Saiba como o cardápio online pode impulsionar as vendas do seu restaurante

O delivery possibilita a captação de mais clientes, mas para obter resultados surpreendentes é preciso divulgar o seu cardápio online.

Podemos dizer que o cardápio digital é a sua vitrine no mundo virtual. Onde você vai expor todos os seus pratos, com fotos, descrições e preço.

Então, o cardápio é a apresentação do seu estabelecimento ao cliente. Por isso, influencia diretamente nas suas vendas.

Um bom exemplo disso é a engenharia do cardápio, o estudo comprova que o layout e posicionamento de maneira estratégica afeta a decisão de compra do cliente.

Portanto, o cardápio digital tanto no delivery quanto no estabelecimento físico deve ser visto como uma ferramenta de vendas. Que será eficaz, caso seja usado de maneira eficiente.

Como vender mais por meio do cardápio online?

O cardápio online deve ser um ponto de divulgação, assim, as pessoas conseguem conhecer tudo o que seu negócio tem a oferecer.

Mas para divulgá-lo deve estar bem-feito, então, confira algumas as dicas que separamos para você.

1- Estruture de maneira estratégica

Um cardápio bem ordenado vende mais. Opte por deixar os itens mais caros primeiro, visto que os próximos itens parecerão mais barato quando forem comparados. 

No delivery, raramente tem um atendimento online para explicar cada prato ou fazer indicações.

Logo, o cardápio deve ser explicativo, organizado, possuindo descrições detalhadas de cada item, com imagens originais e com qualidade para que o cliente crie expectativas reais que serão atendidas.

Divida os pratos por categorias e se preciso por subcategorias, é importante que evite muitas opções em um único lugar, o conteúdo extenso fica maçante. 

2- Tire fotos reais e de alta qualidade

Os clientes precisam estar cientes do que estão pedindo. Pensando nisso, monte pratos de forma atraente para que os clientes sintam vontade de saborear imediatamente.

Lembre-se, as imagens devem representar a realidade do que você vende para que não haja decepções.

3- Crie descrições criativas para cada prato

Como já dito, a falta de comunicação acontece no delivery, por isso, no cardápio deve ter todas as informações essenciais.

Descrições detalhadas no cardápio é um fator chave na decisão de compra do cliente. Por exemplo, se vende um bolo, coloque o sabor da massa e recheio. Afinal, o cliente precisa conhecer o produto.

4- Reduza os itens do cardápio

Quanto mais opções o cliente tiver, maiores são as chances de ficar indeciso, tornando o processo de escolha estressante e cansativo. 

Esse conceito se denomina no Paradoxo da Escolha, menos opções proporcionam melhores resultados, pois o cliente não fica na tensão de qual escolher em meio a tantas possibilidades.

Temos como exemplos grandes redes como Pizza Hut, Mc Donalds, Burguer King, entre outras, que disponibilizam poucas opções no cardápio.

5- Divulgue seu cardápio online nas redes sociais

Atualmente, as pessoas passam boa parte do tempo conectadas nas redes sociais, por isso, é crucial que seu estabelecimento tenha redes sociais ativas. 

As redes sociais são um excelente canal do marketing digital para se manter conectado com seu público.

Além de ser uma grande aliada para o seu delivery, mas é necessário saber como divulgar o cardápio no Facebook e Instagram, por exemplo.

Quais conteúdos compartilhar no Facebook?

Antes de realizar alguma postagem em sua rede social, é crucial que você conheça seu público, observando o comportamento do seu cliente, além disso, analise o perfil dos concorrentes.

O Facebook se desempenha muito bem com texto, imagens e com links de sites, então aproveite para compartilhar o link do seu cardápio.

Por exemplo, com o GrandChef você tem um site delivery, onde você compartilha o link, assim, o cliente consegue visualizar o cardápio online e efetuar o pedido de forma simples e rápida.

Quando é postado links no Facebook é carregado automaticamente uma prévia da página citada, tornando a publicação mais dinâmica. 

Portanto, compartilhe seu site, escrevas textos interativos e curtos, descreva um prato específico acompanhado de imagens atraentes, por exemplo.

O recurso stories do Facebook permite manter uma comunicação diária com o usuário, aconselho postar ao menos um storie por dia no Instagram, pois assim é compartilhado no Facebook automaticamente.

O Instagram é muito diferente? 

O Instagram é ideal para compartilhar vídeos e fotos, mas você tem espaço para contar histórias e detalhar informações na legenda.

Por ter tantas imagens, o visual conta muito nessa rede, consequentemente, ele deve ser bem organizado e harmonioso, de forma que o seu feed fique esteticamente bonito. 

A dica é focar nas cores que condizem com a marca do seu restaurante. Na hora de fotografar, deixe as fotos atraentes, monte o prato completo.

As pessoas gostam de ver outras pessoas, então, aposte em alguém saboreando seus pratos.

Divulgue vídeos de como fazer o pedido no seu delivery, como é simples e rápido fazer um pedido, bem como visualizar o cardápio.

Logo, é importante que imagens tenham frases com a logo da sua marca e com conteúdos úteis como quais horários e formas de atendimento.

Lembre-se que as postagens no Instagram podem ser compartilhadas no Facebook. 

Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog GrandChef, onde você encontra vários conteúdos esclarecedores e novidades do segmento alimentício.