Vantagens do design responsivo no disparo de email marketing

Hoje em dia, é impossível fechar os olhos à preponderância alcançada pelos dispositivos móveis na nossa rotina (tanto pessoal como laboral). Em diversas circunstâncias, cada vez mais nos afastamos do laptop para nos centrarmos no nosso telemóvel.

A mobilidade é uma palavra-chave da contemporaneidade e quanto mais liberdade de movimento a tecnologia nos puder oferecer, melhor. O minimalismo em termos de espaço é, juntamente com a facilidade em termos de conectividade, um dos cursos mais explorados na evolução tecnológica. 

A mesma regra é aplicável ao disparo de email marketing. Na verdade, desde a fulgurante entrada em cena dos smartphones na década passada, foi-se tornando cada vez mais premente a necessidade de adaptar o conteúdo comercial para design responsivo. Há três dados estatísticos que conferem força a esta afirmação: 

  • Os relatórios das campanhas registam, na sua generalidade, pelo menos metade do número total de aberturas em dispositivos móveis; 
  • Só no início deste ano, cerca de 40% do tráfego na Internet em território americano foi gerado neste tipo de dispositivos;
  • A utilização do smartphone tornou-se quase tão unânime e trivial quanto a abertura de uma conta de email. Estima-se que existam pelo menos 2.5 mil milhões de utilizadores desta tecnologia;

Se tivermos em conta que determinados grupos etários (como os millenials) favorecem o smartphone enquanto instrumento laboral, tendo sido também responsáveis pelo ressurgimento do email, podemos inferir sobre a importância de adaptar as campanhas de email marketing para todo o tipo de ecrãs. 

Como adaptar o disparo de email marketing para design responsivo? 

Pode fazê-lo através de um bom aplicativo equipado com um editor sofisticado. Este permite-lhe personalizar o conteúdo da sua newsletter, através da utilização de uma variedade de templates com um design atrativo e profissional. 

O EmailBuilder da Mailify, por exemplo, permite-lhe arrastar e soltar blocos de conteúdo ou imagens e a ter o layout da sua newsletter pronto em poucos minutos. 

Tem a opção de adaptar o seu conteúdo instantaneamente para design responsivo. Quer tenha concebido o seu email a partir do zero ou a partir de um modelo gratuito, será automaticamente convertido para que seja visualizável num smartphone. 

Características deste tipo de design 

Existem sobretudo duas características que distinguem esta modalidade das restantes: 

  • A aplicação de media queries, que são instrumentais na criação de stylesheets de acordo com a configuração de largura, altura, orientação e outras particularidades de cada dispositivo em particular. Podem ser usados para mover elementos, alterar o tamanho da fonte ou ajustar espaçamentos e margens, por exemplo.
  • Flexibilidade e fluidez, que permitiram contornar os obstáculos com que os dispositivos móveis se depararam numa fase inicial: a necessidade constante de fazer zoom; o amontoamento de várias colunas de conteúdo, que davam um look caótico; a necessidade criar versões distintas do mesmo website para estar disponível em diferentes dispositivos. 

Cuidados a ter no processo de adaptação 

A navegação em touchscreens está concebida para ser extremamente intuitiva. Como os dedos das mãos carecem do mesmo nível de precisão de um rato de computador, torna-se essencial ter em atenção vários detalhes quando estiver a preparar o seu disparo de email marketing: 

  • Os elementos clicáveis do seu email devem ser facilmente identificáveis. É preferível usar botões em vez de links, sendo que estes últimos devem estar sublinhados para não criar confusão no leitor. Para além do mais, deve também existir espaço suficiente entre estes, de modo a evitar um clique no link errado; 
  • Tendo em conta que o ecrã de um smartphone é bastante pequeno em comparação com o de um laptop, importa reduzir o tamanho do conteúdo para que o leitor não tenha que fazer scroll down indefinidamente; 
  • É importante saber usar o preheader devidamente, sobretudo porque este é o segundo elemento a ser exibido a seguir ao assunto na maioria dos dispositivos. Idealmente, deve ser usado para introduzir informação complementar que ajude a convencer o destinatário a abrir o seu email, otimizando assim a taxa de abertura do seu disparo de email marketing. 

Autor: Duarte Queiros, Mailify content manager junior 

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