Como montar uma equipe de vendas de alta performance

Você é um gestor, diretor comercial ou empreendedor? Então precisa saber como montar equipe de vendas de alta performance para o seu negócio.

Afinal, para conseguir vender no mercado competitivo de hoje, não basta apenas ter um bom produto e uma boa estratégia de vendas. É necessário ter uma equipe motivada, capaz de performar em alto nível todos os dias.

Mas como chegar nesse resultado? Como montar equipe de vendas que realmente surpreenda e aproveite ao máximo cada oportunidade disponível? 

É o que veremos no artigo de hoje. Portanto, siga a leitura!

Dê as ferramentas para que os seus vendedores sejam independentes

Para você, o que é um time de vendas de alta performance? É quem vende mais, correto? Nesse caso, é importante que a sua equipe comercial tenha as ferramentas necessárias para executar seus trabalhos.

Pense da seguinte forma: quem você gostaria de ter no seu time de futebol, o Cristiano Ronaldo ou o Adriano Imperador?

Você pode até achar que o Adriano jogava melhor que o Cristiano Ronaldo, mas no fundo, a mentalidade correta do português fez com que ele fosse o melhor do planeta 5 vezes.

No entanto, mesmo a melhor das mentalidades não levaria o Cristiano Ronaldo ao topo sozinho. Ele precisou das ferramentas adequadas para o trabalho: precisou cultivar um corpo veloz, potente e treinou por horas e horas para conseguir fazer o que faz.

Ou seja, para ter uma equipe de vendas cheia de Cristianos Ronaldos, é essencial entregar as ferramentas para que o seu time possa fazer bons negócios.

Uma dessas ferramentas é a plataforma CNPJ.biz, um site que permite pesquisar empresas com base no CNAE, faixa de faturamento, enquadramento tributário, localização e vários outros fatores.

Com a plataforma, seu time de vendas conseguirá encontrar possíveis clientes na prospecção ativa e montar apresentações customizadas para ter mais sucesso.

Invista em treinamentos de todos os tipos para os seus vendedores

Lembra que dissemos que o Cristiano Ronaldo precisou treinar, treinar e treinar para ter o sucesso que tem hoje? Por que seria diferente com os membros do seu time comercial?

É essencial que a sua equipe de vendas passe por formações contínuas, de modo a aprender as melhores técnicas de venda, além de outros hábitos de trabalho positivos.

O seu time aprendeu a fazer rapport de vendas? Então envie para o curso de gatilhos mentais. Aprendeu isso? Envie para a formação de neurovendas. 

Aprendeu tudo sobre vendas? Envie para curso de organização, palestra de motivação e tantas outras formações que ajudarão a mostrar um crescimento contínuo e cada vez melhores desempenhos.

Capacite a você mesmo para saber como montar equipe de vendas

Se você gosta de futebol, deve se lembrar do time do Real Madrid que continha Zidane, Ronaldo, Figo, Beckham, Roberto Carlos e tantos outros craques. Era uma equipe de galáticos!

Se você não conhece futebol, pense em juntar todos os melhores do mundo em um time só. Parece algo imparável, não é mesmo?

No entanto, essa equipe nunca ganhou grandes títulos, colecionando apenas troféus de menor importância. 

O que faltou nesse caso? Há quem diga que faltou um comando técnico. Afinal, um time é tão bom quanto o seu treinador.

Por isso, invista em capacitação própria para que você possa saber como montar equipe de vendas produtiva, como manter a motivação dos seus vendedores e como puxar o máximo de performance que eles podem oferecer.

Pense no estilo do seu time na hora do recrutamento de novos talentos

Um elemento que melhora muito a performance de um time é o clima interno entre os membros. 

Quanto melhor for a relação entre eles, melhor eles vão performar na hora de fechar negócios para a sua empresa.

Por isso, é importante ter cuidado na hora de contratar novos talentos para o seu time comercial. Afinal, você não quer adicionar alguém cuja personalidade entra em choque com a dos seus vendedores.

O resultado disso pode ser devastador: além do novo contratado não encaixar bem no trabalho, ele ainda pode descer o nível de todos os seus vendedores.

Lembre-se de que parte do segredo de como montar equipe de vendas de alta performance é entender como adicionar peças novas sem perder a potência.

Entenda o que motiva a sua equipe de verdade, sem preconceitos

Muitos gestores tentam oferecer bônus e comissões aos seus funcionários para tentar tirar o máximo de motivação deles. No entanto, isso nem sempre traz bons resultados.

Por isso, é importante entender o que motiva de verdade o seu time. Será que uma folga no fim do mês ajuda a bater metas? Será que um churrasco mensal pago pela empresa é a motivação necessária?

Seja o que for, é importante falar com o seu time de vendas e entender o que faz com que eles se sintam engajados a produzir e entregar o máximo de negócios fechados possível.

Com essas dicas, ficará mais fácil para você entender como montar equipe de vendas de alta performance no seu negócio.

Agora é só ir lá e colocar as dicas em prática para motivar o seu time. Quais das dicas é a mais útil na sua opinião? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *