Manutenção predial e industrial: conheça mais

Seja para empresas com guarita blindada ou para pequenos escritórios, a manutenção dos prédios e dos equipamentos são essenciais. Uma porquê a manutenção do escritório permite que o empresário tenha um lugar limpo e seguro para receber seus clientes para fechamento de negócios ou então para que a indústria consiga produzir de maneira mais ordenada.

Dessa maneira, fazer a manutenção é de profunda importância para que a empresa passe confiabilidade a seus clientes e bem estar aos seus colaboradores.

Manutenção industrial

A manutenção industrial tem o intuito de administrar e organizar os diversos tipos de processos e também operações dentro de uma indústria, com um objetivo único de assegurar que a produtividade seja plena e que os danos e as perdas sejam mínimas.

É nesse sentido então que é elaborado um plano com diversos tipos de procedimentos, prazos e serviços para que assim a indústria não sofra com contratempos, e consiga desenvolver planos adequados de soluções para as necessidades de cada cliente.

Existem três tipos de ações de manutenção industrial que podemos falar:

– Manutenção do tipo preventiva

Esse tipo de ação é sempre sistemática é ajuda no monitoramento das atividades e visa principalmente evitar as falhas humanas e técnicas.

– Manutenção corretiva programada

Detecta o problema antecipadamente a fim de criar soluções para a correção de falhas.

– Manutenção corretiva não programada

Isso ocorre quando há erros ou danos durante a produção ou durante o processo de fabricação de algo, e que o erro não foi pré-definido. Dessa maneira é feito a manutenção para devolver a máquina ou equipamento ao trabalho normal.

Ter um processo de manutenção industrial vem garantir principalmente uma gestão de equipamentos que estão em uso por falta de conserto, entregas atrasadas ou estoques desproporcionais a realidade da fábrica. Assim, o processo de manutenção industrial influencia todo o procedimento industrial da fábrica.

Manutenção predial

A manutenção predial é muito solicitada em residências (como o conserto de fechadura eletronica) e particularmente em prédios comerciais. Ela é essencial para diminuir custos com reformas ou correções de estrutura, e evita soluções improvisadas.

A manutenção de prédios comercial é de responsabilidade total do proprietário do imóvel, e em casos de aluguel, o locatário deve zelar por essa manutenção.

São esses os casos mais específicos para a manutenção predial:

  • problemas na estrutura
  • problemas no encanamento;
  • problemas na rede elétrica;
  • instalação de camera de segurança.

Esses são os motivos principais para a busca de um serviço de manutenção predial.

Prestadores de serviços mais requisitados para a manutenção predial

– Limpeza

Esses são um dos principais serviços requisitados, preferencialmente para embelezamento de elevadores e para limpeza de salas e escritorios. Geralmente são contratados diaristas que são pagas por dia de trabalho.

São essenciais para a higienização de cômodos, lavar e limpar.

– Técnico eletricista

Os eletricistas trabalham mais como autônomos. São profissionais capacitados que atendem diversos problemas. Utilizam equipamentos de ponta, como amperímetros, e alicate crimpador hidráulico, tudo para que a manutenção ocorra sem riscos.

Muito mais do que consertar problemas elétricos, eles ajudam a instalar o sistema de eletricidade de uma casa ou de um estabelecimento comercial. Eles fazem também a instalação de controle de acesso em apartamentos e empresas.

– Pintor

O serviço de pintura é necessário porque ele ajuda periodicamente a renovação de ambientes, além de também enquadrá-los em um novo estilo de decoração.

Os pintores profissionais conhecem técnicas variadas, e ajudam não somente na pintura mas na aplicação de papéis de parede, acabamentos em gesso e também na feitura de texturas.

Os pintores cobram por metro quadrado pintado e também pela técnica que vão utilizar. O contratante deve fornecer também os equipamentos necessários para o serviço.

– Técnico hidráulico

Assim como o eletricistas, os encanadores são muito requisitados, isso porque conforme o tempo vai passando, há um acúmulo de resíduos no encanamento, ou então ocorre um desgaste que causam alguns problemas como entupimentos, goteiras ou vazamentos.

Dessa maneira o trabalho do técnico é essencial para o desenvolvimento de um prédio saudável e forte.

Os procedimentos aqui citados são importantíssimos para que o ambiente da empresa ou da indústria funcionem de forma adequada e atendendo os requisitos mínimos necessários para que os clientes confiem seus projetos a essas empresas.

Além do mais a manutenção dos ambientes comerciais e industriais são importantes para o desenvolvimento de um ambiente saudável e agradável para os colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *