Como criar um bom cenário para o seu canal no YouTube?

Influenciadores digitais, youtubers e produtores de conteúdos. Esse tipo de profissão, que tem dominado a internet, exige muita energia e preparação, a fim de reunir um número de seguidores cada vez maior dentro do Youtube.

Pesquisar informações novas e quais são os temas que costumam interessar mais o público que te segue, além de divulgar o conteúdo e produzi-lo em diferentes formatos, são algumas das habilidades necessárias para quem vai seguir esse caminho.

Uma etapa simples, mas que muitas vezes passa despercebida, é a preparação de um cenário que tenha relação com o seu canal e conteúdo. 

Dessa forma, uma boa decoração é fundamental para que os seguidores sintam ainda mais confiança no que você está falando. Veja, a seguir, algumas dicas para criar um bom cenário.

Pense em qual será a temática

O primeiro passo para montar o cenário é pensar na temática do seu canal. Quais os temas e questões mais abordados? Quais os elementos visuais relacionados a eles que ajudam a identificar a proposta do conteúdo? 

Um exemplo simples é: se o seu canal é voltado para o público infantil, vale investir em um cenário lúdico e colorido, explorando texturas e outros elementos que ajudem a prender a atenção dos pequenos. 

Para quem gosta de tecnologia, vale colocar alguns objetos que remetam a essa área de conhecimento, por exemplo:

  • Microscópio;
  • Lupa;
  • Livros;
  • Compasso;
  • Lousa;
  • Entre outros.

Conteúdos de educação exigem um pouco mais de cuidado, pois o cenário não deve concorrer com o que deve ser ensinado. Por isso, nesse caso, é recomendado preferir tons neutros e uma decoração que complementa a temática da videoaula.

Tenha atenção ao cômodo escolhido

A próxima etapa é escolher o cômodo ou espaço onde os seus vídeos serão gravados. Pode parecer um detalhe, mas a disposição do ambiente vai impactar diretamente na preparação do cenário.

Um fator importante a ser lembrado é que você não vai ser a única pessoa no momento da gravação. Quem conta com uma equipe que ajuda no preparativo e na edição do vídeo precisa dividir o espaço com eles e com todos os equipamentos.

Uma dica simples é testar o ambiente antes de gravar, posicionando os equipamentos de forma adequada e ajustando tudo o que precisa ser alterado para produzir o melhor vídeo possível. 

Se o espaço for menor do que você sente precisar, vale apostar em papéis de parede para dar uma sensação de profundidade.

Cuidado com a iluminação e acústica

Outro fator relevante para preparar o espaço é tomar cuidado com a iluminação. Melhor é o cenário que possui uma boa incidência de luz — o vídeo fica ainda mais incrível se a luz for natural. 

Se esse não é o seu caso, é preciso utilizar equipamentos de iluminação artificial e direcionar pontos que devem ser mais iluminados, de modo que esteja harmonioso com a composição do cenário, as cores e objetos escolhidos.

Ninguém vai acompanhar um vídeo por muito tempo se não conseguir ouvir o que está sendo falado. 

Por isso, tome muito cuidado com a acústica: se o espaço tiver janela, procure fechá-la. Se, mesmo fechando a janela, o som não ficar bom, é necessário buscar equipamentos de isolamento acústico (como espumas).

Manter um canal no YouTube requer dois processos complementares: criar uma identidade (visual e de conteúdo) e, ao mesmo tempo, manter-se sempre aberto a inovações, que continuem permitindo aos seguidores identificar o canal e confiar nos conteúdos. 

Um jeito simples de fazer isso é criar algumas opções de cenário e distribuí-las de acordo com as categorias de vídeos. Isso também te ajuda a organizar e segmentar os seus conteúdos.