Saiba o que você deve avaliar na hora de contratar frete

Não sabe como contratar frete? Então, confira essas dicas sobre o que você precisa avaliar para escolher a empresa ou profissional ideal!

Está no grupo das pessoas que na hora de contratar frete tem mais dúvidas do que certezas? Então, este artigo foi feito para você! E não se preocupe, pois, se estiver atento aos pontos certos, fará uma boa escolha e sairá ganhando com o serviço.

Nesse post, vamos te dizer o que é necessário analisar antes de contratar uma empresa ou profissional e explicar quais as diferenças entre carreto e frete, assim você entenderá qual das opções é o melhor serviço para cada momento. Aproveite as dicas!

Diferença entre frete, carreto e mudança

Há quem acredite que frete, mudança e carreto é tudo a mesma coisa: basta colocar os seus pertences dentro de um caminhão e seguir do endereço antigo para o endereço novo. Mas não é bem assim, afinal, existe diferença entre esses serviços.

No caso do carreto, você recebe uma cotação de frete para a realização apenas do transporte dos pertences. Os profissionais não vão embalar os itens e também não haverá pessoas para ajudar a carregar ou descarregar o veículo.

Ou seja, tudo fica sob sua responsabilidade, mas em algumas situações o motorista costuma ajudar nas tarefas. É uma opção mais barata e interessante para quem vai transportar poucas coisas, porém, pode ser um pouco mais complicado se você precisar carregar grandes volumes.

No frete, a situação é parecida. O serviço se assemelha a uma pequena mudança, porque a empresa também disponibiliza funcionários para ajudar a carregar e descarregar o veículo. Geralmente, os freteiros também podem te ajudar a embalar os volumes, mas isso deve ser combinado previamente.

É uma opção mais vantajosa para quem tem muita coisa para transportar ou precisa levar itens pesados de um lugar para outro. Também é ideal para quem não tem quem ajude a carregar ou descarregar o veículo, e também pode ser contratado por quem precisa transportar poucos ou um único item. Por exemplo: se você vendeu alguns móveis ou eletrodomésticos na internet e precisa fazer a entrega, contratar um serviço de frete é a melhor opção.

Já a mudança é para quem, como diz o nome, está de mudança e precisa levar todos os seus pertences. A mudança é tanto para transporte de volumes para a mesma cidade quanto para longas distâncias. Nesse caso são contratadas empresas de transporte de mudança que embalam tudo, carregam o caminhão e descarregam no endereço certo, sem que você precise se preocupar com nada.

Se existe mais vantagem entre um e outro? Sim, e isso vai depender apenas daquilo que você precisa. Então, o importante é não focar apenas no preço ou no tipo de ajuda, mas no que você precisa transportar e nas suas necessidades no momento da contratação do frete.

O que considerar ao contratar frete

Na hora de contratar frete, você tem a opção de escolher entre uma empresa de frete especializada ou um profissional autônomo. O importante é que o responsável tenha o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), porque dessa forma você terá a certeza de que vai contratar uma pessoa com experiência no setor.

Mas só isso não é suficiente. Veja as nossas dicas sobre o que considerar para que você encontre a opção ideal para transportar seus pertences:

Tipo de serviço

Transporte não é tudo igual, então, para você contratar a empresa ou profissional certo, pense naquilo que você necessita. Assim, não precisará pagar mais por algo que não vai usar ou, ainda, ficar na mão por não ter contratado o serviço certo.

Histórico da empresa

Quando acreditar que encontrou a empresa ou profissional ideal, procure saber um pouco sobre seu histórico de serviços. Esse cuidado permite avaliar se o prestador tem realmente experiência no assunto e se não há reclamações de clientes antigos.

Referências

A indicação ainda é uma boa opção para quem deseja contratar frete, e você pode pedir o conselho de amigos ou familiares se quiser encontrar uma boa empresa ou profissional. Além disso, você também conta com site de fretes e aplicativos de cargas e fretes para poder localizar empresas do setor. Em alguns aplicativos, como o Triider, você pode ver as avaliações de serviços realizados anteriormente.

Preço

Para todos os serviços e produtos que utilizamos sempre existe a variação de preço de um lugar para outro. Por isso, esse é mais um fator que você precisa analisar ao contratar frete.

Uma boa maneira de saber se os valores encontrados são justos é procurar um calculador de frete na internet. Assim você poderá comparar preços e ainda ter uma noção de quanto (em média) vai gastar.

Segurança

Esse é um ponto muito importante se você quiser garantir que seus pertences chegarão íntegros ao endereço final. Também é essencial para quem vai transportar itens com alto valor. Se esse é o seu caso ou não quer correr riscos, opte por uma empresa que trabalhe com rastreamento de carga.

Dessa maneira, a mudança é acompanhada em tempo real, desde a saída até o local de destino. Se houver algum imprevisto pelo caminho, a empresa saberá e poderá tomar medidas cabíveis. Melhor ainda se você puder contar com o seguro, pois assim estará livre de prejuízos.

Área de atuação

Na hora de pedir indicações e fazer pesquisas em sites, você também deve estar atento à área de atuação da empresa. Afinal, nem todas fazem entregas em todos os lugares ou regiões. O ideal é se informar com antecedência para tirar dúvidas.

Contrato e documentos

Esse é um item muito importante ao contratar transporte para mudança. É fundamental que você esteja de olho em todas as cláusulas se houver um contrato a ser assinado. Observe quais são os seus direitos e aquilo que a empresa assume como dever.

Apenas assine se você estiver de acordo com todos os itens do contrato, por isso, não tenha preguiça e leia cada uma das cláusulas. Você também precisa se informar se a empresa possui todos os documentos necessários.

É o caso de quando você contrata uma empresa que oferece rastreamento ou seguro inclusive, é importante que ela também faça a emissão da nota fiscal. Tudo isso garante o seu direito como consumidor e assegura a idoneidade e responsabilidade da empresa.

Quando você for contratar frete, não esqueça de sempre focar em suas necessidades e na segurança que espera para seus itens e pertences. Assim poderá optar pelo serviço ideal e evitar surpresas desagradáveis pelo caminho.

Texto produzido por Triider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *