previsibilidade

Como a previsibilidade pode ajudar empresas de turismo

O setor de turismo conta com períodos de alta e baixa temporadas em todo o país e é comum que as empresas utilizem a previsibilidade como um recurso para faturar mais na alta temporada e manter as contas em dia na baixa temporada.

A região Nordeste do país, por exemplo, tem a alta temporada do verão como a mais esperada, onde:

  • hotéis;
  • pousadas;
  • restaurantes;
  • parques;
  • entre outros. 

Aproveitam a onda forte de calor e as férias de final de ano para vender seus produtos e serviços aos turistas. Já a região Sul do país aproveita o inverno entre os meses de junho e setembro para ampliar a receita.

Mas, o desafio de manter as contas em dia o ano todo é grande e, ainda que a alta temporada seja boa, nem sempre é suficiente para fechar as despesas dos meses de baixo movimento.Por isso, a previsibilidade é importante para qualquer negócio – se torna primordial para essas empresas.

O que é previsibilidade?

De acordo com o dicionário Oxford Languages, previsibilidade é a característica do que é previsível.

Nos negócios, a previsibilidade pode ajudar a empresa a prever ações futuras, auxiliando seus gestores a tomarem decisões mais assertivas, para eles anteverem problemas que possam ser solucionados.

Ou seja, ao ter previsibilidade da demanda que a empresa vai atender nos meses futuros, é possível ter uma ideia mais concreta das ações que devem ser tomadas para que todos os clientes sejam bem atendidos, por exemplo.

Ou, prevendo que os próximos meses serão de baixa demanda, é possível propor ações comerciais que ajudem a aumentar o movimento da empresa. Outros exemplos da importância da previsibilidade:

Prevendo que haverá um aumento no número de cliente no próximo feriado prolongado, é possível agir na contratação de funcionários extras para atender a demanda;

Ainda prevendo um aumento de demanda, é possível agir na compra de suprimentos que sejam suficientes;

Prevendo que em determinado mês do ano não terá muito movimento, é possível agir no intuito de promover melhorias na empresa, como manutenções, por exemplo, ou ainda, oferecer férias para parte dos funcionários.

Ainda prevendo baixa demanda, é possível agir na elaboração de ações como descontos, promoções ou algo do tipo, que estimule os clientes a comprarem, por exemplo.

Isso tudo pode ser medido e acompanhado pela métrica de previsibilidade de vendas.

Com ela, é possível acompanhar as vendas que estão sendo lançadas para os meses futuros e saber como está a saúde do caixa da empresa no período.

O acompanhamento dessa métrica é muito importante, pois, com ela, é possível checar se as metas estipuladas são realistas e poderão ser batidas, entender onde os gestores devem concentrar mais esforços e propor melhorias, conferir quais áreas da empresa precisam de mais atenção, etc.

Como obter maior previsibilidade nas vendas?

Uma ótima forma de garantir previsibilidade é por meio das vendas antecipadas.

Vender ingressos, vouchers e reservas da sua empresa de forma antecipada permite ao seu cliente comprar seus produtos e serviços a qualquer hora e usufruir dele a qualquer momento, dentro das regras e prazos estipulados.

Ou seja, é possível determinar que a reserva X ou o voucher Y só poderão ser usufruídos dentro de um período de validade já indicado nas regras da empresa.

Utilizando um e-commerce, é possível divulgar seus produtos e serviços e disponibilizá-los para compra através de um Motor de Reservas Inteligente, onde seu cliente indica a data que deseja usufruir do serviço adquirido.

Por exemplo, seu cliente poderá comprar e pagar pelos seus serviços em abril e indicar que deseja usufruir dele em setembro. 

Assim, desde abril sua empresa já terá conhecimento de que haverá esse cliente usufruindo dos serviços em setembro e todos terão tempo hábil de se preparar adequadamente para atendê-lo.

Outra vantagem que as vendas antecipadas e a previsibilidade dão é a de ter maior poder de negociação com os fornecedores.

Uma vez que a venda dos serviços ocorre de forma antecipada e o valor dessa venda também entra na conta da empresa antecipadamente, fica mais fácil negociar preços e prazos com os fornecedores. 

Assim é possível realizar as compras da empresa antecipadamente, aumentando inclusive as chances de comprar mais com pagamentos à vista e evitar parcelamentos com juros.

Esse benefício também se reflete diretamente na saúde financeira da empresa que poderá contar com um fluxo de caixa mais fluído.

Este texto foi produzido pela Planne. E você pode conferir outros conteúdos acessando nosso blog