portabilidade

Descubra a seguir o que é a portabilidade de finanças habitacionais

Assim como muitos termos utilizados dentro do mercado, ou até possibilidade de negócios, a portabilidade de finanças habitacionais é uma realidade possível, porém, conhecida por pouquíssimas pessoas.

E esta ajudaria, e muito, a manter regularizado a situação financeira de qualquer um que optasse por utilizar tal meio, visto sua funcionalidade em relação à financeira, impedindo que muitos acabassem em uma lista do Serasa.

Por conta disso, no artigo, apresentaremos para você, nosso leitor, o que é portabilidade de finanças habitacionais, quais as possíveis mudanças que sofreu e como a mesma funciona. Aproveite a leitura!

Podem salvar você da dívida

Antes de tudo, é preciso entender do que se trata, para poder perceber seu verdadeiro potencial.

Esta não é tão divulgada e nem se trata de uma sabedoria comum visto que, para uma entidade financeira, é muito mais atraente que o cliente se mantenha na mesma.

Desde 2006, a portabilidade de finanças habitacionais foi e ainda é, muito desconhecida entre a grande maioria da população brasileira.

Além disso, poucas de suas funções, antes deste ano, se aplicavam ao setor de crédito para automóveis, pessoal, consignado e imobiliário.

Esta consiste na possibilidade de que possa migrar a sua dívida para uma outra instituição financeira, que lhe forneça propostas mais interessantes e condições melhores de pagamento para o valor devido.

Fator este que impediria que muitas pessoas acabassem com seu nome negativado em uma lista de algum órgão de cobrança. É preciso ver que a dívida não muda, mas sim a abordagem em relação a esta.

Logo, se é localizado pelo devedor um lugar que possui juros e uma possibilidade mais flexível de pagamento, o que, provavelmente, será muito mais agradável do que a qual ele se encontra no momento, este poderá pedir para que esta seja transferida para o credor de interesse.

Uma opção bacana também é o terreno como garantia de empréstimo para quitação das dívidas. Um meio prático e seguro de sair desta situação. 

Renegociação de dívida

Valendo ressaltar também que isso não se trata de uma renegociação de dívida. É possível sim alterar os valores da parcela, mas, no fim, a quantia total devida deverá ser saudada.

Isto se vale falar justamente porque muitas pessoas acabam confundindo o verdadeiro propósito desta opção.

Aqui, o que você irá encontrar são opções melhores do que a sua atual, mas tomar esta decisão deve ser muito bem pensada, sempre levando em consideração que, no fim, o montante será o mesmo.

Mas quando falamos desde, nos referimos ao seu valor devido, sem o adicional de juros ou outras taxas colocadas pela instituição. Logo, neste ponto, pode-se dizer que o mesmo será diminuído.

Esta alternativa é procurada por aqueles que desejam exatamente isso. Em muitas transações, o juros e taxas abusivas tomam conta.

No local também serão colocados estes, mas é possível conseguir um tributo muito mais saudável do que encontrado neste momento.

Como posso utilizá-la?

Segundo o Banco Central, o primeiro passo que o cliente deverá dar será saber e compreender tudo aquilo que este deve para o credor, procurando todos os detalhes e cada adicional que levaram ao crescimento da dívida.

Para isso, basta apenas solicitar o resumo na própria credora que detém a quantia devida, ou seja, aquela que foi realizada o empréstimo, financiamento ou arrendamento mercantil.

De acordo com o BC, a instituição onde o cliente devedor está saindo deverá ter um dia útil para disponibilizar as informações para a pessoa que está a fazer a transição para outro local.

Informações como saldo devedor das operações de crédito, número do contrato, modalidades e taxas de juros, entre outras, devem todas ser informadas. A credora ainda terá cinco dias para fazer uma contraproposta ao próprio.

Quais mudanças ocorreram nela?

Ao longo dos anos, existiram algumas mudanças que ocorreram dentro da legislação referente a portabilidade de finanças habitacionais, financiamento e leasing (leasing se trata de arrendamento mercantil).

Com estas, o consumidor acabou por conquistar uma maior facilidade e menos custos para transferir sua dívida de uma instituição credora para outra, tornando suas etapas mais objetivas e simples.

As principais criadas foram:

  • A padronização dos procedimentos por parte das próprias credoras, com relação aos prazos para o envio de documentação;
  • Segurança em transações eletrônicas, proporcionando uma maior transparência das partes, assim como evitando possíveis fraudes;
  • Disponibilização de tais informações referentes ao cliente na própria instituição, que deverá dar informações específicas sobre aquilo que é devido por ele.

Portabilidade de finanças habitacionais pode facilitar o pagamento de dívidas

Como podemos ver, com todas as mudanças ocorridas nos últimos anos até aqui, a portabilidade de finanças habitacionais não apenas passou a ser uma realidade, como ainda permite uma melhor condição de pagamento para seu devedor. 

E para aqueles que estão procurando por crédito, a CashMe é uma fintech do Grupo Cyrela que oferece ótimas oportunidades de crédito com garantia de imóvel para você conseguir o valor que tanto deseja.