A importância de negócios de exportação

Os negócios são muito importantes para a sociedade, pois correspondem a uma série de oportunidades de investimentos que os empresários realizam para obter lucros e criar mercadorias que tenham funcionalidade para as pessoas. O processo de abertura de comércios e empresas é uma alternativa para as pessoas que desejam ter o seu próprio negócio.

Dedicar tempo para fazer pesquisas e análises sobre o mercado é muito importante, pois esta ação ajuda a definir qual será a área de atuação da sua empresa.

Com a globalização econômica, as empresas têm acesso a produtos e serviços do mundo todo, fator que aumenta as chances de negociações e consequentemente de sucesso.

Uma empresa de importação e exportação gera alta lucratividade, fator que desperta interesse em muitas companhias de várias áreas. Para atuar neste segmento é preciso abrir uma empresa, ou seja, realizar processos burocráticos de obter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), licenças e alvarás.

As companhias do segmento de exportação e importação precisam de outros procedimentos complexos como: registro na Junta Comercial e cadastro em um Sindicato Patronal.

Para realizar a importação é necessário ter uma habilitação junto a Receita Federal chamada radar de importação (Rastreamento de Atuação Dos Intervenientes Aduaneiros). 

Para os processos de exportação, as empresas devem ter um REI (Registro dos Exportadores e Importadores) da SECEX (Secretária do Comércio Exterior). Sem esta documentação é impossível fazer as transações comerciais internacionais.

Após a organização da documentação, é importante ter um plano de negócios com todas as metas, objetivos, missão, visão e valores que a empresa terá.

Estes conceitos são essenciais para o empresário, porque sabendo onde quer chegar é muito mais fácil de traçar planos e realizar negociações rumo ao sucesso.

A importância de uma boa gestão empresarial

Investir em sistemas de gerenciamento é uma maneira de conseguir manter as finanças e todas as áreas da empresa em ordem. Um software de gestão empresarial, por exemplo, é uma ferramenta muito utilizada em várias companhias. O ERP é um dos mais usados, pois consegue cuidar de todas as operações rotineiras com muita qualidade e segurança.

Este sistema realiza o controle fiscal, contábil, financeiro e consegue reunir informações importantes nos negócios, como recebimentos e pagamentos. As vantagens desta ferramenta são:

  • Redução de burocracia nos processos;
  • Simplicidade na gestão;
  • Integração de todas as áreas da empresa;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Aumento da transparência da companhia;
  • Diminui os erros e retrabalho;
  • Ambiente mais produtivo.
  • Gestão financeira organizada;
  • Emissão de documentos com segurança.

Com tantos benefícios, implementar o erp na empresa é um excelente investimento para manter a organização, todas as áreas trabalhando em harmonia e garantir ótimos ganhos.

Serviços para a segurança empresarial 

A proteção patrimonial e dos colaboradores ajuda a evitar acidentes e situações inesperadas. Contratar uma empresa especializada em segurança patrimonial pode ajudar nesta questão.

O principal objetivo destas companhias é implementar um conjunto de ações que reduzem as perdas patrimoniais. As tarefas mais comuns que os profissionais de segurança realizam são:

  • Vigilância ostensiva;
  • Controle de materiais e do estoque;
  • Prevenção de furtos e roubos;
  • Controle de acesso. 

Utilizar este serviço proporciona um monitoramento 24 horas, redução de custos, liberdade para que os gestores e funcionários possam focar nas principais atividades, inibição de ações externas, etc.

Materiais e estruturas que isolam uma área podem ajudar na segurança. O cone barril que é muito utilizado no trânsito, tem grande utilidade na empresa.

Este modelo de cone consegue: delimitar, isolar e reservar as áreas que pode estar em processo de obras, manutenção ou que tenham algum problema, por exemplo, buraco, entre outras situações.

As empresas de vigilante são outra opção para garantir o monitoramento e evitar problemas de invasões ao patrimônio. Com uma portaria tradicional o controle é feito por seguranças ou porteiros que realizam a liberação de portas e portões apenas para as pessoas autorizadas a entrar a empresa.

No caso da portaria remota é uma alternativa para os empresários que desejam reduzir custos. Os processos de liberação são feitos por um sistema de informação que possui todos os dados cadastrados, fator que facilita o trabalho.

Isto posto, as empresas de importação e exportação são lucrativas, pois ter as mercadorias do seu negócio em várias partes do mundo possibilita que muitas pessoas conheçam o seu trabalho e assim novos clientes podem aparecer, aumentando a demanda e o sucesso da companhia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *