Como escolher a melhor exchange de criptomoedas?

É importante dizer que o mercado de criptomoedas tem se tornado cada vez mais visado por investidores do mundo todo, sendo que os criptoativos vêm sendo mais aceitos por empresas e países. 

Consequentemente, ele se tornou um mercado bilionário, que oferece boas oportunidades de investimento. A exchange, ou seja, a corretora de criptomoedas, desempenha um papel fundamental como intermediária entre esse mercado e o investidor. 

Ela é a responsável pela negociação entre vendedores e compradores de ativos digitais, serviço que oferece uma variedade de criptoativos para investir em troca da cobrança de determinada taxa.

Além do papel de intermediária, as exchanges também guardam criptomoedas para os investidores que não querem manter os seus ativos em carteiras próprias. 

Dessa forma, o seu funcionamento é bastante semelhante ao de uma corretora de valores, sendo necessário realizar o cadastro e confirmar sua identidade antes de dar início a compra de ativos.

Porém, escolher em qual exchange investir requer cuidado. Quem está entrando nesse universo agora deve lembrar que elas não são supervisionadas pelo Banco Central e nem pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas não são ilegais. 

Saiba quais são os principais pontos que devem ser analisados antes de escolher a exchange para começar a investir em criptomoedas.

Histórico e reputação

O primeiro passo para garantir que você realize suas operações em uma exchange segura é conhecer o seu histórico e reputação. 

Com os investimentos em criptomoedas se tornando mais comuns nos últimos anos, surgiram no país várias corretoras falsas, que promovem golpes e acabam deixando o investidor no prejuízo.

Portanto, é necessário pesquisar o histórico da exchange. Cheque dados básicos sobre ela, por exemplo:

  • CNPJ;
  • Contatos telefônicos;
  • E-mail;
  • Endereço físico. 

Também é recomendado procurar saber sobre o histórico dos sócios da exchange, assim como verificar nos sites dos tribunais da Justiça se existem processos contra os donos ou a exchange.

A pesquisa se torna mais aprofundada ao conhecer melhor a reputação da exchange. Por isso, procure por informações sobre ela em fóruns, sites de notícias, redes sociais e plataformas de defesa do consumidor.

Essas serão fontes nas quais você poderá se informar sobre o que os clientes antigos dela pensam sobre a exchange.

Oferta de criptomoedas

Esse é um fator fundamental para que você possa escolher a exchange de acordo com seu perfil de investimento. Os livros de ofertas entre eles variam bastante, sendo que existem aquelas que oferecem muito mais ativos, que podem ser atrativos para os seus objetivos.

Assim, se o seu objetivo é diversificar os investimentos para incluir criptomoedas que vão além das mais populares, é imprescindível conhecer quais as criptomoedas oferecidas.

Preços

Normalmente, as exchanges têm taxas próprias para depósitos, saques e transferências, além de limites. 

Investidores inexperientes tendem a escolher aquelas com as menores taxas, mas é importante ter em mente que, em momentos de maior oscilação no mercado, as cotações podem ser bem inferiores às das demais.

Também procure conhecer as regras envolvendo a retirada dos investimentos. Por exemplo, há casas em que o investidor pode comprar meia unidade de determinada criptomoeda, mas só poderá retirar o lucro de uma eventual valorização se depositar dinheiro para comprar a outra metade da cripto.

Liquidez

A liquidez é um ponto que merece a atenção antes de escolher a exchange. Aquelas que apresentam um baixo volume de negociação também terão uma baixa liquidez, ou seja, terão mais dificuldade em converter o ativo digital em caixa. 

Portanto, se o seu investimento exige uma urgência maior ao converter para uma moeda fiduciária, é interessante optar por uma exchange de liquidez maior.