retorno do investimento

A faculdade realmente vale a pena? Veja como descobrir o retorno do investimento

Entre os custos altíssimos e pesadas dívidas estudantis, famílias andam questionando o valor de um diploma universitário, pois não sabem o retorno do investimento.

Segundo 81% dos funcionários juniores e seniores que foram para uma faculdade ainda enxergam a graduação como um investimento que vale a pena, mas apenas 42% das famílias se sentem confiantes em cobrir os custos, de acordo com Sallie Mae.

Como resultado dessa desconfiança, um número crescente de universitários está optando por sair totalmente da faculdade. 

O número de pessoas que se matriculam na faculdade caiu 5,1% em comparação com dois anos atrás, de acordo com um relatório desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Câmara dos Estudantes – uma perda de quase 1 milhão de alunos.

Detentores de diploma de bacharel em geral ganham 84% a mais do que aqueles com apenas de diploma de ensino médio e quanto maior ou mais de escolaridade, maior o retorno.

Benefícios de investir em um diploma universitário

O custo da faculdade pode deixar você se perguntando se um diploma universitário é um bom investimento para o seu futuro. 

Embora o custo médio da faculdade tenha aumentado constantemente, os estudos mostram que um diploma universitário continua valendo o custo. 

Embora existam benefícios importantes para qualquer tipo de ensino superior, as pessoas com um diploma universitário aumentaram as oportunidades de emprego e têm maior probabilidade de ter um emprego com salários mais altos. 

A faculdade é um investimento que vale a pena ao longo do tempo para a maioria dos estudantes.

Que tipo de diploma universitário oferece mais benefícios?

Quando você ouve o termo faculdade, você pode pensar automaticamente em um diploma de quatro anos (também conhecido como diploma de bacharel). 

Embora um diploma de quatro anos ofereça muitos benefícios, existem outras vias educacionais disponíveis após o ensino médio, como:

  • Certificados de escolas de comércio (menos de dois anos);
  • Diplomas associados (dois anos);
  • Tecnólogo(dois anos);
  • Entre outros.

Esses diferentes graus também podem levar a salários mais altos e mais oportunidades de emprego em comparação com quem comprar diploma do ensino médio.

O tipo de grau você recebe, o tempo necessário para obtê-lo e quanto custará depende dos objetivos de sua carreira e do campo de estudo.

O que você ganha com a faculdade?

Para a maioria das pessoas, há benefícios financeiros para ir para a faculdade. De fato, a educação além do ensino médio está ligada a um aumento nos salários em todos os níveis.

Alguns estudos mostraram que os titulares de diploma de bacharel têm ganhos médios ao longo da vida de 2,8 milhões de reais, o que é mais de 1 milhão a mais do que aqueles com um diploma do ensino médio.

Quando você se forma, está ajudando a se proteger do desemprego. O Bureau of Labor Statistics descobriu que, à medida que o seu nível de graduação aumenta, as taxas de desemprego diminuem. 

As taxas de desemprego são ainda mais baixas para aqueles com diplomas avançados, como mestrado ou doutorado.

Os empregadores tornaram cada vez mais a educação universitária um requisito para o emprego, mesmo em empregos que não o exigiam antes. 

E as indústrias que exigem mais educação também estão contratando mais pessoas, mostrando um aumento de 68% no emprego entre 1980 e 2015. Empregos em serviços de educação e saúde, que exigem um diploma universitário, têm ganho mais funcionários.

Alguns estudos mostraram que uma educação universitária está associada a um estilo de vida mais saudável. Os graduados têm menos probabilidade de fumar tabaco e mais chances de se exercitar regularmente. 

Eles também podem ter menos probabilidade de serem expostos a condições perigosas de trabalho. Os filhos de graduados também se beneficiam, tornando mais provável que eles tenham acesso à pré-escola e outras atividades de enriquecimento.

Mais da metade dos graduados de dois e quatro anos relatam que sua educação universitária foi muito útil na abertura de oportunidades de emprego e levou ao crescimento pessoal e intelectual.