A comunicação da sua agência de publicidade é eficaz?

“Ela é fundamental para melhorar o relacionamento entre os colaboradores e alinhar todos os setores.”

Falar sobre ações de comunicação e marketing sempre nos faz pensar sobre o público externo, não é mesmo?! Mas, assim como se comunicar de maneira clara e eficaz com os clientes é essencial, a comunicação interna também é extremamente importante para as empresas pois, são os funcionários os responsáveis por fazer tudo funcionar da melhor maneira.

Estabelecer uma boa comunicação entre os membros da sua agência de publicidade é garantir que suas estratégias alcancem os resultados esperados, afinal funcionários desinformados e desmotivados não serão produtivos. E esse é o tipo de problema que pode ser resolvido ou minimizado por meio de uma boa comunicação interna.

Vamos te explicar o que é a comunicação interna, seus benefícios e estratégias para que você aplique no seu negócio. Se você se interesse por esse assunto continue lendo!

O que é comunicação interna?

É uma área que tem como foco as ações para os funcionário de uma empresa. Ou seja, a transmissão e compartilhamento de informações relevantes e estratégicas em um ambiente corporativo, e essa troca pode ser feitas de duas formas: vertical e horizontal.

A troca vertical acontece entre superiores e subordinados e vice-versa, já a horizontal é entre os funcionários que fazem parte do mesmo nível hierárquico.

As informações que serão compartilhadas entre os funcionários da sua agência de publicidade podem variar, desde as mais amplas como a propagação dos valores da empresa, missões, visões, estratégias de mercado, até assuntos mais segmentados e restritos a um grupo de funcionários, como feedbacks e metas por departamento.

O objetivo da comunicação interna nas agências de publicidade é manter os funcionários alinhados e engajados com os objetivos, causas e discursos da empresa. Dessa forma, todos estabelecem condutas que vão de encontro ao que a empresa prega. Tente manter o relacionamento com os profissionais da forma mais transparente, empática, simples e constante.

Por que a comunicação interna é tão importante para as agências de publicidade?

Selecionamos algumas vantagens de se ter uma comunicação interna eficaz dentro da sua empresa. Confira:

Melhora no clima organizacional

Um ambiente em que as pessoas não interagem entre si não é nada legal e, por meio da comunicação interna, os profissionais podem ser estimulados a desenvolver relacionamentos interpessoais e a cooperarem mais.

Também é possível diminuir a distância entre os departamentos e fazer com que as pessoas consigam interagir mais e trabalhar em sintonia. O maior envolvimento entre os funcionários da agência de publicidade é fundamental, fortalece o time e cria um clima mais leve, respeitoso e produtivo.

Aumento da produtividade

Quando os funcionários sentem que estão engajados com os objetivos da empresa, o natural é que se esforcem mais para contribuir positivamente para o negócio. Cada colaborador passa a entender melhor seu papel dentro da empresa, bem como a importância do seu trabalho e o impacto dele nos resultados da empresa. Com mais motivação e foco, a tendência é que a produtividade também aumente.

Diminuição da taxa de rotatividade

Ter essa noção de produtividade e relevância para a empresa, também contribui para que os funcionários permaneçam na agência de publicidade por mais tempo. Afinal, a ideia de mudar de emprego será menos atraente quando a qualidade de vida no trabalho é recompensadora.

A comunicação interna propõe que a relação dos funcionários com a empresa deva ser transparente e entrosada, para que as chances de saída sejam minimizadas.

Facilitação da integração de novos funcionários

Quando chega na empresa um novo contratado que já saiba a história da organização, quais funções irá cumprir e que seja bem recebido, a tendência é que ele se integre mais facilmente.

Entre os valores que a comunicação interna prega está a existência de um clima organizacional amigável e interativo, para que os novos funcionários não fiquem isolados e possam se adaptar o mais rapidamente possível.

É imprescindível que não hajam barreiras para que os novatos tirem dúvidas, deem sugestões e se aproximem de outras pessoas.

Como colocar a comunicação interna em prática?

Existem algumas estratégias essenciais para a prática da comunicação interna na sua agência de publicidade. Listamos as 10 principais, dê uma olhada:

  1. Conheça bem a empresa e seus funcionários

  2. Faça um planejamento de comunicação interna

  3. Incentive seu time a ter uma comunicação clara e acessível

  4. Seja transparente com os funcionários

  5. Diminua a burocracia entre os departamentos

  6. Ouça o que os funcionários têm a dizer

  7. Utilize diferentes canais de comunicação

  8. Crie ações de relacionamento

  9. Reconheça o esforço dos funcionários

  10. Acompanhe e otimize os indicadores dos setores

Gostou das nossas dicas? Continue nos acompanhando para ver mais conteúdos como este!

Texto: Rafaela Roque