Confecção e o uso de uniformes nas empresas

O ramo dos uniformes vem crescendo cada dia mais e não é por menos, as empresas estão investindo nessas vestimentas por serem uma ferramenta muito forte e poderosa para a consolidação da sua imagem, já que com eles é possível usar bordado uniforme com os logos, slogans e muito mais.

Mais do que o uso nas empresas, os uniformes também possuem grande aceitação em ofícios que demandam cuidados e seguranças, como no caso de eletricistas e bombeiros, e também aqueles que praticam algum esporte, já que o uniforme esportivo representa a unidade, desse modo, a confecção de uniformes esportivos é bastante procurada.

O ramo das confecções, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Associação Brasileira Têxtil, é o sexto maior do mundo, gerando um faturamento anual de 33 bilhões de dólares, e somente em exportações o índice chega a 2,2 bilhões.

As confecções possuem muitos nichos, e o dos uniformes se apresentam como um dos principais, por conta de suas características. Dentre elas podemos destacar:

  • Conforto;
  • Durabilidade;
  • Praticidade;
  • Segurança.

Os dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apontam para um crescimento ainda maior do setor de uniformes. Segundo a ABDI, em 2008, havia no Brasil cerca de 1700 empresas de confecção de uniformes, e após um diagnostico organizacional pronto verificou-se que esta movimentava cerca de R$ 3,5 bilhões ao ano.

Também foi apurado que somente na última década, a produção do segmento aumentou em 80% e o valor obteve um aumento de 50%.

Assim, neste artigo abordaremos dois elementos para esse negócio que são os motivos para usar uniformes dentro das empresas e como se dá o processo de confecção dentro de uma indústria de confecção de uniformes, seja para produção de camisa polo para uniforme, seja para uniformes escolares ou profissionais.

Motivos para o uso dos uniformes nas empresas

Existem muitos motivos para que os uniformes sejam usados em empresas, principalmente aquelas que trabalham com atendimento ao público de forma direta. Abaixo falaremos sobre três motivos que podem ser importantes para você optar pelo uso do uniforme no meio corporativo.

O primeiro motivo é que o uniforme fortalece a marca e causa uma impressão de organização ao público. Assim, os clientes percebem a empresa como cuidadosa e preocupada em entregar uma imagem limpa e adequada.

O segundo motivo é que os uniformes geram o sentimento de pertencimento dos funcionários para com a empresa, tornando o ambiente também mais integrado.

E o terceiro motivo é que o uso dos uniformes é uma ferramenta de marketing, já que os colaboradores fazem uma propaganda indireta para empresa quando saem as ruas com a vestimenta, alcançando lugares que a mídia tradicional não chegaria.

Para a produção de uniformes adequados e bonitos é importante uma consultoria organizacional, para que a opinião dos colaboradores seja levada em consideração, e o uniforme atenda a todas as expectativas.

As etapas de produção dos uniformes

Para que os uniformes sejam produzidos de forma adequada é importante que se passem por etapas. Essas etapas permitem desde a idealização do uniforme até a sua finalização. Abaixo falaremos sobre essas etapas.

A definição dos modelos de uniforme é a primeira e mais importante etapa, pois ajuda no controle de qualidade. Assim, é realizado um briefing e com base nisto são realizados os croquis, moldes da peça, sejam elas calças, camisa e blusas.

A modelagem é a segunda etapa, e consiste na definição em cima dos croquis sobre os acabamentos, os tipos de botões, bordados e bolsos que serão usados.

A terceira etapa consiste na definição dos moldes e depois o corte desses moldes. Logo em seguida são feitas as costuras. As costuras são resultado da junção dos moldes e também da colocação dos acabamentos, bordados, overloques e outros.

Após isso o controle de qualidade é realizado, e são conferidos todos os elementos da peça, como as costuras, os fios sobrando, os encaixes, zíperes e, caso haja algumas irregularidades, há a correção, para que depois seja disponibilizada para o cliente.

Desse modo, o uniforme é muito importante e faz parte ativa da consultoria financeira empresarial, já que consiste em uma estratégia de marketing.

Assim, para que os uniformes sejam de qualidade é necessário a procura por uma empresa qualificada e certificada que ofereça as melhores soluções para sua demanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *