Como controlar a oleosidade da pele do rosto

Capaz de afetar pessoas de todas as idades, a oleosidade na pele é o tipo mais comum entre os brasileiros.

Resultado da produção do sebo em excesso, essa pele é aquela que fica brilhante em situações cotidianas, sem a necessidade de atividades físicas ou calor excessivo, apresenta poros dilatados e tem maior facilidade de desenvolver acne.

Embora algumas técnicas ajudem a reduzir os desafios trazidos por essa oleosidade, tais como, lavar o rosto, usar lenços umedecidos e produtos adstringentes, outro cuidado fundamental é verificar a composição de produtos para a pele, desde sabonetes até cremes e maquiagens.

Descubra as causas possíveis

Além dos fatores genéticos, o excesso de oleosidade da pele é motivado por questões como: utilização de produtos contraindicados para esse tipo, lavagem excessiva do rosto, limpeza da pele com as mãos sujas, falta de hidratação, alimentos com alta taxa glicêmica, desequilíbrio hormonal, uso de água quente para lavar o rosto e exposição desprotegida do rosto ao Sol.

É importante ressaltar que a gordura é um componente importante do organismo humano, tendo como algumas funções o isolamento térmico e mecânico, a proteção de órgãos, o transporte de vitaminas, assim como a composição de enzimas e substâncias que ajudam o sistema de defesa do organismo. 

No rosto, é preciso um equilíbrio de gordura para manter a pele hidratada e protegida. Lavagens e limpezas excessivas acabam por incentivar a produção de sebo pelo organismo, para repor o que foi retirado. Esse processo é conhecido como “efeito rebote”.

Cuide da alimentação e se hidrate

A ideia de que cada indivíduo é o que come não é nova, valendo para a saúde da pele. Por isso, é fundamental consumir alimentos balanceados e beber água regularmente, a fim de manter a hidratação do organismo como um todo. Ao contrário do que sugere o senso-comum, o problema não são alimentos ricos em gordura, mas, sim, em doces e carboidratos refinados (massas, pães e biscoitos).

Entre os alimentos que se deve evitar para impedir a oleosidade excessiva da pele, estão: sal, açúcar, álcool, leite, comidas de alta taxa glicêmica (bolo, farinha de trigo, biscoitos e batata inglesa cozida) e frutos do mar (camarão, lagosta e caranguejo), pois são ricos em iodo, o que favorece o surgimento de acne. 

O recomendável é ingerir alimentos ricos em cereais integrais, ômega-3 (salmão, leguminosas, peixes, oleaginosas, sementes e folhas escuras), vitamina A (fígado, cenoura e gema de ovo), C (cítricos, brócolis, couve, goiaba, mamão) e E (ovos,  oleaginosas, óleos vegetais e algumas sementes).

Evite produtos com parabenos

Presentes em diferentes cosméticos, como maquiagens, hidratantes e protetor solar, os parabenos são compostos químicos usados industrialmente como conservantes, podendo estar relacionados não só ao aumento da oleosidade na pele, mas também de alergias e maior incidência de casos de câncer.

Por isso, use produtos livres de ingredientes como metilparabeno, propilparabeno, isobutilparabeno e butilparabeno, etilparabeno e benzilparabeno. Em vez deles, prefira os produtos com conservantes naturais, feitos de vitamina E, óleo resina de alecrim e extrato de semente de toranja.

Use produtos adequados para o seu tipo de pele

Um dos produtos indicados para quem tem pele oleosa é a argila verde, capaz de equilibrar a produção de sebo das células. Argilas feitas de eucalipto, por exemplo, têm afinidades com os óleos produzidos pela pele humana e sugam o excesso deles. Essa argila também é uma boa pedida para quem precisa fixar a maquiagem por mais tempo.

Além disso, prefira os produtos feitos de pó compacto ou cuja textura é seca. Eles são melhores para controlar a oleosidade e a umidade do rosto, dando um acabamento mais natural à pele. Na hora de tirar a maquiagem, use um sabonete específico para o rosto, seguido por um removedor de maquiagem com ação adstringente, o que ajuda a reduzir o excesso de brilho.

Texto: Gear Seo