investimentos

Investindo em ações no exterior: dicas para diversificar

Se você é novo dentro do mercado financeiro e quer descobrir mais sobre investimentos, saiba que uma das melhores opções são as chamadas ações, porém com o momento econômico do Brasil instável e algumas empresas passando por verdadeiros altos e baixos como uma montanha-russa.

As ações no exterior aparecem como uma ótima opção para quem quer diversificar sua carteira e até mesmo contar com uma opção até mais segura do que as chamadas ações nacionais. 

Como falamos, o momento político e econômico instável do Brasil, propiciam um investimento em ações internacionais.

O problema é que muitas pessoas não sabem como elas funcionam, suas diferenças em relação às nacionais ou até mesmo quais os cuidados necessários ao comprar e investir em uma ação no exterior. 

Investir em ações fora do país significa ter retorno em moedas mais fortes como o euro ou o dólar.

Ou seja, isso pode diversificar a sua carteira e até mesmo ter retornos mais seguros comparado ao cenário instável presente aqui no nosso país. 

Você não precisa ter muito dinheiro para investir em ações no exterior, porém, é necessário redobrar a sua atenção já que cada deslize pode ser cobrado de forma ainda mais acintosa. 

Assim como você precisa ficar de olho nas melhores tanque de encolhimento para o seu sistema agrícola, também é necessário ficar de olho nas melhores ações no exterior e como elas podem agregar valor a sua carteira de maneira inteligente.

No texto de hoje, nós vamos mostrar como investir nessa modalidade e separar algumas dicas importantes para ajudar a diversificar seus investimentos, bora conferir? Então vamos lá!

O que é um investimento em ações no exterior e por que elas são tão importantes?

Como o próprio nome indica, um investimento no exterior significa comprar uma ação que seja de outro país que não aquele que o investidor mora.

Ou seja, ao investir em uma ação norte-americana, japonesa ou alemã, você está realizando esse tipo de investimento. 

O principal objetivo ao realizar esse movimento é diversificar a carteira e é claro, ganhar em moedas mais valorizadas do que o real.

Lembre-se, não existe um valor mínimo para comprar uma ação internacional, com menos de R$ 100,00 já é possível realizar essa atividade, o que torna esse um cenário atrativo e inclusivo para todos. 

É possível, por exemplo, investir em ações extremamente famosas, como:

  • Amazon;
  • Apple;
  • Alibaba;
  • Entre outros. 

Investir no exterior não é algo apenas vinculado ao status, existem vários benefícios de começar a apostar em ações fora do país. 

Primeiro vale destacar que comprar uma ação internacional, diminui seus riscos já que você tem menos ativos relacionados ao Brasil.

Além disso, a economia de grande parte dos países estrangeiros é mais estável que a nossa, o que torna as ações muito mais seguras. 

Outro ponto é relacionado a moeda, que em suma, são mais fortes que o real, fazendo com que você tenha um bom retorno.

Se você está interessado nessa metodologia, abaixo separamos algumas dicas que vão te ajudar na sua jornada, confira!

Faça a conversão e saiba quanto dinheiro é preciso

Para investir em uma ação no exterior é necessário entender o quanto de dinheiro você precisa e o quanto tem disponível para executar o seu planejamento, de nada adianta ter em sua mão um copo de papel biodegradável sendo que você quer um copo de vidro.

É preciso entender suas limitações e saber o quanto está disposto a colocar nas ações internacionais. 

Vale destacar que quanto menor o valor, menor também são as burocracias, veja qual o seu limite de investimentos e não se esqueça também, de sempre fazer as conversões para entender se aquilo faz ou não sentido para você, e se você está conseguindo realmente obter lucro. 

Investimentos no exterior

Para investir em ações no exterior, é preciso entender melhor como você pode fazer isso de fato.

Pois existem duas formas mais simples de executar essa tarefa, a primeira é relativamente simples.

Você pode abrir uma conta bancária no local do seu interesse (qualquer cidade do mundo) e comprar ativos nessa localidade por meio dos recursos depositados na conta. 

Simples, não? Bom, essa é uma forma mais facilitada, porém é claro que existem as suas ressalvas, principalmente na parte tributária, quem tiver mais de US$ 100 mil investidos fora do país tem a obrigação de comunicar o Banco Central.

Assim como também é preciso verificar a Receita Federal e fazer o pagamento dos impostos específicos de acordo com os valores separados. 

Muitas vezes, essa opção exige um conhecimento um pouco mais aprofundado sobre o mercado financeiro e sobre as próprias leis do país.

E, por mais “simples” que ela seja, os altos tributos e a burocracia nacional podem complicar as coisas.

Sendo assim, vamos a nossa segunda opção indicada principalmente para pequenos investidores. 

Ela se baseia em abrir uma conta em uma corretora do Brasil que ofereça fundos de investimentos e ações estrangeiras, essa é uma maneira facilitada, e por mais que existam taxas consideradas caras dependendo dos seus ganhos, a sua execução é extremamente simples. 

Todas as cotas são negociadas dentro do Brasil e tudo é cuidado de forma interna, por mais que você não consiga um ganho tão alto como na primeira opção, que parece que você está levantando peso em uma polia de ferro, ainda sim é possível ter um bom retorno com uma opção mais atrativa e menos burocrática. 

Principais opções de ações de investimentos no exterior

Agora que você já sabe o que são as ações internacionais, suas vantagens, e como pode começar nesse mercado, é preciso entender quais as principais opções que você deve ter na hora de colocar a mão na massa. 

Existem inúmeras opções de ações internacionais que definitivamente vão te deixar de queixo caído, muitas marcas grandes na qual você consome seus produtos e serviços e que você pode realizar o sonho de investir em uma ação delas. 

Entre as principais, podemos destacar o Facebook, Google, Disney, Activision Blizzard, Berkshire Hathaway, Nike, Johnson e Johnson, Microsoft, Amazon e Alibaba. 

Atualmente, essas são as ações mais rentáveis do mercado internacional, muitas marcas consolidadas com um bom acervo de opções, uma alta rentabilidade, segurança, e até mesmo valores baixos para dar início ao seu investimento. 

Essas são apenas algumas dicas, recomendamos que pesquise bem e conheça mais sobre as ações antes de dar o pontapé inicial, veja aquelas que mais se enquadram no seu perfil e procure conhecer antes de agir. 

Fique de olho nos riscos

As ações, são ótimas para diversificar a carteira, trazer novas opções de investimentos e fazer com que você tenha uma moeda forte em seu acervo.

Mas por mais que sejam tão efetivas e até mesmo extremamente palpáveis, vale sempre a pena ficar de olho nos riscos que elas podem apresentar. 

Além de estudar bem e estar ciente sobre os potenciais investimentos, ainda é necessário saber bem sobre as ações, seus ganhos, seus gastos e seus riscos, não é como comprar um balcão refrigerado pequeno no qual você realiza a compra em atacado, aqui você terá que selecionar cada ação a dedo. 

Tenha uma reserva de emergência para suprir suas necessidades, e conte com a ajuda de profissionais para auxiliar as suas escolhas.

Além disso, entenda melhor sobre a situação econômica do país que está comprando a ação, a sua moeda e os resultados que ela pode apresentar.

Lembre-se, essa é uma opção excelente, mas que possui riscos e burocracias, então procure conhecê-la muito bem antes de tomar qualquer decisão. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para investir em ações no exterior? Conte para a gente qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.