decorrente das atividades do trabalho, aparecer, ele pode solicitar uma indenização.

Para tanto, o exame admissional deve ser feito logo no início do procedimento de contratação, por conta do empregador, conforme indicação de local para a realização dos exames.

Avaliação física é fundamental

Durante o período de contratação, ainda no início, vários exames serão feitos, a iniciar com uma entrevista com o médico do trabalho.

Que pode fazer perguntas relacionadas a trabalhos anteriores, exposição a agentes químicos ou situações de risco, e aferir a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Outros exames mais complexos, como de identificação de diabetes, pode ser solicitado. Não é permitido, por conduta ética, solicitar exames de gravidez, de esterilização, ou de HIV.

Para os profissionais que trabalham no transporte e direção de caminhões e ônibus, o exame toxicológico admissional CLT deve ser solicitado.

Conforme a determinação da Lei 13.13, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, que entrou em vigor no ano de 2015.

Desta forma, fica sob responsabilidade das empresas que trabalham com transportes.

Como companhias de ônibus, transportadoras, cooperativas, envolvidas no setor de transporte de cargas ou passageiros.

Que solicitem este exame específico aos profissionais, para que a contratação seja efetivada.

Com isso, foram tomadas medidas, por parte do governo federal, quanto ao aumento de segurança nas ruas, avenidas e estradas de todo o Brasil.

Tendo como objetivo casos de mortes por causa de acidentes causados por motoristas alterados por drogas psicoativas.

E até mesmo culpa do alcoolismo, que aflige diversos profissionais capacitados, mas que devem ser tratados.

Para a realização de identificação, o profissional deve se dirigir a uma clinica exame admissional, e se apresentar como motorista, e vai proceder para a realização dos mesmos.

Apesar de não haver uma preparação específica, é preciso saber que há a coleta de material genético, que pode ser do cabelo, pelos ou da própria unha.

A coleta é indolor, e fatores como gel, shampoo, esmalte ou líquidos colorantes não afetam os resultados. O resultado vai mostrar:

  • Substâncias psicoativas;
  • Em caso positivo, grau de consumo;
  • Não indica consumo de bebida alcoólica;
  • Drogas lícitas e ilícitas.

Este tipo de exame é muito importante, pois o consumo de drogas ilícitas pode compromete a concentração do motorista.

E a direção pode ficar prejudicada, tanto para cargas quanto para passageiros, o que coloca em risco a vida de terceiros.

Direcionamento específico para cada setor

O trabalho pode ser realizado em uma consultoria financeira, ou em uma pedreira, mas o profissional deve realizar os exames admissionais para o próprio bem.

A capacidade técnica de cada um pode encaminhar para os mais diferentes setores da economia, e por isso, é importante identificar quais as qualidades, como pessoa, e como profissional.

As habilidades físicas podem determinar os rumos de uma carreira, e por isso, é preciso incentivar os jovens, identificando quais as matérias que cada um tem mais facilidade.

Alguns preferem a área de ciências humanas, outros de ciências biológicas.

E há aqueles que preferem as exatas, e encontram em diferentes matérias relacionadas à matemática, várias vertentes, como tecnologia e engenharia.

Os cursos técnicos podem ser um caminho inicial, que prepara para o treinamento de segurança do trabalho em sistemas elétricos, para ambientes que precisam deste tipo de atenção e cuidado.

É preciso, ainda, identificar as pessoas que têm facilidade na resolução de problemas pontual, e que podem trabalhar com a mente humana, como psicólogos e psiquiatras.

Os que trabalham a comunicação, com maior facilidade e desenvoltura, têm a comunicação social, e uma gama de opções, para colocar as palavras à serviço da população.

Até mesmo para a compra de copo descartável 300ml, precisamos dos comerciantes, que possuem o dom da venda e do empreendedorismo.

Como características principais, e que podem atender de maneira entusiasmada, seus clientes.