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Como criar uma estratégia de negócios efetiva para seu comércio eletrônico

As empresas de marketing digital estão vivendo um momento bastante interessante no que diz respeito à demanda de produtos e serviços obtidos via comércio eletrônico.

Segundo uma pesquisa do Compre&Confie, realizada em maio deste ano, o setor varejista on-line registrou movimentação de R$ 9,4 bilhões só no mês correspondente. 

Isso pode ser explicado pelo atual contexto, que demanda mais oferta de produtos e serviços on-line, o que acaba sendo um grande atrativo para negócios novos ou já existentes. 

No entanto, não basta apenas inserir o seu produto no ambiente digital. Assim como no lado físico, planejar visibilidade, comunicação, diferenciais e timing é essencial para tornar o sucesso do seu negócio possível.

A seguir, apresentamos alguns pontos essenciais para criar uma estratégia bem estruturada para otimizar os resultados esperados de um comércio eletrônico.

Faça um bom planejamento

Toda estratégia, por melhor que seja, precisa ser planejada. O planejamento ideal começa antes mesmo do negócio existir de fato, pois considera os riscos e as oportunidades de cada decisão a ser tomada. Quando falamos de comércio eletrônico, o planejamento deve incluir:

  • público-alvo;
  • tom de voz e atendimento;
  • fornecedores de mercadorias;
  • domínio do site e profissionais técnicos;
  • sistema logístico;
  • orçamentos para negócios;
  • documentação e registros necessários,
  • presença e reputação on-line.

Estes são apenas alguns pontos iniciais a serem pensados antes de colocar o projeto no ar. Considerada a fase de planejamento, é hora de mexer no bolso. 

Invista corretamente

Não é porque o seu concorrente usa a plataforma mais cara que você deve usá-la também. Depois de analisar seu orçamento, as escolhas de onde e como investir devem ser feitas cuidadosamente, de preferência com base no seu planejamento. 

Optar por crescer aos poucos pode ser melhor que impressionar logo de cara e te possibilita reverter algum ocorrido inesperado ao longo do caminho. 

Aqui, consultorias especializadas e ações mais sólidas são o caminho mais indicado, mas também não tenha medo de investir em algo que, no seu planejamento, demonstrou boas chances de ser eficaz. 

Monitore com atenção seus negócios

Em um comércio eletrônico, o que garante sua existência é o retorno financeiro, mas isso não significa percorrer um único caminho o tempo todo. Uma estratégia que deu certo no começo pode precisar ser revista algum tempo depois, e isso faz parte do dia a dia deste tipo de negócio.

Acompanhar métricas de SEO, alcance dos seus produtos ou serviços e resposta dos clientes é muito importante para identificar possíveis problemas de desempenho do negócio. Um bom monitoramento possibilita evitar prejuízos maiores e identificar oportunidades de expansão ou otimização da sua estratégia atual. 

Teste sem medo

É preciso entender que o ambiente virtual é um organismo vivo: muda a cada milionésimo de segundo, assim como suas diretrizes e funcionamento. Como dito anteriormente, uma estratégia que deu supercerto pode não trazer resultados a longo prazo. 

Principalmente, no começo, em que um novo comércio eletrônico ainda não tem a experiência de um concorrente, por exemplo, testar é um ótimo exercício de negócio. 

No entanto, se por testar você entende fazer qualquer coisa, pense de novo. Analisar o seu entorno, principalmente, os feedbacks dos clientes, pode ser uma ótima fonte de caminhos possíveis de serem seguidos. Os erros podem acontecer, mas eles não precisam ser tão cegos. 

Inove, se possível nos negócios

Principalmente no setor varejista, em que o que basicamente muda é o visual de cada site, inovar acaba sendo uma necessidade. Aqui, o risco de errar é grande, ainda mais se o negócio não estiver estruturado o suficiente. 

De novo, ouvir quem consome o seu produto é uma das estratégias mais seguras de traçar formas de inovar, mas sem se perder no meio do caminho. Um dos métodos mais atuais são as parcerias, que costumam atrair o público dos dois ou mais lados e propiciam um espaço interessante de experimentação. 

Na dúvida, não tem problema algum seguir estruturas já estabelecidas. Basta lembrar que o seu diferencial pode ser exatamente a simplicidade, conquistando o mercado pelas necessidades básicas de quem procura o seu tipo de negócio.

Texto: Gear Seo