rede social

Cada rede social tem um perfil. Diferencie o seu marketing em cada uma!

Da mesma forma que cada ser humano é um individuo único, a mesma coisa acontece com as redes sociais, plataformas que hoje são indispensáveis para manter uma empresa competitiva independente do segmento do mercado em que ela atue. 

No entanto, a vontade de acertar e usar as mídias sociais a seu favor, apesar das boas intenções, pode trazer consequências nem tão positivas para a sua empresa.

Não adianta sair criando perfis em todas as redes sociais com as quais você se depara na internet, afinal, como você vai colher bons resultados de uma ferramenta que mal conhece? 

Não basta criar um conteúdo rico para o seu público-alvo e começar a postá-lo a torto e a direito.

Assim como outras vertentes do marketing, as redes sociais exigem estratégias únicas e a falta de compreensão da particularidade de cada uma delas pode comprometer a sua presença no meio digital. 

Mas e agora, o que fazer? Não se desespere. Neste conteúdo da ISBRASIL — empresa especializada em Hospedagem de Site — vamos te ajudar a entender as principais plataformas de mídias sociais, o que deve ser postado em cada uma delas e o que você deve evitar. Boa leitura!

 

Mas porque cada rede social pede uma estratégia única?

 

Como já falamos as redes sociais diferem entre si, não apenas no seu objetivo, mas também em aspectos como faixa etária dos usuários, tipos de publicações, linguagem e muito mais. E tais diferenças alcançam um tipo determinado de público-alvo. 

E se isso para você parece inconveniente, saiba que é uma ótima forma de ajudar você a direcionar a sua presença nas redes, através do desenvolvimento de conteúdo mais diretos e eficazes para atingir a sua persona.  

Por isso, muitas vezes não adianta postar o mesmo conteúdo em plataformas diferentes. É fundamental criar publicações direcionadas para cada rede social, considerando suas particularidades.

 

Mas cuidado, a sua empresa não precisa ser onipresente!

 

Mas, afinal, se cada rede social funciona de uma forma, como posso entendê-las e trabalhar com cada uma delas?

Primeiramente, entenda que você não precisa estar presente em todas as redes. Afinal, além da exaustão de gerenciar dezenas de perfis, nem sempre o seu público-alvo estará em uma determinada plataforma. 

Pense só: se você trabalha com um público infantil e juvenil, muito provavelmente a rede social LinkedIn não lhe será útil. Por outro lado, se o seu público consiste em profissionais sêniores, com certeza o TikTok não deverá ser o seu foco.

É preciso selecionar as redes mais apropriadas para o seu negócio e a partir disso criar uma estratégia sólida de marketing digital!

 

Mas, afinal, que tipo de conteúdo postar em cada rede social?

 

O seu negócio já está em algumas redes sociais e agora você está se perguntando se precisará adequar as suas estratégias? A seguir, vamos conferir que tipo de conteúdo é mais relevante para as principais redes sociais da atualidade. Vamos lá?

 

Facebook

Por se tratar de uma rede social mais voltada a interação entre os usuários, a sua criação de conteúdos para o Facebook deve se voltar a publicações que estimulem as pessoas a compartilharem e mencionarem outros usuários quando algo remete a alguém próximo. Neste sentido, busque publicar conteúdos que sejam do interesse do seu público, noticias, entretenimento, etc., visando o engajamento e evitando assuntos polêmicos.

Ou seja, conteúdos mais leves. Fale sobre a empresa, os diferenciais da marca, atribua noticias que tenham a ver com o seu ramo, faça de enquetes de opiniões. São muitas as possibilidade para incitar as pessoas a participarem e interagirem com a sua página!

 

Instagram 

O Instagram é uma rede baseada em imagens e vídeos curtos com alto índice de engajamento sob a forma de curtidas e comentários. Uma dica para ter bom desempenho nessa rede é postar fotos criativas dos seus produtos/serviços, além de vídeos leves e divertidos que tenham ligação com o seu negócio. 

Uma ideia que pode ser bastante explorada nos stories são os bastidores da marca. Afinal, estreitar os laços com o público-alvo é extremamente importante para o sucesso de uma empresa.

 

LinkedIn 

Mais especifico para profissionais e empresas, o LinkedIn tem tudo a ver com o mercado dos negócios, novas oportunidade, economia, investimento, meio ambiente e assuntos mais profundos. Por isso, em hipótese alguma esta rede deve ser usada para postagem de conteúdos engraçadinhos.

Por ser uma rede corporativa, as publicações devem estar relacionadas aos negócios do segmento em que você atua.

 

YouTube 

A grande maioria das pessoas preferem consumir um conteúdo em vídeo ao invés de ler um artigo, por isso está rede social é tão importante.  Nesta rede social você pode apostar em conteúdos mais compridos onde dará dicas sobre o mercado, falará sobre tendências, poderá mostrar produtos, fazer tutoriais, etc. 

 

Corra dos erros que espantam a sua audiência!

Alguns comportamentos tendem a “sujar” a imagem de uma empresa nas redes sociais. Assim como postar demais pode afugentar seus clientes, postar de menos pode fazer com que a sua página seja esquecida. É essencial desenvolver um cronograma de postagens que atenda ao seu negócio. 

Outros erros como utilizar hashtags irrelevantes, postar muitas fotos sem qualidade, usar um português muito coloquial e abordar temas polêmicos são erros comuns dos quais você deve fugir. 

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