Solar

Conheça os melhores sistemas de bateria solar

Se você está pensando em investir num sistema de energia solar, com certeza deve estar consumindo bastante conteúdo. Afinal de contas, essa é uma forma de garantir que você está fazendo um bom investimento.

E, dentre as suas pesquisas, é provável que você já tenha ouvido falar da possibilidade de ter um sistema de bateria solar. Com um equipamento desse, você consegue armazenar toda a energia gerada, seja por um motor, gerador a combustível ou mesmo por sistemas fotovoltaicos.

No caso de sistema de energia solar fotovoltaica, utiliza-se a bateria quando se desconecta a instalação da rede elétrica ou em sistemas híbridos. Ou seja, que estão conectados à rede, mas que detém um sistema de backup para as situações que há pouca ou nenhuma geração.

Então, não há como negar que ter um sistema de bateria solar é uma ótima alternativa para dias nublados ou à noite. Isso vai fazer com que o usuário tenha muito mais autonomia energética, além de eliminar a sua preocupação com a falta de energia.

E é por essa razão que, de uns anos para cá, muitos fabricantes estão desenvolvendo soluções mais específicas, para que se utilizem nos sistemas de energia solar. E, nesse artigo, você vai conferir quais são as melhores opções, além de entender um pouco mais sobre esse item. Confira!

Quais são os melhores sistemas de bateria solar?

Ainda hoje, é um tanto comum ver pessoas tentando adequar a bateria automotiva para gerar energia solar fotovoltaica. No entanto, saiba que esse tipo não é a mais adequada para essa situação. Como o próprio nome diz, a bateria automotiva é para automóveis.

Dessa forma, elas são construídas com características mais específicas, que não estão de acordo com as exigidas pelo mercado para uso solar. É verdade que esse tipo de bateria é capaz de fornecer uma grande corrente por um curto período, mas apenas para partidas de carro.

Então, se você pensa em adquirir uma bateria automotiva, saiba que terá uma série de problemas. Isso porque, além de não durar pelo tempo que você espera, o uso indevido de cargas e descargas pode gerar acidentes.

Sendo assim, até mesmo para a segurança da sua residência e de todas as pessoas, nunca utilize esse tipo. O ideal é optar pelas baterias estacionárias. Afinal de contas, elas são úteis para aplicações com longos períodos de descarga.

Fora isso, outra coisa que você deve entender sobre energia fotovoltaica com apoio de bateria é que elas podem possuir diversas tecnologias de fabricação. E isso influencia de forma direta a qualidade e eficiência de cada bateria solar.

Mas, a fim de facilitar ainda mais essas questões, nos tópicos seguintes iremos elencar alguns dos tipos de sistemas de bateria solar. Confira!

Bateria de chumbo-ácido

As baterias de chumbo-ácido são baterias recarregáveis mais antigas que se podem encontrar no mercado, as quais datam dos anos 1900. Toda essa durabilidade só é possível devido ao fato de ter uma série de benefícios.

De forma resumida, a bateria é composta por dois eletrodos. Um de chumbo esponjoso e outro de dióxido de chumbo em pó. Fora isso, uma de suas principais características físicas é a solução que se chama de “eletrólito”.

O eletrólito é constituído em 65% de água e 35% de ácido sulfúrico. À medida que eles são energizados, faz com que o processo de carregamento da bateria possa ser concluído. No entanto, ele também possui algumas desvantagens.

Dentre elas, podemos citar o fato de ter baixa densidade energética, uma vez que são mais pesadas e volumosas. Fora isso, o seu tempo de vida é mais curto, haja vista que não aceita grande número de ciclos de carga e descarga.

Bateria de níquel-cádmio

Por muito tempo, a tecnologia de níquel-cádmio (NiCd) era muito comum em equipamentos portáteis, haja vista que elas podem ser recarregadas várias vezes. No entanto, se formos comparar a sua vida útil, o fato é que o seu valor é muito elevado.

Um dos motivos de ter conquistado tamanha referência é o fato de ser uma bateria bem robusta. No entanto, a sua desvantagem está no fato de usar o cádmio, que é um material tóxico, sendo ele um grande problema para o descarte das baterias ao fim da sua vida útil.

No entanto, os modelos mais recentes detém a tecnologia de níquel-metal-hidreto (NiMH), a qual detém características bem parecidas, mas com a grande vantagem de não ter o cádmio na sua composição.

Bateria de íons de lítio

Hoje, esse é o tipo de bateria que mais tem sucesso comercial, as quais são amplamente utilizadas em painéis solares também. As pesquisas para começar a desenvolver essa bateria começaram nos anos de 1970.

No entanto, o seu uso comercial iniciou por volta dos anos 1990. Dessa forma, essa tecnologia foi conquistando as aplicações industriais, sistemas de energia elétrica e também os veículos elétricos. Se formos comparar com as demais opções, a bateria de lítio possui grandes vantagens.

Inclusive, se superam em inúmeros fatores. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

  • Maior durabilidade;
  • Bateria menor e mais leve;
  • Melhor custo-benefício;
  • Maior velocidade de carregamento;
  • Maior capacidade em armazenar energia.