Como criar uma campanha nos marketplaces

Uma das melhores formas de movimentar seu negócio, seja ele físico ou digital, é fazendo uma campanha, ou seja, promover uma série de promoções para seus lojistas de acordo com temas ou ocasiões específicas.

Imagine que isso no ambiente online, principalmente nos marketplaces acaba ganhando outra dimensão, pois é como se um shopping center que recebe milhares de pessoas por mês resolvesse investir em condições especiais. 

Claro que você deve ter entendido onde estamos querendo chegar, se trata de nada mais e nada menos do que uma grande oportunidade para que lojistas parceiros aumentem suas vendas e lucratividade durante um período de tempo.  

Por isso, no artigo de hoje vamos te explicar como você pode criar uma campanha assertiva e de forma automatizada nos marketplaces. 

Quais são os tipos de campanha que existem? 

Antes de qualquer coisa, é crucial você identificar qual campanha vai entrar ou desenvolver, a que mais combina com o seu estilo ou segmento. 

Afinal de contas, esses eventos devem ser escolhidos de forma bem estratégia, pois demanda uma mobilização da parte operacional do que os períodos normais

Os marketplaces geralmente desenvolvem essas campanhas seguindo as principais datas sazonais, porém você não precisa e nem deve estar preso a esses momentos. De qualquer forma, você pode investir em diversas oportunidades, como por exemplo:

Campanhas próprias dos marketplaces

Existem algumas datas no qual o próprio canal dá uma significado para ela, ou seja, cria uma campanha comemorativa. Logo de cara podemos lembrar de dois grandes players:

Shopee

As campanhas mensais de datas duplas, como 2.2 (fevereiro), 3.3 (março) e 9.9 (novembro) e assim por diante são famosas pela abundância de cupons de descontos, ofertas e fretes grátis ou reduzidos.

Amazon

O Prime Day, que ocorre todo dia 15 de julho, é o aniversário da Amazon, e como forma de presentear todo mundo, eles organizam uma grande campanha no marketplace. 

Campanhas de estações do ano

O segmento de moda e vestuário sempre se aproveita dos momentos de troca de estação para realizar uma campanha, principalmente nas chegadas do Inverno e do Verão.

Porém, é possível usar a criatividade para ofertar durante outono e primavera. 

Entre os produtos mais procurados nesses momentos estão:

  • Moda e Roupas;
  • Maquiagens e cosméticos; 
  • Perfumes;
  • Eletrodomésticos e eletroeletrônicos;
  • Itens de casa e decoração;
  • Artigos esportivos.

Campanhas de férias e voltas às aulas

O saldão de começo e fim de ano tem uma função muito importante para o comércio: queima de estoque.

Pela falta de datas sazonais, os primeiros 3 meses do ano geralmente são os mais parados nas vendas.

Então como uma forma de movimentar esse momento, muitos marketplaces e lojistas aproveitam essa chance para criar oferta em cima dos produtos que estão na categoria B e C da Curva ABC. 

Já o de volta às aulas acaba sendo praticamente a Black Friday das lojas que trabalham no  segmento de materiais escolares, livros, bolsas, mochilas e outros. 

Campanhas de categorias

Por último, é sempre bom relembrar que nem todas essas condições precisam estar ligadas a alguma data ou período específico.

Um exemplo disso são as as ações focadas em categorias e produtos específicos.

Elas são independentes, e podem ser realizadas a qualquer momento, não estão ligadas a nenhum tipo de dia ou mês específico. 

Como um hub de integração pode auxiliar na criação de uma campanha nos marketplaces

Agora que você já sabe quais são os tipos de campanhas que existem e como elas funcionam, está na hora de apresentar a ferramenta que pode te ajudar a colocar em prática sua ação promocional, você sabe qual é?

O hub de integração de marketplaces é responsável por, acima de tudo, deixar o seu negócio preparado para tudo, tanto no sentido operacional da sua loja quanto no que diz respeito à performance de vendas.

Afinal de contas, esse software é responsável por integrar todos os canais de venda que você possui cadastro, centralizando assim sua operação e compartilhando em tempo real informações como quantidade de produtos em estoque e faturamento.

O hub de integração Plugg.To é o único que oferece uma ferramenta que permite com que você crie suas próprias campanhas, e funciona do seguinte modo:

O lojista pode criar uma variação do preço do anúncio nos marketplaces, deixando predeterminado horário e dia de início e término. Ou seja, você não precisa mais do marketplace para gerar uma campanha. 

Curtiu a ideia de ter uma liberdade maior na hora de vender nos marketplaces? O hub de integração da Plugg.to, que está a uma década no mercado e possui parceria com as maiores plataformas de e-commerce e marketplace, pode mudar isso.

Se quiser saber mais sobre a Plugg.to para entrar em contato com os nossos consultores ou de uma olhada no site da Plugg.to.