A importância do briefing para o marketing digital'

A importância do briefing para o marketing digital

O universo do marketing digital possui um extenso vocabulário para todos os profissionais que atuam nesta área, contando com palavras como briefing.

Desse modo, para quem não possui familiaridade com o tema, pode parecer mais complicado entender palavras da área, por exemplo:

Por isso, o foco deste artigo é conhecer o significado e a importância do briefing para iniciar novos projetos. De forma geral, já adiantamos que ele se refere a um conjunto de informações e ideias a respeito de um tema específico. 

Portanto, se você pretende iniciar um projeto ou dar o start a uma nova estratégia para sua empresa, é importante ter um briefing para te guiar durante o planejamento e execução desta ação.

É por esse motivo que o briefing é um documento imprescindível para as agências de marketing digital. Ele direciona e guia as ações estratégias para que as equipes sejam direcionadas no caminho certo, em conjunto as ideias, necessidades e objetivos do cliente.

Detalhando o briefing

A palavra vem do inglês e sua tradução significa “instrução”. Com isso, podemos concluir que ele é um documento que contém todas as informações necessárias para desenvolver um projeto, seja um site, campanhas de anúncio ou publicações nas redes sociais.

Esse documento pode ser em um arquivo on-line ou até no papel, o intuito é que os objetivos e as necessidades dos clientes sejam postos no papel, e direcionados à equipe que vai executar as atividades.

Além dos objetivos, é interessante sempre contar a história da marca, uma análise dos concorrentes, o público-alvo da ação e prazos e metas. Vale lembrar que o briefing pode ser produzido tanto pelos clientes, como pelos profissionais de marketing.

O que escrever em um briefing?

Tudo depende do que será feito e quais são os objetivos. Por exemplo, se você tem uma imobiliária e quer vender um imóvel específico, no briefing para uma campanha de anúncio deve explicar um pouco sobre o bairro do imóvel, o diferencial do produto e outros detalhes.

Não vem ao caso explorar a história pessoal do corretor de imóveis. Diferente se a marca estiver desenvolvendo um site, no qual é importante ter a história dos funcionários.

No entanto, existem informações gerais que sempre são úteis. Veja algumas a seguir!

Sobre o cliente

A primeira informação para qualquer estratégia, com certeza, é verificar o histórico da empresa, conhecer os valores da marca, quais são os principais produtos e serviços oferecidos aos clientes, além de verificar os concorrentes e diferenciais do negócio.

Objetivos da iniciativa

Para conhecer a finalidade de cada ação, é preciso fazer um levantamento do que já foi produzido e o que ele pretende alcançar com a execução.

Aspectos técnicos

Na fase técnica, é necessário saber os detalhes sobre o que o cliente deseja e qual é o público-alvo da ação, bem como a análise da concorrência. É a hora de verificar ainda quais as mídias serão utilizadas e qual é o orçamento disponível.

Prazo e cronograma

Estabelecer prazos e cronogramas permite visualizar cada tarefa para organizar a data final. Dessa forma, cada profissional confere o tempo necessário que será investido para realização do trabalho.  

A importância de um briefing bem-feito

Como vimos anteriormente, o briefing possui um papel importantíssimo para todos os planejamentos de marketing digital, pois direciona cada atividade executada pelos profissionais.

No entanto, é comum que a ferramenta seja subestimada por alguns clientes, por achar perda de tempo e desnecessário o fato de explicar os detalhes, e talvez pela ansiedade em executar quanto antes o trabalho.

Tal atitude prejudica muito o desenvolvimento de todo o projeto, pois um briefing mal feito, não orienta o trabalho da equipe, influenciando no investimento e resultado. 

Sem contar que, um briefing sem qualidade pode atrasar a entrega dos materiais, pois a equipe pode ter o retrabalho e perder ainda mais tempo.

Os passos para fazer um briefing

Enquanto estiver montando um briefing, foque em selecionar quais serão as atividades de cada gestor para que ele saiba quais serão as etapas de desenvolvimento.

Exemplificando: na equipe de criação de uma agência de marketing, o briefing facilita o processo de criar a arte, ou logo, para o profissional de designer e também das equipes envolvidas.

Quanto mais informações coletadas e se todas forem precisas, a entrega será muito produtiva. Toda produtividade se relaciona com as sugestões da equipe, comentários e insights também, que, quando executados com qualidade, se transformam em resultados de sucesso.

Dessa forma, sempre busque mais. Se o seu cliente for uma pessoa que não gosta de se comunicar, busque um caminho para extrair dele o máximo possível. 

Procure por meio de ligações, videochamadas, reuniões presenciais, entre outros, quais são as principais objeções e materiais que o consumidor já tem disponível. É indicado conhecer a história do negócio, os valores e a missão.

Com estas informações detalhadas, é possível realizar uma criação de sucesso. Separamos três dicas para melhorar ainda mais o resultado do seu briefing. Se você está no processo de desenvolvimento de um para seu cliente:

Estude sobre ele

Antes de conversar com ele, busque referências na internet e veja o posicionamento da marca nas redes sociais, para você ter uma ideia de como agir e do que se trata o segmento dele antes de encontrá-lo pessoalmente.

Anote tudo

Durante as reuniões, anote tudo. Podem ser dúvidas, ideias, sugestões ou curiosidades. É nesse momento que você terá as melhores inspirações.

Atenção aos insights

Caracterizado pela compreensão de uma causa e efeito específicos em um contexto particular, os insights podem ocorrer nos momentos mais inesperados. Por isso, conforme a sua pesquisa e estudo, não perca a ideia e busque soluções criativas. 

Conclusão

E depois de todas essas informações, podemos concluir que o briefing não é uma receita e não tem regra. Pelo contrário, é tão flexível que você escolhe a melhor forma de executar o objetivo da campanha.

Quando o profissional inicia na área de marketing, os briefings costumam ser mais extensos, pelo receio de esquecer algumas informações. 

Com o passar do tempo, o profissional já desenvolve um feeling/sentimento e consegue filtrar com mais facilidade as informações primordiais, sempre mantendo a excelência e expectativa do trabalho.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog

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