automação

Automação residencial: saiba quais são as melhores opções de home theater

Controlar aparelhos à distância pelo celular, assistir a filmes com qualidade de cinema na sua casa, contar com fechadura biométrica, ter iluminação por sensor e várias outras funcionalidades: tudo isso é automação residencial, ou seja, utilizar a tecnologia para facilitar a vida, criando aparelhos “inteligentes”.

O home theater é um exemplo disso. Ele é um sistema de som e mídia que melhora a experiência de imersão em trabalhos audiovisuais, como filmes, séries ou games. Potencializando o som e aprimorando a qualidade dos graves, o aparelho permite que o espectador tenha a sensação de estar “no filme.”

Como isso é possível? Com caixas de som distribuídas pelos quatro cantos do ambiente e comandadas por uma central, o Receiver, que envia as frequências de forma sincronizada pelo local. 

Os sistemas de home theater mais populares do mercado são aqueles com canais 5.1. Isso quer dizer que eles têm 5 caixas de som: uma na frente, uma no lado direito, outra no esquerdo e duas nas diagonais traseiras, além de uma central — sem citar o subwoofer, que capta as baixas frequências. 

Com essa distribuição, mesmo de olhos fechados, é possível acompanhar a movimentação na cena, o que proporciona a sensação de imersão naquela mídia.  Afinal, tudo é pensado para que você esteja posicionado no centro da tela.

Itens que você deve considerar antes de investir

Antes de investir em um home theater 5.1 ou até nas versões de alta performance, como 7.1 ou 7.2, você precisa ter certeza que o seu ambiente tem tamanho suficiente para posicionar as caixas de forma eficiente: os auto-falantes laterais devem ficar a, pelo menos, um metro do aparelho de TV e de você.

Outro fator importante é que, para ser compatível com um som de cinema, a imagem tem que estar à altura. Sendo assim, você precisa ter um aparelho de TV com bom tamanho e resolução, além de verificar se ele é compatível com o modelo de home theater que você pretende comprar.

Dicas de modelos para comprar

Com a popularização dos preços, os aparelhos de home theater estão cada vez mais acessíveis, mas tudo depende da potência e da tecnologia utilizada no sistema. Em geral, quanto mais o dispositivo promete, mais ele custa. A seguir, você confere alguns modelos com bom custo-benefício.

Home Theater Bluetooth 2.1 Portátil Sumay

A grande vantagem deste modelo é que ele tem boa qualidade, com um sistema 2.1, ou seja, apenas duas caixas de som, o que faz com que ele possa ser transportado com facilidade e se adapte bem a ambientes menores. Ele é compatível com cartão de memória, Bluetooth e USB.

Home Theater LG Blu-ray 3D LHB645N4

Com 5.1 canais de áudio, potência de 1000W e reprodução Blu-ray em 3D, este modelo da LG já é mais potente, proporcionando uma verdadeira imersão de som no que você estiver vendo. Ele também tem controle remoto e conexão sem fio com vários formatos de mídia.

Home Theater Sony BDV-E2100

Outra opção com canais 5.1 e reprodução Blu-ray, este sistema tem 850W de potência e possui um dos melhores designers do mercado. Minimalista, ele se integra bem a qualquer decoração, sem deixar a desejar na alta qualidade de áudio que entrega. Outro diferencial é seu ótimo sistema de correção de ruídos.

Home Theater Pht690 Philco

Com potência de 480 W e 5.1 canais, este modelo tem tecnologia Ripping e ótimo desempenho, segundo a avaliação de seus usuários, que elogiam suas configurações técnicas. Além disso, ele tem várias entradas e entrega um áudio perfeito, sem distorções.

Texto: Gear Seo