As melhores práticas do marketing digital para você aplicar em sua empresa

O marketing digital é uma ferramenta muito poderosa para alavancar os negócios de qualquer empresa, pois, além de garantir uma forte presença na internet, ele também auxilia a construir uma audiência qualificada e direcionada para cada negócio.

Entretanto, mesmo com os resultados eficientes e comprovados de suas estratégias, menos de 1% das empresas brasileiras investem em marketing digital atualmente. Isso pode ser uma ótima notícia para a sua empresa: é uma oportunidade de investir no diferencial e estar um passo à frente dos seus concorrentes.

Mas antes de apostar nesse promissor mercado, é essencial que cada empreendedor entenda como funcionam as principais estratégias de marketing digital e selecionem as mais recomendadas para o seu negócio. Por isso, nesse artigo separamos algumas das principais estratégias de marketing digital utilizadas pelas empresas com resultados positivos.

Leia esse artigo até o fim para descobrir as melhores práticas do marketing digital que você pode aplicar em sua empresa!

Defina a sua persona

Antes de decidir qual a estratégia que você vai investir para a sua empresa, o primeiro passo que precisa tomar é estabelecer as suas personas! Entretanto, se você não é da área, é provável que não saiba o que é uma persona, mas não se preocupe, é bem simples de entender.

Uma persona nada mais é do que a representação semi-fictícia do seu cliente ideal, ou seja, é um resumo de características pessoais, como os dados demográficos, hábitos de consumo, hobbies, aspirações pessoais, dificuldades, objeções, entre diversas outras informações que podem ser utilizadas para que você seja cada vez mais assertivo na sua estratégia de marketing digital.

Afinal, conhecer bem o seu cliente é essencial para criar uma conexão com o seu público, oferecendo não apenas o que ele quer, mas também o que ele precisa. Se uma empresa de turista sabe que o seu maior público são de casais jovens, por exemplo, o melhor direcionamento para suas campanhas serão focadas em oferecer pacotes de viagens a dois para novos destinos com aventura e cenários românticos.

Ofereça conteúdo útil 

Agora que você entendeu o que é uma persona, o próximo passo que você precisa tomar será usar as informações da sua persona a seu favor. Estude sua persona e entenda quais as suas necessidades e desejos, descubra quais os momentos mais oportunos que você pode oferecer o seu serviço ou o seu produto, e se antecipe preparando campanhas focais para essas oportunidades.

No exemplo da agência de turismo, você pode estudar as melhores épocas de folgas ou férias de trabalho para ofertar promoções de pacotes de viagens. Se estudar ainda mais a fundo, poderá recolher informações dos seus clientes e programar descontos para lua de mel do casal ou mesmo aniversários de compromisso.

Outra estratégia paralela que a empresa pode investir para os períodos menos prováveis de viagens, é oferecer conteúdo educacional para o seu público. Afinal, porque não explicar as seus clientes os momentos mais encantadores dos destinos mais cobiçados, ou dar dicas de novos destinos que estão se tornando tendência entre os casais?

Esses conteúdos, além de despertar nos clientes o desejo de conhecer vários lugares e viajar ainda mais, também vai garantir credibilidade a empresa, mostrando que ela conhece bem os destinos, e ainda está acompanhando as tendências do mercado.

Aposte no E-mail marketing para alcançar novos clientes

Você já tem em mãos a sua persona, as melhores oportunidades de vendas e conteúdos úteis e de qualidade. Mas, afinal, qual a melhor maneira de alcançar novos clientes com essas ferramentas? Dependendo do porte e segmento de cada negócio, a estratégia mais recomendada vai variar. Entretanto, uma das principais formas de se relacionar com o cliente que vem ganhando cada vez mais destaque é o e-mail marketing.

Como grande parte dos potenciais clientes atualmente utilizam regularmente uma conta de e-mail, a entrega dos conteúdos e informações da empresa é bem mais eficiente, fortalecendo o relacionamento com o público e mantendo a empresa presente em suas vidas. 

Além disso, através das atuais plataformas de envio de e-mail marketing, é possível personalizar os e-mails de maneira automática para cada usuário. Também é possível segmentar a comunicação — enviando e-mails informativos para quem ainda está conhecendo a sua empresa e e-mails com ofertas para quem já está pronto para a compra.

Com o envio de e-mails, a empresa ainda pode aumentar o tráfego de seu site, mensurando facilmente o resultado das campanhas de e-mail através de diversas ferramentas eficazes on-line.

Encontre os seus clientes

Outro detalhe importante que você precisa dar atenção na persona da sua empresa diz respeito aos canais em que ela costuma frequentar, ou seja, como ela costuma consumir conteúdo. Provavelmente, o e-mail vai estar nessa relação, por isso o e-mail marketing é uma estratégia bastante utilizada pelas empresas atualmente.

Outro meio de consumo de conteúdo digital que vem ganhando cada vez mais visibilidade são as redes sociais. O marketing digital inclusive já conta com profissionais especializados nessa área, com conhecimentos específicos para cada rede social.

Mas, antes de investir nas redes, é muito importante que você descobrir quais delas está concentrada a maior parte dos seus clientes, ou possíveis novos clientes. Voltando para o exemplo da empresa de turismo, talvez não seja uma boa prática apostar no Linkedin como principal rede para investir na sua presença digital. Como essa rede é utilizada para contatos profissionais, não será nela que os clientes vão se voltar para procurar oportunidades de viagens.

Já o Instagram, por sua vez, rede focada em compartilhamento de fotos e imagens, pode ser uma boa oportunidade para a empresa. Vários perfis já investem em fotos reais de viagens e cenários de tirar o fôlego que inspiram ainda mais o desejo de viajar em seus seguidores. Já o recurso stories, com postagens diárias, é o lugar ideal para compartilhar uma promoção relâmpago, por exemplo.

Aposte em estratégias que tragam visibilidade para seu negócio

As estratégias do marketing digital que trazem visibilidade para o seu negócio são sempre uma boa ideia, afinal, quanto maior for o tráfego de visitantes você gerar, maiores são as chances de gerar leads e fechar novas vendas.

As duas principais estratégias utilizadas atualmente para garantir um maior tráfego de visitantes são: a mídia paga e o SEO. De fato, essas duas estratégias possuem a mesma finalidade, a diferença principal está no tipo de tráfego que cada uma vai atrair. O SEO usa de um conjunto de estratégias focadas em um planejamento de palavras-chave para alcançar os melhores posicionamentos para o seu site nos principais mecanismos de buscas. Como essa estratégia não demanda investimento financeiro em ferramentas, ela consegue atrair um tráfego orgânico.

Segundo o estudo Google Organic Click Through Study: comparison of Google’s CTR by Position, Industry and Query Type (Estudo dos Cliques Orgânicos do Google: comparação da CTR do Google por Posição, Indústria e Tipo de Consulta, em tradução livre), lançado pela empresa Internet Marketing Ninjas, o melhor posicionado na pesquisa Google leva 21% dos cliques, comparado a 10% do segundo colocado.

Já a mídia paga investe financeiramente em ferramentas que segmentam seus anúncios que serão vistos por mais pessoas, impactando seus potenciais clientes.

Garanta as melhores estratégias do marketing digital para o seu negócio

Além das práticas explicadas acima, o marketing digital possui várias outras estratégias que podem ajudar a sua empresa a crescer ainda mais no mercado. Mas vale lembrar que toda estratégia conta com algumas regras que devem ser respeitadas, por isso, a melhor maneira de aplicar essas estratégias para garantir resultados positivos para o seu negócio é contar com o serviço especializado e uma agência experiente em marketing digital.

Esse artigo foi originalmente produzido pela equipe da Bold Comunicação. Clique aqui para garantir demais conteúdos a respeito de marketing digital, tecnologia, inbound marketing e conteúdo digital.