Como recrutar desenvolvedores para o seu time?

Com as empresas incorporando tecnologias no desenvolvimento de seus produtos e serviços, a necessidade de recrutar desenvolvedores segue crescendo no mercado. 

Podemos dizer que a criação de soluções digitais só é possível graças a esse profissional. Entretanto, quem trabalha com recrutamento e seleção de Devs costuma relatar diversos desafios no processo.

Além de enfrentar a escassez de desenvolvedores no mercado, um recrutador precisa conhecer minimamente algumas tecnologias, perfis de Devs e especializações. Essa expertise fará com que o recrutamento aconteça da forma mais ágil e assertiva possível. 

Segundo dados da IDC Brasil, com o importante papel do desenvolvimento de softwares na transformação digital, a tendência é que a área de TI cresça 7,6% ainda em 2021. Ou seja, a demanda por Devs seguirá aumentando e, com ela, a escassez de candidatos.

Sendo assim, em meio a uma disputa tão acirrada por bons desenvolvedores, sair na frente pode ser um excelente diferencial na formação da sua equipe. Leia nosso conteúdo e saiba como otimizar seu processo de recrutamento e contratar bons desenvolvedores.

Por que contratar desenvolvedores?

O Bureau of Labor Statistics estima que o emprego de desenvolvedores de softwares aumentará 22% até 2022. Esse dado comprova a existência de uma enorme necessidade para muitas empresas: investir em transformação digital.

Segundo a Statista, em 2022, os gastos com transformação digital no mundo deverão chegar a 1,78 trilhão de dólares. Isso contribuirá ainda mais para uma demanda feroz por desenvolvedores.

Mas por que isso acontece? A verdade é que o mundo já percebeu os inúmeros benefícios e diferenciais gerados pela tecnologia, que contribui cada vez mais para o crescimento e a modernização das empresas. 

O que antes, por exemplo, era feito de forma manual e burocrática, atualmente pode ser realizado de forma ágil e prática, com o apoio de softwares e outras soluções.

Entretanto, é praticamente impossível pensar na criação de soluções digitais sem a atuação de bons desenvolvedores. Por isso, esse processo se tornou tão relevante para as organizações e um desafio para o RH.

Como escolher bons desenvolvedores?

Pensando nisso, seguem algumas dicas para te ajudar no recrutamento de bons desenvolvedores, por exemplo:

  • Crie vagas atrativas;
  • Saiba qual o perfil que sua empresa precisa;
  • Trabalhe com indicações;
  • Use a tecnologia;
  • Entre outros pontos.

Para facilitar o entendimento, explicamos um pouco mais sobre esse cada um dos pontos, siga na leitura:

Deixe a vaga atrativa para desenvolvedores

Para contratar bons desenvolvedores, é fundamental atrair os melhores candidatos. Nesta etapa, é essencial ser o mais estratégico e objetivo possível. Estar atento ao que o mercado oferece aos desenvolvedores pode ser importante para não ficar desatualizado.

Além de observar como as outras empresas têm se comportado na busca por Devs, é importante pensar em detalhes que possam diferenciar seu anúncio de outros. 

É possível destacar, por exemplo, as conquistas da empresa, os diferenciais da vaga, assim como os principais benefícios, vantagens e objetivos. Tudo de forma bem clara e objetiva.

É importante ressaltar que bons desenvolvedores gostam de desafios e inovações. Por isso, mostre as ambições da organização e como seus profissionais podem crescer de forma contínua dentro de processos desafiadores. 

Fazer parte de um grupo que busca fazer a diferença no mercado é sempre interessante.

Saiba qual perfil de desenvolvedor a sua empresa precisa

É fundamental analisar junto ao setor de TI quais competências são mais importantes para que o profissional ocupe a vaga. Dessa forma, poderá buscar Devs que possuem as habilidades necessárias para o desenvolvimento dos projetos. 

Isso inclui definir quais tecnologias e linguagens de programação o contratado deve conhecer, assim como o nível de senioridade do mesmo. 

Quando essas informações ficam claras, é mais fácil agilizar o processo e melhorar o nível de assertividade. Em outras palavras, o recrutamento de desenvolvedores é mais eficiente quando avaliamos se o candidato se encaixa no perfil desejado, tanto em quesitos técnicos quanto comportamentais.

Trabalhe com indicações

Estar aberto a indicações também é um excelente caminho para contratar bons desenvolvedores. 

Afinal, existem diversas comunidades de Devs espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Com isso, você pode se beneficiar do networking e da indicação de um colaborador.

Entretanto, é importante que essa estratégia seja utilizada juntamente com outras soluções, para que sua empresa não dependa unicamente de indicações. 

Entendendo isso, você pode instigar os colaboradores criando um clube de indicação, por exemplo, para que eles recomendem seus colegas Devs para vagas. 

Vale lembrar que este “boca a boca” também é uma forma de divulgar sua empresa dentro das comunidades, afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?

Use tecnologia em favor do recrutamento

Você também pode levar agilidade e eficiência ao recrutamento de desenvolvedores, descomplicando tarefas com o apoio de soluções digitais. Afinal, aproveitar melhor o tempo é crucial para proporcionar uma experiência melhor aos candidatos e ser efetivo na busca. 

Atualmente, a tecnologia oferece diversos recursos que podem agilizar muitas atividades, então, não aproveitá-los é perder uma enorme oportunidade.

A tecnologia permite, por exemplo, realizar entrevistas online, criar questionários, divulgar vagas, realizar videoconferências, entre outras possibilidades que podem ser exploradas para otimizar o processo seletivo. 

Basta ser criativo na hora de usar as ferramentas ou implementar soluções disponíveis. 

Descomplique o teste de desenvolvedores

Como falamos no tópico anterior, a tecnologia pode ser usada para facilitar tarefas complexas e trazer agilidade para o processo. Afinal, ao recrutar desenvolvedores, algumas necessidades são extremamente complexas e desafiadoras. 

Se você já precisou ou está precisando recrutar um desenvolvedor, você sabe que testar o candidato pode gerar uma baita dor de cabeça. 

Afinal, para avaliar a performance técnica dos profissionais e suas habilidades de programação é imprescindível ter um bom conhecimento sobre a área. 

Isso exige que muitos processos seletivos fiquem dependentes da equipe de TI, que nem sempre pode parar as demandas para acompanhar os processos de perto.

Por isso, utilizar a tecnologia para descomplicar o teste de desenvolvedores é uma excelente forma de ganhar autonomia, agilidade e eficiência no recrutamento desses profissionais.

Desse modo, esse tipo de otimização pode ser extremamente benéfica para a empresa de modo geral, afinal, nenhum desenvolvedor gosta de testes prolongados e cansativos, o ideal é que seja algo simples. 

Ou seja, nada melhor do que uma ferramenta de testes ágil para melhorar a experiência tanto dos candidatos quanto do próprio RH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *