como se tornar um webmaster

Como se tornar um webmaster e encontrar outros próximos de você!

O que conta ao determinar como se tornar um webmaster é a habilidade de fazer múltiplas tarefas, já que essa profissão encontra-se no limiar entre um webdesigner e um webdeveloper.

De fato, essas nomenclaturas são bem formais, pois são mais usadas no meio corporativo. Muitas pessoas que trabalham com internet, possuem sites ou blogs, atuam como webmasters ainda que não se chamem assim.

Para saber como se tornar um webmaster você precisa desenvolver as habilidades que beiram o artístico de um webdesigner e o lado analítico e gerencial de um webdeveloper. 

Ademais, é indispensável uma boa noção de marketing no que diz respeito à estratégia de conteúdo para o site e sua identidade visual.

Confira a seguir como se tornar um webmaster e porquê. Veja o que estudar, a média salarial e todas as habilidades que são exigidas desse profissional altamente requisitado pelo mercado nos dias de hoje.

Porque e como se tornar um webmaster?

A princípio, o webmaster era conhecido como um “faz tudo” dos sites. Esse apelido não é um exagero, pois a maior característica desse profissional é realizar várias tarefas de naturezas distintas ao mesmo tempo.

Atualmente, os ramos de atuação no que diz respeito à internet são mais especializados. Não é tão comum que haja um “faz tudo” em site, mas isso não quer dizer que o webmaster tenha perdido seu valor.

Pelo fato de termos tantos experts em suas áreas no mundo digital, o mercado carece de webmasters, que dominam muitas técnicas simultaneamente. Esse é um dos motivos para se tornar webmaster: não faltará trabalho.

O outro motivo ligado ao perfil desse profissional que o torna extremamente valioso é ser capaz de aprender sempre algo novo, estando pronto para resolver qualquer problema inusitado surgir.

Além disso, outra vantagem do webmaster é a liberdade em executar projetos digitais complexos por si só, o que o torna, também, um ótimo empreendedor digital.

O que estudar?

O webmaster deve estudar como analisar métricas e padrões do site, como o tráfego de visitantes e usuários. 

Também é necessário conhecer webdesign em um nível bom, a fim de desenvolver o site para que seja navegável e tenha a identidade visual condizente com a empresa que representa.

Para isso, o webmaster precisa conhecer sobre desenvolvimento e saber elaborar projetos complexos que vão além, até mesmo, de conhecer as linguagens de marcação básicas, como o HTML e CSS.

Com isso, também entra o conhecimento de marketing, pois um site deve sempre dirigir-se a um público previamente estudado e estabelecido. E, para isso, o webmaster precisa conhecer conceitos de marketing para compreender o conteúdo que esta produzindo.

Além disso, se tornar um webmaster envolve o estudo do inglês. A fluência é indispensável? 

Não necessariamente, mas quanto mais o webmaster conhece esse idioma, mais acesso tem a informações “quentes” do mundo da tecnologia ele terá e, por isso, conseguirá se sobressair no mercado, pois a tecnologia é um dos ramos do conhecimento que evolui mais rápido.

Por último, é muito importante, também, que o webmaster tenha conhecimento aprofundado sobre SEO para aplicar estrategicamente a criação do projeto voltado para o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Vale destacar também que, para quem está no começo do aprendizado de como se tornar um webmaster, o próprio Google oferece uma ferramenta, chamada Google Search Console, desenvolvida especificamente para auxiliar os webmasters.

É uma forma excelente de entender como funciona esse trabalho na prática.

Qual a média salarial de um webmaster?

Antes mesmo de saber como se tornar um webmaster, a pergunta que fica na mente de muitos é o quanto esse profissional ganha. Hoje em dia, a média salarial é de R$ 5.300,00. 

Mas esse valor pode variar para menos, ou muito mais, de acordo com o local de trabalho do webmaster e suas funções.

Em ambiente de grandes empresas, um webmaster pode ganhar bem mais e trilhar uma carreira duradoura, mas também é possível exercer essa profissão como freelancer.

O que faz o webmaster?

Até agora, você viu como se tornar um webmaster e notou que demanda tanto atividades tanto de criação quanto de administração. Esse é um conceito interessante, porém resumido.

O webmaster atua para que um site seja o mais agradável de navegar possível.

 Logo, ele deve ser especialista nos aspectos técnicos do site, precisa dominar o uso de programas específicos e, mais do que isso, deve ser capaz de manter a integridade de uma página, no sentido de que essa tarefa é a longo prazo.

 Todo site, portal ou blog deve receber constante manutenção, para que o usuário sempre tenha uma boa experiência, volte, e se torne um frequentador daquele domínio virtual. 

Para que isso aconteça, o webmaster faz tudo em seu poder para manter a qualidade de um site. Além disso, ele precisa estudar as estatísticas geradas pelo mesmo, a fim de saber exatamente onde melhorar e como.

Em ambientes de empresa, onde há muitas funções exercidas, o webmaster também deve saber como gerenciar pessoas, de forma a orientá-las sobre o que deve ser feito para que o site melhore constantemente.

Um dos colaboradores orientados pelo webmaster é o próprio webdesigner. Por isso que o webmaster deve ter conhecimento de design da web, pois mesmo que ele não se envolva com isso diretamente, ele deve saber dar direções assertivas.

Veja a seguir, ponto a ponto, sobre o que esse profissional faz na área de criação e manutenção de um site.

Planejamento estratégico do webmaster como web design

Devido ao fato de um webmaster ser um dos profissionais que acumula mais funções no mundo digital, podemos chamar uma de suas principais funções como planejamento estratégico como web design. 

Se você deseja saber como se tornar um webmaster, essas habilidades são vitais.

Estrutura do web design

Essa é uma das principais habilidades que envolve o entendimento de como se tornar um webmaster, pois implica em pensar diretamente nos usuários do site. 

Escolher a estrutura é o mesmo que fazer os primeiros desenhos, os quais representarão a navegação das pessoas que usarem o site.

Criar a estrutura ajuda o webmaster a chegar às outras fases da criação e manutenção de um site, pois é através dela que nasce uma interface para o usuário e que o conteúdo será distribuído.

Layout

Já o layout precisa ser pensado da mesma forma, ou seja, com simplicidade. A distribuição do conteúdo de todo site deve seguir uma lógica de começo, meio e fim.

Em uma analogia simples, é como contar uma história, onde tudo deve ter uma sequência, por isso, a estrutura do web design é tão importante, pois ela vai muito além de uma página inicial, de modo que a totalidade da proposta seja intuitiva.

Navegadores

Aqui entram as noções de programação, pois cabe aos webmasters conhecerem os navegadores, que são as pontes para que os usuários possam acessar os sites.

O navegador é um software, que funciona de ponto de partida para entrar em qualquer página da web.

Padrões

O quesito “padrões” entra nas habilidades analíticas de como se tornar um webmaster.

É sobre coletar dados, diagnosticar padrões e analisar todas as métricas de um site, pois dessa forma, o webmaster pode dar orientações precisas para os profissionais sob seu comando, tais quais os programadores e os webdesigners.

Programas utilizados

De fato, um webmaster não exerce o tempo todo nem as funções de um programador, nem as de webdesigner. Mas, por atuar na gerência dessas funções, ele deve conhecê-las. Os programas que o webmaster deve conhecer são CMS, Joomla, Drupal e WordPress.

Também é necessário desenvolver habilidades em CSS e XHTML, além de linguagem de programação em Java, Ajax, PHP, ASP. NET, Ruby e XML.

Web designer

Como se tornar um webmaster não o mesmo que webdesigner, pois uma habilidade profunda na estrutura estética e funcional de um site é requerida. Porém, o webmaster deve saber o bastante a ponto de orientar o webdesigner.

Muitos webmasters, no começo de carreira, trabalham também como webdesigners, mas em ambientes maiores de trabalho, como empresa, as funções são mais separadas.

Como encontrar outros webmasters próximos?

Como essa profissão é bastante vasta, e como a demanda por conhecimento na área digital é cada vez mais intensa, é preciso conhecer outros webmasters. 

Isso vale tanto para quem precisa contratar um webmaster quanto para quem precisa aprender e aprofundar seu conhecimento a fim de se tornar um profissional diferenciado.20

Você encontrará outros webmasters na internet através de diversos sites e comunidades na internet. 

Hoje em dia, é possível localizar não apenas outros profissionais e empresas de sua área de interesse, como também informações detalhadas de cada um. É, certamente, uma ótima alternativa para encontrar webmasters na internet!

Como se tornar um webmaster envolve muita dedicação e desenvolvimento da habilidade de gerenciar conhecimentos, pessoas e imprevistos. Mas, certamente, é uma carreira compensadora e com demanda cada vez maior.