Customer Success: o que é e quais benefícios a estratégia traz para a sua empresa

Customer Success, resumidamente, é a estratégia de garantir sucesso ao seu público, consumidor do seu produto ou serviço.

A estratégia tem o intuito de garantir o alto desempenho dos clientes, através das interações estratégicas com a empresa, onde o principal objetivo é fidelizá-los e reter clientes e resultados financeiros.

Os consumidores não voltam a consumir em um lugar onde não foram bem atendidos, portanto, a estratégia busca melhorar essa satisfação do cliente.

Confira agora alguns dos benefícios de adotar a estratégia de Customer Success!

Aumento do ticket médio com o Customer Success

O ticket médio, como o próprio nome sugere, é o valor médio de compra no seu negócio, além de compor uma parte do LifeTime Value (LTV).

O LTV é a receita média que o cliente vai gerar durante a vida útil na empresa, onde quanto maior, melhor será para a valorização do seu negócio e para as vendas. Mas o que isso tem a ver com Customer Success?

Ao investir nessa estratégia, você garante uma forma de aumentar o LTV, pois você estará melhorando o relacionamento com o cliente, o que fará com que ele tenha uma vida útil maior dentro da sua empresa.

Redução da rotatividade de clientes com o Customer Success

Com todos esses benefícios andando juntos, você pode reparar que tem o aumento de vida útil do cliente dentro da empresa.

Esse aumento faz com que você tenha uma redução da rotatividade de clientes, ou seja, menos clientes entrando e saindo a todo momento, e mais clientes satisfeitos e fidelizados a você.

Sendo que o Customer Success traz isso para você! Algumas medidas para realizar essa ação podem ser as seguintes: 

  • Saiba o que o seu cliente quer e como ele pretende chegar lá;
  • Identifique o que ele espera de você;
  • Ofereça o produto que atenda a todas essas necessidades e objetivos;
  • Entre outros pontos.

Aumento do índice de Net Promoter Score (NPS)

O NPS mede quanto os seus clientes atuais estão satisfeitos com a sua marca e o quanto eles recomendariam para outros leads.

Essa metodologia é a principal forma de medir a satisfação dos seus clientes, sendo que é por meio desses resultados que a estratégia de Customer Success buscará meios de conquistar bons resultados.

Porém, o índice de NPS não depende apenas do Customer Success, mas sim de toda e qualquer interação da empresa para com o cliente, classificando o seu negócio em vários níveis.

Logo, isso servirá para fidelizar seu cliente, e assim melhorar sua reputação e todos os outros indicadores.

Mais clientes satisfeitos

Um cliente satisfeito vem da qualidade do atendimento até a qualidade do produto ou serviço. Ninguém quer ser mal atendido!

Portanto, quanto mais a empresa mantiver uma proximidade com o cliente, para orientá-lo e descobrir o seu nível de satisfação, querendo resolver qualquer problema, mais o cliente se sentirá especial e importante para a empresa.

Com as medidas citadas anteriormente, a satisfação do cliente também tende a aumentar Inclusive, quando um cliente está satisfeito, ele se fideliza à loja, sem muitos esforços da equipe.

Após essa leitura, você já entendeu o que é Customer Success e por qual motivo deve investir nessa estratégia. Então, aprenda aqui, como você pode aplicar essa estratégia!

Confira mais conteúdos como esse em Amura Comunicação.