Google Meu Negócio para médicos

Google Meu Negócio para médicos, clínicas e consultórios

O Google Meu Negócio para médicos é fácil de usar e permite colocar no Google, seu consultório médico,  consultórios, hospitais, laboratórios e instituições de saúde e gerencie, inclusive em pesquisas nos buscadores e no Google Maps.

Para isso, é possível criar um perfil verificado do seu negócio com todos os dados essenciais. 

Desse modo, quando pesquisarem diretamente pelo seu nome ou do consultório ou por palavras-chaves ligadas diretamente à sua especialidade, o Google mostrará o seu perfil profissional.

As novas tecnologias têm, cada vez mais, provocado grandes modificações para as estratégias de marketing nas empresas. Nesse sentido, o Google Meu Negócio — ou Google My Business.

Surge como uma ótima alternativa de comunicação e prospecção de clientes, uma vez que coloca uma organização nas opções de pesquisa do usuário, ampliando seu alcance. Portanto, é imprescindível a qualquer negócio, independente do ramo, inserir-se nessa ferramenta.

Levando essas informações em consideração, este artigo abordará o conceito e importância do Google Meu Negócio para médicos, mostrando as vantagens que ele oferece para clínicas e consultórios. Confira!

O que é Google Meu Negócio?

Como já foi mencionado, o Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google em que é possível realizar o cadastro das informações de uma empresa visando um contato mais direto e facilitado com o consumidor. 

É por meio dele que o Google Maps indica estabelecimentos próximos da localização do usuário.

Dessa forma, quando uma pessoa está procurando por algum segmento, por exemplo, por um consultório médico, clínica, ou um especialista em saúde, ele terá acesso, no mapa, às diversas opções disponíveis. 

Contudo, para que um empreendimento apareça, é preciso, antes, realizar seu cadastro no Google My Business. Nele, é possível incluir diversas informações, tais quais:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Telefone para contato;
  • Principais dúvidas;
  • Avaliações e comentários dos clientes;
  • Próximos eventos;
  • Fotos.

Assim, cadastrar a sua clínica ou consultório médico no Google My Business é essencial para aumentar a sua visibilidade e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca do Google, atraindo, cada vez mais, pacientes fazendo com que você fortaleça sua presença no digital.

Quais as principais vantagens do Google Meu Negócio

Como podemos perceber até aqui, existem muitos benefícios na utilização do Google Meu Negócio para clínica ou consultório e, a multiplicidade de funcionalidade, garante uma melhor relação com os pacientes. Veja, a seguir, mais algumas deles:

Receber e responder avaliações

Uma opção oferecida pelo Google Meu Negócio é a possibilidade de os clientes, ou pacientes, atribuírem uma nota ao estabelecimento, baseado na sua experiência. 

Além disso, é dada a oportunidade da empresa responder, sanando as dúvidas e podendo, a partir dessas opiniões, realizar melhorias no atendimento.

Sabemos que avaliações de outros usuários de determinados serviços podem influenciar diretamente na decisão de outros. 

Nesse sentido, quando a empresa oferece um atendimento de qualidade e se mostra aberta a ouvir o que os clientes têm a dizer e a respondê-los sempre que necessário, os ganhos tendem a ser expressivos

Responder perguntas frequentes

Outra vantagem oferecida pelo Google Meu Negócio para médicos é a interação entre consumidor e organização. Muitas vezes, pode surgir qualquer tipo de dúvidas sobre o funcionamento da clínica, ou a respeito de consultas.

É fundamental que todas elas sejam respondidas o mais rápido possível. Isso comunica ao paciente que a sua clínica está disposta a ajudá-lo e se preocupa com o seu bem-estar.

Fornecer informações adicionais

Além das informações gerais referentes à sua clínica, como nome, endereço, telefone para contato, entre outras, é possível oferecer também informações adicionais, tais quais:

  • Categorias e atributos: em que você poderá indicar o ramo de atuação da sua organização e, a partir dessa ação, adicionar atributos específicos poderão ser adicionados;
  • Produtos e serviços: essa seção serve para que você preencha qual o serviço ou produto oferecido pela organização. Existe a opção de adicionar fotografias.
  • Perguntas e respostas: aqui, é possível inserir as dúvidas mais frequentes;
  • Publicações de conteúdo: o Google My Business também permite que sejam oferecidos conteúdos ao público, com a publicação de textos, imagens e vídeos.

Converse diretamente com seus clientes

Existe, no Google Meu Negócio, um espaço para o envio e recebimento de mensagem entre você e o paciente e, a cada novo recebimento, é enviada uma notificação para o seu perfil. Essa ação, além de facilitar a comunicação com o público, incentiva a conversão.

E, caso você não tenha disponibilidade de responder imediatamente, é oferecida a opção do envio de mensagem automática com o aviso do retorno da solicitação assim que possível.

Como criar o perfil da clínica no Google Meu Negócio?

Agora que já sabemos o conceito e a importância em cadastrar sua clínica no Google Meu Negócio, veremos como realizar esse procedimento, visando uma maior visibilidade da sua organização e uma melhor comunicação com o seu público.

Veja a seguir passo à passo necessário para ter seu consultório ou clínica no Google Meu Negócio:

  1. Crie uma conta no Gmail para sua clínica ou consultório médico;
  2. Após a criação da conta, é necessário acessar o perfil e selecionar a opção “Gerenciar Agora”;
  3. Caso a sua empresa já tenha sido cadastrada por outra pessoa, existe a possibilidade de reivindicar ao Google, a posse do perfil. Para isso, vá até o campo de busca e digite o nome da sua clínica, seguindo o passo a passo;
  4. Para um perfil criado do zero, selecione a opção: “Inclua sua empresa no Google”;
  5. Após esse procedimento, é preciso incluir as informações solicitadas pelo Google, referentes à sua empresa;
  6. Depois, será necessário preencher o endereço do seu estabelecimento, uma vez que será enviado um cartão-postal de verificação. Apenas depois do processo de verificação que o perfil será exibido ao público;
  7. Em seguida, insira os serviços prestados pela sua clínica, além de outras informações sobre o seu funcionamento, por exemplo, horários e imagens do espaço físico;

É válido salientar que a sua clínica pode ser verificada pelo envio de mensagens de texto, e-mail ou pelo Google Search Console. 

Contudo, esse é um procedimento excepcional, a maioria dos estabelecimentos necessitam esperar o recebimento do cartão-postal citado anteriormente.

Esse processo é criterioso, pois o Google precisa ter certeza que sua organização existe e é confiável. Dessa forma, uma vez verificada, apresentará mais credibilidade frente ao público.

O Google Meu Negócio para consultórios é mais uma alternativa desenvolvida no contexto em que as novas tecnologias vêm facilitando as estratégias de marketing para médicos, clínicas e consultórios. 

Com ele, é possível melhorar a visibilidade da sua clínica e se comunicar melhor com os pacientes, prestando um atendimento integral.

Além disso, é possível estar a par da sua imagem frente aos usuários do seu serviços, pois essa ferramenta oferece aos pacientes a oportunidade de avaliar os serviços recebidos e essas informações servirão de base para as melhorias necessárias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da GestãoDS, um software de gestão para clínicas e consultórios médicos especializado em fidelização de pacientes.