A evolução das tecnologias em procurement e gestão de fornecedores

A evolução das tecnologias em procurement e gestão de fornecedores faz parte do processo de transformação digital pelo qual, praticamente, todos os setores estão passando nos últimos anos.

No entanto, quando se fala em gerenciamento de empresas fornecedoras para a estruturação de uma cadeia de suprimentos realmente satisfatória, há uma série de desafios que ainda precisam ser superados.

A mudança cultural, por exemplo, é um dos pontos mais impactantes desse processo. Isso acontece porque diversos profissionais ainda resistem em passar da fase tradicional e analógica para a digital. 

Por vezes, o receio fica por conta de perder o controle de suas atividades, ou até mesmo de ser substituído por máquinas.

O fato é que um bom relacionamento com fornecedores jamais será estabelecido sem a participação humana. 

Todavia, o primeiro passo para formar uma relação sólida com esses parceiros é identificando quais têm perfil para compor a rede de abastecimento do seu negócio.

Posteriormente, isso se torna muito mais fácil de ser feito com a ajuda dos recursos tecnológicos certos.

Por motivos como esses é que a evolução das tecnologias em procurement e gestão de fornecedores se tornou tão importante para o crescimento das empresas.

Especialmente se considerarmos que a rede de abastecimento é um dos pilares de sucesso de qualquer companhia, independentemente do seu porte ou segmento.

Nesse sentido, em quais outros pontos a tecnologia afeta positivamente a supply chain das organizações?

Quais as vantagens de usar softwares e sistemas específicos para as áreas de procurement e gestão de fornecedores?

Siga a leitura deste artigo e confira essas e outras respostas sobre o tema!

A importância da evolução das tecnologias em procurement e gestão de fornecedores

A evolução das tecnologias em procurement e gestão de fornecedores foi fundamental para ajudar as companhias a encontrar mais rapidamente empresas fornecedoras compatíveis com suas necessidades, e para mitigar os riscos característicos desse tipo de parceria.

Apenas para ilustrar esse cenário, imagine que seu time de compras e procurement precisa encontrar, urgentemente, um fornecedor para suprir uma demanda extra de matéria-prima para o seu negócio.

Entretanto, vocês não contam com um sistema que ajude nessa busca, condição que obriga os profissionais a fazerem toda essa tarefa manualmente.

Assim, eles perdem o dia ligando para cada um dos potenciais fornecedores para solicitar informações de cadastro para uma análise prévia.

Isso envolve, , pedir orçamentos, lançar tudo isso em planilhas para, somente depois, fazer uma comparação também manual.

Agora, pense que sua empresa utiliza um software que conta com uma fundação de dados de fornecedoreso qual compartilha entre os usuários cadastros de empresas fornecedoras previamente preenchidos e avaliados. 

Concorda que fica muito mais fácil, rápido e prático encontrar o fornecedor que precisa para atender o seu negócio? 

Somado a isso, usar um sistema próprio para a gestão de fornecedores contribui para um acompanhamento preciso e dinâmico desses parceiros, a exemplo da verificação automatizada de seus desempenhos.

Ou seja, a evolução das tecnologias em procurement e gestão de fornecedores não veio para “tomar o lugar dos profissionais dessas áreas”.

Mas, sim, para facilitar suas rotinas e ajudá-los a entregar mais e melhores resultados para a companhia.

Quais as vantagens dessa evolução tecnológica?

Apenas com a explicação anterior, já dá para ter uma boa ideia da importância evolução das tecnologias em procurement e gestão de fornecedores e de todos os benefícios que pode trazer para o seu negócio, concorda?

Mas para deixar essa percepção mais clara, listamos as principais vantagens que o uso de soluções tecnológicas pode trazer para a área de supply chain do seu negócio. São elas:

  • mitigação de riscos: uma vez que as análises documentais, de compliance, reputacionais, entre outras, passam a ser realizadas automaticamente, evita-se a exclusão de informações importantes.
  • automação de processos: ao transformar tarefas manuais em atividades digitalizadas, o que contribui fortemente para evitar erros e retrabalho; 
  • aumento da produtividade dos times: também decorrente da automação dos processos, os profissionais passam a ter várias de suas tarefas diárias digitalizadas, permitindo que dediquem seu tempo a outras atividades estratégicas tão importantes quanto para o crescimento da empresa;
  • identificação mais rápida de fornecedores: especialmente quando se usa um sistema que conta com uma base de dados de fornecedores compartilhada;
  • aprimoramento da gestão de fornecedores: considerando que o sistema para essa área podem gerar uma série de relatórios que ajudam a acompanhar suas performances e resultados;
  • melhora do armazenamento de dados: recurso que ajuda em tomadas de decisões mais precisas, pois essas passam a ser feitas com base em informações reais, e não em achismos. 

Como trazer tecnologia em procurement e gestão de fornecedores para sua empresa?

Para trazer tecnologia em procurement e gestão de fornecedores, o primeiro passo é identificar quais são as necessidades da sua empresa nesses setores

Uma das melhores formas de alcançar esse objetivo é revisar os processos adotados até então, a fim de identificar lacunas, gargalos, pontos de perdas e retrabalho, entre outros aspectos, que podem ser aprimorados com o uso adequado de recursos tecnológicos.

Feito isso, o passo seguinte é buscar no mercado os melhores softwares de gestão de fornecedores e analisar quais das opções atende pontualmente as dores e necessidades do seu negócio.

Após, é fundamental treinar adequadamente os profissionais do setor, para entenderem a importância do uso da tecnologia no dia a dia e, especialmente, para explorarem ao máximo o que o software escolhido tem a oferecer.

Ao fazer isso, você inclui sua empresa nesse cenário tecnológico e abre caminho para usufruir de todas as vantagens e pontos positivos que descrevemos ao longo deste artigo.

Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques!