Como saber se seus investimentos pagam dividendos?

Você sabia que dá para receber parte dos lucros de uma empresa? Dá sim! Mesmo não sendo sócio majoritário da empresa, é possível aproveitar dessa lucratividade por meio de dividendos. Aqui vamos te explicar o que é e como saber se a ação paga dividendos

As empresas de capital aberto no mercado da Bolsa de Valores fazem isto para atrair novos investidores e o pagamento de dividendos é uma forma de recompensar esses acionistas pelo montante investido. 

O que são dividendos? 

Os dividendos são uma parte dos lucros de uma empresa que são distribuídos aos seus acionistas como uma forma de remunerar os seus investimentos. As empresas mais estáveis distribuem dividendos como uma maneira de atrair novos investidores. 

Por que as empresas pagam dividendos? 

Uma empresa que registrou lucro em seu último balanço financeiro tem como uma das suas formas de recompensar os acionistas, o ato de pagar dividendos. Assim, geralmente uma parte do valor é paga aos sócios do negócio e outra é reinvestida na empresa visando a expansão do negócio. 

Pela Lei das S/As, as empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores devem distribuir um percentual X de seus lucros para os seus acionistas, tudo definido no estatuto social da empresa. Geralmente, as empresas adotam como base, a distribuição de 25% do lucro líquido da empresa para acionistas. 

Para investidores, o pagamento de dividendos é um fator importante para a realização do investimento, já que no longo prazo pode gerar uma boa rentabilidade. 

Inclusive, esta é uma forma de se prevenir contra as oscilações do mercado, já que as ações de empresas que pagam dividendos não costumam variar muito e podem receber lucros, mesmo que o mercado não esteja favorável. 

Como as empresas pagam dividendos? 

Muitas empresas consolidadas pagam dividendos, mas como será que os acionistas recebem estes lucros? Existem diversas formas disso, abaixo vamos apontar as principais, confira:

  • Em dinheiro: Por cotação em reais ou por percentual, os investidores recebem os valores referente aos dividendos e ficam livres para usar como quiserem, inclusive para comprar mais ações da própria empresa. 
  • Em ações: o pagamento é feito em forma de ações adicionais, em vez de receber dinheiro pelas ações, o investidor recebe uma quantidade de ações da empresa. 
  • Dividendo Especial: Nestes casos, o pagamento é um ponto fora da curva na agenda de dividendos e que pode registrar o aumento após vender uma parte da empresa e assim pagar uma porcentagem aos acionistas. 

Os pagamentos de dividendos são feitos de acordo com o número de ações que o investidor possui. Assim, se o investidor possui 500 ações da empresa, ele receberá proporcionalmente mais do que quem possui 200 ações, por exemplo. 

Como encontrar ações que pagam dividendos? 

Existem algumas formas de identificar e saber se as ações pagam dividendos. Confira as nossas dicas abaixo:

Analise o histórico da empresa para saber se ela paga e como paga dividendos 

É importante entender que as ações que pagam dividendos mensais podem não ser tão interessantes, já que isso fraciona o pagamento dos lucros e pode não fazer tanta diferença assim. Então, o primeiro passo é analisar o histórico da empresa para saber se ela paga dividendos e com qual frequência. 

Para isso, dê uma olhada na lista de Dividend Yield (Rendimento de Dividendos) e faça uma análise profunda do histórico de pagamentos de dividendos da empresa. Assim, você pode entender com qual frequência a empresa divide os lucros com os acionistas. 

Entenda a política de distribuição de dividendos das empresas 

Por conta das leis brasileiras, as empresas que pagam dividendos, em sua grande maioria, possuem políticas bem claras de distribuição de dividendos. Então, é importante dar uma boa conferida nestas questões antes de se tornar um acionista do negócio. 

Diversificação de carteira com dividendos 

Existem muitos investidores que utilizam os dividendos como uma forma de diversificar a carteira de investimentos. Muitos pensam ainda em montar uma carteira de dividendos, o que tornaria possível “viver de renda” e não ter de trabalhar para isso. 

Para isso, é preciso montar uma boa estratégia de diversificação de carteira. O ideal é que o investidor compre entre cinco e 15 ações de empresas que pagam dividendos para conseguir receber os valores com boa frequência e assim começar a realizar o objetivo de “viver de renda”. 

Vale a pena investir em dividendos? 

Bom, acredito que depois de tudo o que falamos aqui, você esteja animado para investir em ações de empresas que pagam dividendos. E podemos que SIM, vale a pena investir em dividendos. 

Essa pode ser uma excelente decisão para a sua vida financeira, se você tiver um bom planejamento para organizar a compra de seus próximos ativos e aumentar os seus ganhos no curto prazo. 

Com uma estratégia de diversificação de dividendos bem alinhada, é possível chegar a viver de dividendos no médio e longo prazo. Também é importante considerar o seu perfil de investimento e ter bastante conhecimento de renda variável para se dar bem no mercado.