Você sabe o que são chatbots?

Para as empresas que querem acompanhar a modernidade e não querem perder nenhum cliente, o chatbot é o tipo de ferramenta indispensável para quem já tem um site.

Isso porque, esse recurso está sendo responsável por contribuir para um novo tipo de contato com os clientes. 

E essa contribuição se deve ao fato de que, através dos chatbots é possível proporcionar uma interação entre empresa e cliente praticamente na mesma hora.

E fazendo isso, a empresa melhora a sua comunicação com os seus clientes e possíveis clientes, além de conseguir gerar uma boa lista de contatos.

Mas se você ainda não entendeu muito bem o que são os chatbots e para que eles servem, não se preocupe. Continue lendo e descubra um pouco mais sobre essa ferramenta que vai ajudar a melhorar o seu negócio.

O que são os chatbots?

Os chatbots se tratam de programas feitos pelo computador que usam a inteligência artificial com o objetivo de reproduzir conversas com pessoas que utilizam diversos tipos de plataformas como facebook, sites e outros aplicativos. 

Resumindo, nada mais é do que uma ferramenta que responde às perguntas dos usuários com respostas automáticas. 

É normal que você já tenha sido abordado por um chatbots enquanto navegava em um site e nem tenha percebido.

Mas acredito que se dermos um exemplo ficará mais fácil de você entender. Então vamos lá.

Sabe quando você entra em determinado site e logo em seguida aparece uma janela de chat no canto inferior da tela perguntando se você precisa de alguma ajuda? 

Pois então, essa pergunta vem de um chatbot, que é uma central de atendimento ativa. 

Como podemos intuir pelo nome da ferramenta, a interação acontece dessa forma, por meio de um chat.

Agora que você já sabe o que são os chatbots, que tal descobrir um pouco sobre o seu funcionamento?

Como os chatbots trabalham?

Primeiro é preciso que você saiba que os chatbots podem ser programados de maneiras diferentes. Desse modo, cada um vai funcionar de uma forma.

Mas basicamente, os chatbots trabalham a partir de informações que são introduzidas no seu desenvolvimento, tais como: perguntas frequentes, palavras chaves, fotos, imagens, vocabulários próprios e outros tipos de dados.

De posse desses dados, o chatbot apresenta algumas opções de perguntas de forma a guiar o usuário a resposta correta sobre a sua dúvida.

Qual a utilidade dos chatbots?

Atualmente existem muitas empresas no mercado e para as pessoas que procuram por algum produto ou serviço não é difícil ficar em dúvida sobre qual empresa escolher na hora de finalizar a compra.

Por isso, foram criados os chatbots, que servem para tirar as dúvidas frequentes dos usuários e fazer com que eles se sintam mais à vontade ao navegar em uma plataforma de e-commerce.

Pode-se dizer as principais utilidades dos chatbots são: melhoria de atendimento ao cliente, geração de leads que poderão se tornar futuros clientes, compartilhamento de dados e informações, interação entre usuário e empresas e por fim, para automação do processo de vendas.

Qual a função de um chatbot whatsapp no seu site?

O objetivo desse artigo foi falar um pouco sobre o que são os chatbots, como eles funcionam e para que eles servem.

E depois de ler todo esse conteúdo você pode estar se perguntando: mas qual a função de um chatbot para whatsapp no meu site?

Primeiramente, é importante que você tenha um site bem desenvolvido e que proporcione uma boa experiência para os usuários. 

Caso você ainda não tenha um ambiente digital que represente a sua empresa, o ideal é procurar um profissional adequado para o desenvolvimento do seu site.

Após estar com o seu site ativo, a ferramenta do chatbot whatsapp pode te ajudar a resolver os problemas e questionamentos dos seus clientes de forma rápida e precisa, direcionando-os para os departamentos responsáveis ou até mesmo já disponibilizando a resposta que o usuário procura.  

Dessa forma, você não precisará se preocupar em responder perguntas que são feitas com frequência e poderá até mesmo robotizar certos processos como envio de boletos, informações de pedidos, entre outros.

Isso vai facilitar a comunicação e ajudar na automação de procedimentos, liberando a sua equipe para ficar mais produtiva e focar no que é mais importante.

Se você gostou deste artigo, compartilhe agora mesmo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *