planejamento de vendas

Como criar um planejamento de vendas para 2023

A criação de um planejamento de vendas consiste em diferentes etapas e processos e o primeiro deles é o estudo de mercado contemplando todo o cenário, considerando a economia, perfil do público, tendências, concorrência, oportunidades de negócio e muito mais!

Portanto, como vemos, não é tão simples como parece, e para garantir um planejamento qualificado, é preciso estabelecer esse mapeamento antes. Desse modo, você terá as diretrizes corretas para saber quais estratégias aplicar de acordo com o seu modelo de negócio.

Para isso, vale a pena colocar a matriz FOFA em prática, pois através dela será possível identificar 4 pilares, que são: 

  • Fraquezas;
  • Oportunidades;
  • Força;
  • Ameaças.

Diante disso, será mais fácil decidir quais ações fazem mais sentido para incluir no seu planejamento de vendas.

Afinal, como sabemos, não basta apenas traçar estratégia com foco nos resultados esperados. Vai muito além disso, é preciso considerar todo o contexto a fim de obter mais assertividade.

Para que serve o planejamento de vendas?

O grande objetivo de um plano de vendas é chegar em indicadores específicos que prezam pela saúde da instituição. Além disso, ele serve como um forte aliado para mapear e evitar riscos, auxiliando nas tomadas de decisões.

Desse modo, é de extrema importância garantir o desenvolvimento desse material, até mesmo para que a empresa tenha objetivos claros e coerentes para serem aplicados de forma prática.

Afinal, é comum que o time de vendas trabalhe com metas estabelecidas, que são justamente definidas durante a criação desse plano. Como dizem, “Como saber aonde chegar, se não tem para onde ir?”.

Portanto, o primeiro e principal passo é traçar o ponto de partida e de chegada, assim, consequentemente, será mais simples definir o que mais atende o seu modelo de negócio, tornando-se viável e acessível durante a execução.

Passo a passo para o seu plano de vendas para 2023 

Confira a seguir o passo a passo para garantir a criação de um material mais consistente e mais assertivo para as vendas do seu negócio:

  1. Defina um público-alvo e faça um estudo de mercado 

O cenário ao qual o seu empreendimento está inserido precisa ser dominado através de muitos estudos e mapeamentos.

Portanto, é preciso focar em um nicho específico a fim de trazer mais assertividade para as ações. Uma das principais definições deve-se ao perfil dos potenciais clientes.

Além disso, é preciso conhecer o segmento de atuação, considerando o fator econômico do setor, do país, relação com concorrentes, oportunidades e tendências de negócio e muito mais.

  1. Estratégias de marketing

Todo plano de venda considera a sua interatividade com o público, tornando esse contato mais acessível e com mais proximidade, o que estimula significativamente o processo de vendas.

Nessa etapa, é importante definir os canais e formas de interação para o alcance do objetivo traçado, seja para a venda de um produto específico ou para a captação de leads em uma determinada campanha.

Quando se trata de um bom plano de ação, todas essas estratégias de marketing devem ser estudadas e mencionadas.

No caso do envio de SMS, é uma estratégia com baixo investimento e que tem uma alta taxa de abertura. Desse modo, é uma ótima solução para quem busca estimular o público com um baixo recurso.

Vale mencionar a importância de dar ênfase para as particularidades da sua empresa para selecionar estratégias que vão de encontro com a sua área de atuação e que sejam coerentes e assertivos.

  1. Ferramentas

Todo plano de vendas precisa contar com ferramentas que ofereçam um suporte na execução. Desse modo, existem diversos sistemas de controle, como é o caso do CRM, responsável pela gestão do relacionamento com clientes de forma integrada.

Desse modo, é importante apostar na tecnologia para trazer mais auxílio, além de uma operação mais organizada e qualificada.

Envio de SMS para aumentar as vendas 

Como mencionamos em um exemplo anterior, as mensagens automáticas têm sido uma estratégia muito comum e com um alto grau de assertividade. Isso porque normalmente chegam em formato de notificação, o que dá maior ênfase para essa ação.

Além disso, o envio de SMS é uma ação prática e que pode contar com links de direcionamento, ou seja, se você tem uma loja virtual, por exemplo, é possível inserir um link para que o leitor acesse e entre em contato com a sua página online.