gestão de pessoas

Como fazer uma gestão de pessoas eficiente?

Conheça 6 dicas de ouro sobre como fazer uma gestão de pessoas eficiente e faça a sua empresa prosperar de vez no mercado.

Quando o assunto é empreender, inúmeros desafios podem surgir para o empreendedor. Afinal, para uma empresa prosperar, ela precisa se valer de estratégias ousadas e ter uma gestão de pessoas eficiente. 

Por isso, vamos te dar 6 dicas bacanas sobre como gerir os colaboradores do seu negócio de forma efetiva, para que ele seja disputado pelos melhores talentos do mercado e decole rumo ao progresso. 

Vamos lá conferir? 

Invista na comunicação interna

A comunicação interna de uma empresa não deve apresentar falhas e nem ruídos, já que os prejuízos podem ser incalculáveis para o empreendedor. 

Quando a comunicação empresarial é clara e eficiente, tudo pode fluir com mais naturalidade, o que se traduz em mais motivação e produtividade dos colaboradores. E isso pode deixar a gestão de pessoas mais fácil e efetiva.

Dessa forma, que tal deixar a comunicação interna do seu negócio mais assertiva? Você pode utilizar de modernas ferramentas tecnológicas que podem ajudá-lo com essa missão. 

Uma empresa que sempre procura aprimorar a sua comunicação interna, evita mal entendidos entre os funcionários e retrabalhos desnecessários no dia a dia.  Um curso de PNL também pode ser útil para se alcançar esse objetivo.

Identifique os líderes em potencial

O empreendedor sempre deve estar atento aos talentos que fazem parte das equipes de trabalho. Muitas vezes, podem existir colaboradores que tenham um perfil de liderança. 

E isso pode ser extremamente útil para se fazer uma gestão de pessoas eficiente e alcançar as metas previamente estabelecidas. Afinal, quanto mais líderes em potencial você tiver à sua disposição, melhor. 

Funcionários que têm perfil para liderar equipes podem trazer resultados positivos para qualquer organização. 

Dessa forma, procure identificar na sua equipe, atitudes no dia a dia que demonstram a plena capacidade de liderança. 

Isso pode ser fundamental, caso o número de funcionários aumente, já que será preciso contar com um bom líder para auxiliar em sua gestão. 

Qualidade de vida no trabalho é essencial

Você se preocupa em oferecer uma maior qualidade de vida para os seus colaboradores? 

Isso também faz parte de uma gestão de pessoas eficiente e pode deixá-los muito mais motivados e felizes em fazer parte do seu negócio. 

Ao invés de se preocupar somente com resultados cada vez maiores, que tal oferecer diferenciais que proporcionem uma maior qualidade de vida para a sua equipe? 

Incentive as pausas regulares, faça concessões, reconheça esforços, premie os destaques do mês, ofereça um almoço ou  happy hour por conta da empresa de vez em quando, incentive a ginástica laboral, a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável. 

Opções é o que não faltam para que o seu time tenha mais qualidade de vida no trabalho. Conheça a cativante história de Chris Gardner

Otimização de processos é sempre bem-vindo

Para que o empreendedor faça uma gestão de pessoas mais efetiva, ele deve otimizar os processos que fazem parte do cotidiano da empresa. 

Automatizar as tarefas rotineiras ou que precisam ser feitas manualmente, além de ser bem-vindo, pode deixar os seus funcionários com mais tempo livre para desenvolver outras habilidades mais importantes. Dessa forma, otimize tudo aquilo que pode ser otimizado. 

Não existe nada mais desestimulante e chato do que ter que executar tarefas repetitivas durante o expediente no trabalho. A produtividade e a motivação da equipe podem ir pelo ralo. 

Por isso, uma gestão de pessoas eficiente também implica em otimizar os processos. 

Afinal de contas, todo colaborador que se preze, gosta de se sentir útil e valorizado pela organização que trabalha, além de poder mostrar todo o seu potencial. 

Faça avaliações e estipule desafios para as equipes

Uma outra maneira de fazer uma gestão de pessoas eficiente é através de constantes avaliações de todos os colaboradores de um negócio. 

Avaliações são necessárias para que o gestor conheça os pontos fortes e fracos de cada funcionário. 

Além disso, elas também servem como indicadores sobre o desempenho da organização no mercado. Quanto mais positivas as avaliações forem, é sinal de que a empresa também está indo de vento em polpa. 

O empreendedor também deve estabelecer desafios para todas as suas equipes, pois isso pode servir de estímulo para que os funcionários deem sempre o melhor de si, todos os dias. 

E para cada desafio vencido pelo grupo, você deve reconhecer e, claro, recompensar. 

Vale lembrar que todo desafio deve ser realista, caso contrário, pode causar frustração e deixar a motivação lá embaixo. E isso não deve acontecer.  

A cultura do feedback é crucial

O erro de milhares de empreendedores é a ausência de feedback para os seus funcionários.

Toda organização que deseja prosperar no mercado deve implantar a cultura do feedback, pois ele é essencial para qualquer equipe que deseja alcançar seus objetivos. 

Afinal, é através do feedback que cada funcionário pode saber sobre o seu desempenho profissional, bem como os pontos que precisam ser aprimorados no dia a dia. 

Dessa forma, se você quer fazer uma gestão de pessoas cada vez mais eficiente, não se esqueça de sempre dar um feedback honesto para cada um dos integrantes das equipes. Tenha bom senso nessa hora, caso precise passar um feedback negativo. 

O ideal é sempre dar feedbacks de forma particular, para que não haja constrangimentos e exposição indevida. Somos humanos e, vez ou outra, podemos falhar, certo? Conheça os ensinamentos do livro Quem Pensa Enriquece

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!