Como economizar durante as férias do trabalho?

Um dos momentos mais aguardados do ano pela maioria das pessoas é o das férias. Isso porque esta é a ocasião para dar uma pausa na rotina corrida e aproveitar uma bela folga prolongada.

Nesse sentido, fazer uma viagem é uma das opções mais recorrentes.

Viajar para fora do estado ou mesmo do país, muitas vezes, acaba sendo uma opção mais cara, além de demandar muita organização. Desse modo, é possível fazer viagens para locais mais próximos, a exemplo das rotas da viação Santa Cruz, gastando bem menos.

O planejamento é o segredo para economizar nas férias. Isso significa pesquisar o sobre o local e todos os custos que envolvem hospedagem, alimentação e passeios. Por vezes, também vale optar por destinos mais próximos, mas nem por isso menos interessantes.

Planejamento antes de tudo

Antes de sair de férias, o que você planeja fazer durante esse seu tempo de folga? Muita gente se atrapalha, não aproveita o suficiente e, de quebra, ainda volta ao trabalho com a conta bancária no vermelho. Tudo isso é fruto da falta de planejamento.

Planejar não se refere somente às questões financeiras, incluindo, também o que você pretende fazer efetivamente durante as férias. Tem quem curta fazer viagens para rever familiares, pegar uma praia ou praticar ecoturismo, mas há também aqueles que preferem usar o tempo livre para fazer um curso.

No fim das contas, o primeiro passo é identificar o que você deseja fazer durante as suas férias. A segunda etapa é saber se você consegue bancar os custos desse investimento. Não adianta fazer planos mirabolantes sabendo da alta chance de acabar se endividando. 

Definindo o destino

Para quem optou por viajar, é importante ter uma média do custo total. O valor da hospedagem e do transporte de ida e volta, geralmente, é o mais caro, devendo ser visto com o máximo de antecedência para evitar surpresas desagradáveis.

Também é preciso considerar os valores de restaurantes, bares, passeios e demais opções de lazer existentes na cidade onde você vai ficar. Tendo uma média de todas essas despesas, fica mais fácil fazer um controle dos custos que você vai ter com a viagem.

Viajar para cidades grandes, como São Paulo, é uma ótima opção para quem deseja conhecer o maior município do país. A capital paulista reúne uma das maiores concentrações culturais do Brasil, incluindo desde museus e parques, até a vastidão do comércio de rua.

No entanto, viajar para cidades menores também não é uma má ideia. Quem deseja conhecer o Sul de Minas vai se encantar com municípios como Alfenas e Pouso Alegre. 

Em Alfenas, por exemplo, uma atividade bacana é a visita ao Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal. Já em Pouso Alegre vale a pena conhecer a Catedral Metropolitana e fazer uma caminhada rumo ao Cristo Redentor — um dos pontos turísticos da cidade.

Economizando

Se deseja economizar na hospedagem, dê preferência aos hostels, antigamente, conhecidos como albergues. Os custos, com certeza, são menores. Pesquise em plataformas que disponibilizam esse serviço e observe os comentários dos clientes para ter certeza de que é uma boa escolha.

Se vai ficar algum tempo fora, vale a pena comprar alguns itens básicos de supermercado para gastar menos com a alimentação. Caso fique em um quarto com frigobar, isso será melhor ainda.

Outra dica é procurar por atrações e eventos gratuitos no lugar onde você vai. Pode ser uma feira livre, um museu ou, até mesmo, uma ida ao parque local. Com tudo isso, você vai poder aproveitar o que há de melhor na cidade sem gastar tanto ou perder o melhor das suas férias.

Texto: Gear Seo