Táticas de UX em estratégia mobile focada no consumidor

O mundo atual é repleto de funcionalidades tecnológicas em nossas vidas, dentre elas algumas aplicadas dentro do ambiente de compras e pagamentos online.

Por isso, ajudar que as pessoas consigam o que desejam de forma mais rápida deve estar no topo das estratégias de marketing dos negócios. Dentre essas ações, podemos destacar o tema deste artigo: as táticas de UX.

Indo desde o comportamento do consumidor, passando pelos desafios do consumo digital, as táticas de UX, conhecidas também com experiência do usuário, ajudam a melhorar a performance do marketing online para ampliar os negócios.

O caminho para o futuro deve se desenhar cada vez mais pela implementação de táticas de UX, principalmente em uma estratégia mobile focada no consumidor. 

Quer entender um pouco mais sobre este assunto? Confira este artigo preparado pela agência de marketing digital de São Paulo, a Você Digital Propaganda. Vamos nessa?!

O digital e o seu papel no consumo

Durante a pandemia do novo Coronavírus, a importância do digital na vida das pessoas tomou proporções jamais vistas antes, principalmente puxado pela questão do isolamento social. Dados recentes mostram que:

  • 71% dos brasileiros pagaram algo online; 
  • 66% compraram online; 
  • 44% pediram comidas em sites ou aplicativos.

Com essa percepção de novos comportamentos, mudaram as expectativas dos consumidores, principalmente pelas novas opções on demand e streaming, além da entrega na porta de casa. 

Com essa realidade que se apresentou, o que o mercado do marketing enxerga é que o nosso pedido não só deve ser atendido como também pode vir até nós — e não mais o contrário.

Táticas de UX: estratégia mobile focada no consumidor

Em nosso blog nós já comentamos sobre essa migração e o aumento de novas lojas e-commerce no último ano e como isso deve seguir o comportamento que os clientes estão tendo.

O crescimento das atividades digitais também pode ser explicado por um outro dado importante a ser destacado, que é o aumento de 27% de brasileiros buscando um novo modelo de aparelho celular, pois o isolamento social potencializou o uso destes aparelhos. 

Levando este cenário e ampliando ele para uma escala global, 21% das pessoas no mundo experimentaram um novo app, mostrando que a importância do mobile para o consumidor neste momento é cada vez maior.

Técnicas para dar credibilidade ao user

Mesmo com tanta inserção do mundo online em nossas vidas, muitas pessoas ainda sentem-se inseguras ao realizar algumas atividades online.

Muito por falta de conhecimento para realizar alguma ação no meio digital, como os pagamentos por WhatsApp, que em breve devem chegar no Brasil, e até mesmo o PIX. 

Dados ainda apontam que 25% das pessoas ficam inseguras para fazer compras online, além de 21% relatam acreditar que é complicado fazer este tipo de transação por meios digitais, assim como 13% ainda não sabem fazer nada disso.

Essa transação do marketing offline para o marketing digital, apostando principalmente no mobile, precisa ser feita de forma que pense na facilitação da vida daqueles que querem executar ações online, desde compras, indo a atendimento pós-venda ou pagamentos.

Desta forma, as empresas estão cada vez mais adotando estratégias mobile first, principalmente utilizando de técnicas de UX para simplificar a vida do usuário. A intenção é colocar o user como ponto central da estratégia de marketing.

O usuário como centro das ações de marketing

As técnicas de UX e performance podem fazer a diferença no seu site ou app. Saber escolher as cores da sua plataforma pode influenciar diretamente a experiência do usuário e nas decisões que eles podem tomar a partir de ter contato com o que você está apresentando.

Exemplo disso é explorar paletas coerentes para poder ser decisivo na jornada do cliente. Se quiser chamar a atenção para uma informação, o contraste de cores pode ser usado, mas sem exageros.

Ajudar os usuários ajuda os negócios

Além disso, dar uma atenção às questões mais frequentes abordadas pelo usuário e ajudar os mesmos, pode ser uma saída interessante.

Se seu site estiver bem estruturado, possuir ações fáceis de encontrar e navegar, assim como canais de atendimento, como chat, telefone e redes sociais, tudo pode ser um diferencial. 

Coletar feedbacks e aprender com esses insights ajuda a produzir um conteúdo mais certeiro sobre as questões que mais preocupam as pessoas.

Por isso, ajudar o usuário nesse momento facilita as ações a serem tomadas dentro de um aplicativo. 

Seguir essas dicas faz com que seu aplicativo ou site fique mais acessível, deixando os usuários mais seguros para realizar as mais variadas ações online. 

Conclusão

Ações voltadas às experiências dos usuários devem ser o foco das estratégias de marketing nos próximos anos, principalmente para quem está focado em ações mobile para alavancar os negócios. 

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