Criptomoedas

Criptomoedas: Ainda há tempo para investir? – Guia de Investimento

No dia em que o Bitcoin foi criado, em 31 de outubro de 2008, talvez o criador, que usa o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, não imaginava o caminho que ele abriria para outras criptomoedas.

Hoje, existem quase 20 mil criptomoedas no mundo, que valem cerca de US $1,7 trilhão. A cada 24 horas, cerca de US $91 bilhões são negociados e a maioria deles, Bitcoin e Ethereum.

Com números como estes, muitos ainda se perguntam: Será que é tarde demais para começar a investir nelas? Ainda vale a pena? Por isso, vamos ajudar você a decidir se ainda há tempo e se é, ou não, um bom caminho para os seus investimentos. 

Quais são os sinais positivos?

O último ano mostrou que para se arriscar nesse mercado é realmente necessário ter nervos de aço e manter a calma para não cometer erros no calor das emoções. 

A economia global vem passando por momentos delicados. Fatores como a guerra na Ucrânia, a alta da inflação em vários países, juros subindo e o custo de vida que aumenta no mundo todo. 

Tudo isso influencia diretamente nas criptomoedas e até mesmo no processo de regulamentação dos cripto ativos em muitos países, como o Brasil. Mas ao mesmo tempo que pode ser prejudicial, essa regulamentação pode ajudar futuramente. 

As moedas digitais não estão conectadas com um determinado país e por isso, em certas situações, elas podem até trazer segurança ao investidor. Em caso de uma crise econômica onde ele vive, o seu dinheiro estará intacto. 

As criptomoedas surgem como uma opção que se mantém longe dos riscos que um país passa, já que elas não estão ligadas a nenhuma economia. Na verdade, elas têm os seus próprios riscos. Cabe a você avaliar se vale a pena ou não passar por eles. 

Como saber se estou preparado para investir nesse mercado?

As criptomoedas normalmente provocam reações extremas e opostas. Você verá pessoas que perderam tudo, e por isso irá jurar nunca se aventurar nisso, ou histórias de investidores milionários do dia para a noite e pensará: porque não eu?

O primeiro passo é avaliar as suas economias e os riscos que possam ocorrer. Um ponto muito importante é: não deixe todo o seu investimento no mesmo lugar. 

Antes de partir para algo arriscado, como criptomoedas, que tal começar com algo mais básico como tesouro direto, previdência privada ou um seguro de vida

Se você já aplica seu dinheiro em alguma dessas opções e tem uma certa segurança financeira, então é hora de partirmos para a parte dois, as criptomoedas. 

É preciso levar em conta que criptomoedas tem uma volatilidade muito grande e por isso, você deve estar preparado até para poder perder tudo o que investiu. Ter uma previsão sobre qual rumo uma criptomoeda irá tomar é praticamente impossível.

Como começar?

Primeiro de tudo se informe sobre o assunto. Leia bastante e entenda o mercado onde você quer se arriscar. 

No início, prefira começar com moedas mais estáveis, como Bitcoin e Ethereum, para entender melhor como funcionam e você se familiarizar com esse universo. 

Não escolha uma moeda só porque todos falam dela ou pois há uma promessa de que ela vai deixar você milionário. O investidor inteligente sabe que ele não ficará rico da noite para o dia. 

Além disso, é muito importante pesquisar as corretoras de criptomoedas disponíveis no mercado para escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.

É através dela que você poderá comprar ou vender suas criptomoedas.

Depois que começar, tenha pulso firme e não se deixe levar pelas emoções. Lembre-se que caso você tenha uma queda muito grande nos seus investimentos, o melhor a fazer é aguardar e não vender tudo imediatamente.

Considerações finais

As criptomoedas ainda trazem muitas incertezas. Mesmo com a queda que elas passaram nos últimos meses, não podemos dizer que elas estão perto do fim. 

Cada vez mais países têm estado perto de regulamentações que trarão mais segurança aos investidores e isso mostra o quanto elas vieram para ficar. 

Talvez, hoje seja mais difícil transformar investidores em milionários, mas sim, as criptomoedas podem ser um bom investimento a longo prazo. 

Este texto foi desenvolvido pela equipe da HelloSafe Brasil, que é uma plataforma de comparação que permite que você compre as melhores cotações de seguros, anonimamente e em menos de 30 segundos.