Crossbody ou pochete: como usar e as principais diferenças

As bolsas sempre foram companheiras fiéis das mulheres, que fazem questão de beleza e praticidade na hora de carregar todos os seus pertences. Porém, elas deixaram de ser algo exclusivo do público feminino, e uma boa bolsa compacta e funcional passou a ser item de desejo também dos homens. 

Hoje, é possível encontrar nas lojas diferentes opções de modelos, tamanhos, cores, estilos e funções, cada uma para um tipo de gosto. Entre as opções práticas mais famosas, estão as bolsas crossbody e as pochetes. Mas qual a diferença entre elas? Como cada uma pode ser usada? É o que vamos te responder agora. 

Pochete: pequena, útil e polêmica

A pochete foi um modelo de bolsa, bastante prática diga-se de passagem, muito, mas muito usada entre os anos 1980 até o início dos 2000. Com a moda revisitando elementos de cada uma dessas épocas, o retorno da pochete foi algo natural, mas que causou um certo estranhamento em muitas pessoas. 

Ela voltou, inicialmente, como uma opção prática para carregar objetos do dia a dia, como documentos, chaves, dinheiro, etc, e rapidamente caiu no gosto dos jovens. Fácil de ser carregada, ela virou a opção perfeita para quem curte se “jogar nos rolês” sem se preocupar em ter uma bolsa ou mochila pesando no corpo. 

Vista como algo feio ou até mesmo brega, a pochete foi aos poucos conquistando as pessoas, graças aos modelos coloridos, de tecido, customizados, e qualquer outro que você imaginar. 

O sucesso do item também se deu pela popularidade do streetwear, movido principalmente por marcas como Supreme e Off White. As marcas de luxo não perderam tempo e fizeram suas próprias versões, com materiais super elegantes. 

Crossbody: um clássico revisitado

As bolsas crossbody podem ser definidas como qualquer uma que “cruza” o corpo através de uma alça, que pode ser mais longa ou mais curta. A Chanel é uma das marcas mais conhecidas quando o assunto são bolsas crossbody, sempre lembrada pelas alças de correntes nas bolsas. 

Com a volta das pochetes, os mais descolados optaram por usá-las cruzadas no ombro ao invés de presas na cintura, como antigamente. Isso não só deu um ar mais contemporâneo às pequenas bolsas, como possibilitou o surgimento de uma nova versão de crossbody.

Quem ainda torce o nariz para as pochetes, pode encontrar bolsas com o mesmo ar streetwear, mas com alças que podem ser usadas a tiracolo ou cruzadas. Seu tamanho menor reforça a praticidade para carregar pequenos objetos do cotidiano, como celulares, chaves, documentos, dinheiro, e por aí vai. 

Qual o melhor modelo? 

Uma das grandes vantagens, tanto das pochetes como das crossbody é que elas podem ser encontradas em uma infinidade de modelos. Se você é mais alternativo, as pochetes estampadas, com frases irônicas ou com logo de marcas podem fazer mais o seu estilo. 

Procure por modelos que possuem alças ajustáveis, assim você pode deixá-las mais soltas ou mais presas ao corpo conforme o tipo de roupa que está usando. Além disso, você pode reforçar a segurança dos seus pertences carregando-os juntos do corpo em lugares muito movimentados, como na rua ou em festas. 

Se prefere algo mais discreto, ou contemporâneo, mas sem muita ousadia, os modelos crossbody podem ser a escolha perfeita. 

As marcas mais clássicas oferecem modelos sem muita invenção, mas com a praticidade da alça lateral. Já as marcas mais jovens apostam em modelos de formatos diferenciados, cores extravagantes e inúmeros compartimentos.

Conclusão

Tanto as pochetes como as crossbody são ideais para homens e mulheres que querem algo menor para carregar itens essenciais. A vantagem é que você pode encontrar um modelo com a sua cara, e em muitos casos, as pochetes podem ser usadas como crossbody, dependendo do tamanho da alça. 

Elas são uma opção mais segura para quem não quer carregar carteira, celular e chaves em bolsas ou sacolas nas mãos. Deixando os braços livres, são também uma alternativa mais confortável para levar exatamente o que você precisa em um passeio no parque, rua ou shopping. 

Texto: Gear Seo