comunicação visual

Como criar uma apresentação de impacto usando recursos de comunicação visual

Existe forma mais eficiente de se conectar com a sua audiência do que usando a comunicação visual?

Através dela é possível gerar sentimentos, transmitir emoções, inspirar mudanças e passar uma mensagem de maneira clara e coesa, muitas vezes até mais efetiva do que em uma comunicação escrita ou falada.

Com a era digital cada vez mais presente na rotina, saber se comunicar de forma visual é crucial para estabelecer vínculos entre a empresa, o colaborador e o seu público de forma geral, e isso acaba sendo ainda mais impactante quando falamos de apresentações.

Fazer uma apresentação de um produto como seu novo balcão refrigerado pequeno ganha algo a mais ao usufruir dos recursos da comunicação visual.

É possível mostrar detalhes antes não vistos, falar sobre assuntos que acabam passando batido e ser mais eficiente no momento de falar sobre o seu produto.

Mas para que a sua comunicação visual seja de fato efetiva dentro da sua apresentação, é essencial que ela seja feita da maneira correta, usando:

  • Recursos;
  • Dicas;
  • Truques;
  • Detalhes.

Essas são opções que agregam valor e que encantam a sua audiência, então vamos conferir como montar uma ótima apresentação usufruindo dos recursos da comunicação visual?

Comunicação visual: o que é e porque tão importante?

A comunicação visual, como o próprio nome já indica, se trata de uma prática que utiliza elementos visuais para transmitir uma mensagem, gerar um sentimento ou passar uma informação, usufruindo de conceitos do design, ilustração, vídeos, imagens, entre outros.

Sendo assim, a comunicação visual se trata da escolha dos elementos certos para mostrar à sua audiência algo sobre a sua empresa, passando informações que são facilmente visualizadas, e entre os principais exemplos podemos citar:

  • Infográficos;
  • Fluxogramas;
  • Diagramas;
  • Gráficos e tabelas;
  • Roadmaps;
  • Relatórios visuais;
  • Apresentações;
  • Mapas mentais.

Em suma, a comunicação visual é a forma mais simples de alcançar sua audiência, já que ela tem o poder de transmitir uma mensagem, uma informação ou provocar sentimentos de forma muito mais facilitada do que com o uso de palavras escritas ou faladas.

De acordo com pesquisas, cerca de 74% dos profissionais de marketing afirmam que mais de 70% do seu conteúdo possui algum elemento visual, o que mostra o quanto essa metodologia pode agregar valor dentro da sua execução.

Não existe nada mais efetivo do que mostrar as suas novas marmitas de plástico descartáveis utilizando elementos visuais que ilustrem melhor o seu funcionamento.

Abaixo, separamos algumas dicas e truques para aplicar a comunicação visual dentro da sua apresentação.

O branding deve ser bem trabalhado

Para quem não conhece, o branding nada mais é do que a marca de um negócio, ou seja, como as pessoas enxergam uma empresa de forma subjetiva e até mesmo de maneira concreta.

Para que a sua apresentação se destaque, é preciso trabalhar muito bem o branding dentro dela.

Procure deixar uma boa identificação vinculada à sua marca, acrescente seu logotipo, use as cores da sua empresa e sempre deixe bem visível informações e dados relevantes sobre o seu negócio.

É preciso que a sua marca saia fortalecida e que aquela apresentação tenha uma boa visibilidade aos olhos do público.

Decidir um storytelling e contá-lo através do visual

Um ponto crucial dentro de qualquer apresentação é o enredo que ela irá contar. Por exemplo, qual a história você quer criar com aquela apresentação? Qual a mensagem que quer passar? E o roteiro que deseja escrever?

Esse contar histórias nada mais é do que o storytelling, e para que sua comunicação visual funcione, é necessário decidi-lo de maneira prévia.

Escreva e monte o seu storytelling e aplique os elementos visuais com base naquilo que foi criado, saiba e entenda como você pode contar uma história boa usando justamente esses elementos visuais e transmita tudo aquilo que você escreveu de forma visual.

Lembre-se que é preciso não só montar um bom storytelling, como também adaptá-lo para a comunicação visual, saber contar uma história através desses elementos pode ser essencial para criar uma boa apresentação.

O layout deve ser impecável

A chave para uma boa comunicação visual em uma apresentação é o chamado layout, tudo deve estar impecável e cada mínimo detalhe é determinante para o seu sucesso, então procure se atentar a tudo e tenha uma criação completa.

Busque conhecer o seu público e saber a mensagem que quer transmitir, separe elementos visuais que transmitam melhor a informação sobre seu corte e dobras de chapas de aço e comece criar algo conciso que converse bem com a sua audiência.

Utilize ferramentas a seu favor que podem te ajudar nesse desenvolvimento e não se esqueça de caprichar em cada detalhe, utilize o storytelling citado acima para adicionar diferentes elementos visuais, montagens criativas e bem estruturadas, e toda uma estrutura concisa e eficaz.

Diferencie os formatos de comunicação e preze pela interatividade

Durante uma apresentação, você pode e deve usar diferentes ferramentas de comunicação visual. Não se prenda apenas na adição de dados, vídeos ou fotos.

Mas procure diversificar as suas escolhas, saiba qual elemento usar de acordo com a ocasião e preze sempre pela interatividade.

A comunicação visual tende a ser por si só muito mais atrativa do que outros tipos de comunicação, mas para explorar ainda mais a sua eficácia, recomendamos que comece a acrescentar itens interativos.

Por exemplo, você pode utilizar infográficos para gerar interação entre seu público e sua empresa, criando uma certa aproximação.

Ou seja, isso irá despertar maior interesse das pessoas o que tornará seu negócio mais atrativo do que o habitual.

Fuja do comum, não seja maçante e preze pelo diferente

A comunicação por si só já acaba sendo algo considerado diferente, mas se você quer destaque, a nossa dica é que consiga fugir ainda mais do comum.

Um bom exemplo é gerando uma apresentação que não seja maçante e que se destaque perante as demais.

Procure não se basear apenas em dados dos benefícios do seu aluguel de empilhadeira ou em fotos estáticas que não agregam tanto valor.

Preze pelo diferente, com elementos únicos, um visual impecável e, é claro, com tudo aquilo que citamos acima.

Quanto mais você se diferenciar, mais eficiente acaba sendo a sua apresentação com um toque que desperta a atenção e prende o seu público.

O que achou do texto de hoje?

Deixe a sua opinião nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Lago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.