Automação de marketing: como ganhar tempo e produzir mais

O uso da tecnologia para automatizar ações e processos é algo que tem se tornado essencial na era do Marketing Digital, a propósito, não há gestor que consiga realizar tantas ações de marketing sozinho.

No entanto, a chamada automação de marketing, responsável por reduzir os trabalhos manuais e aumentar a produtividade, exige cuidados técnicos para evitar gafes trágicas sobre sua empresa.

A automação utiliza ferramentas capazes de mostrar, na prática, como a eficiência automática pode revolucionar nossa forma de fazer marketing e interagir com o cliente de forma pessoal, porém automática.

A automação permite agir de forma escalável e personalizada, o que vai muito além de uma simples automação, como curtir e comentar fotografias de usuários das Redes Sociais, como Instagram e Facebook.  

É preciso entender cada ação do lead, desde o momento em que este acessa as suas redes, ao momento da compra. Cada ação é pensada nos seus respectivos estágios do funil de vendas e marketing, para então permitir que a automação aconteça.

Neste artigo, vou apresentar para você algumas dicas que deixarão sua automação de marketing ainda mais quente e atrativa para capturar novos clientes.

As 3 melhores ferramentas de automação de marketing para seu negócio

#1 BuzzLead: Programa de Indicação

O programa de indicação da BuzzLead é um software que, instalado em seu website ou aplicativo, permite que o seu atual cliente traga outros novos para seu negócio. Essa automação auxilia para que o tradicional marketing boca a boca se torne escalável e digital.

Alguns negócios, como e-commerce, bancos digitais, aplicativos de transporte, imobiliárias e até agências de viagens e hotéis, já utilizam programas como esse para conquistar clientes por meio da indicação.

A plataforma apresenta as principais métricas de um programa de indicações para averiguar resultados e melhorar a estratégia de divulgação do programa. No entanto, é o próprio cliente quem indica os amigos para a aquisição do produto ou serviço.  

#2 Hootsuite: Plataforma de Gerenciamento de Mídias Sociais

O que os seguidores da sua empresa dizem sobre ela? Você consegue visualizar e analisar o que os maiores interessados na sua marca dizem? Pois bem, o Hootsuit é uma plataforma que permite em um único lugar gerenciar as suas mídias sociais.

Além de monitorar o que dizem os seus seguidores sobre sua empresa, é possível agendar e compartilhar os seus conteúdos diretamente da plataforma.

Também é possível fazer com que sua equipe crie um fluxo de trabalho e atribua tarefas para gerenciar as mídias sociais.

Utilizando do streams (fluxo de dados em um sistema computacional) é possível acompanhar várias telas das suas redes sociais ao mesmo tempo.

#3 Hubspot: Automação de Marketing e Atendimento ao Cliente

Economizar tempo é o objetivo principal da Hubspot. E é por meio da automação de marketing e atendimento ao cliente desta plataforma, que o gestor poderá descobrir momentos chaves para bolar uma estratégia de Marketing que atinge diretamente o cliente.

Essa automação permite notificar o momento exato que um lead consegue abrir um e-mail. E apresenta entre suas funcionalidades, desde e-mail marketing até CRM.

Dentro da plataforma, o uso de um bate papo permite que sua empresa fale diretamente com um cliente ou um prospect, que esteja visitando suas páginas.

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Aplique técnicas de produtividade na sua automação de marketing

Acompanhe os dashboard da automação

Na automação, a produtividade é essencial para atingir bons resultados em pouco tempo. No entanto, a produtividade não significa apenas produzir muito, mas produzir com qualidade. Isso, portanto, é o mais adequado para atingir sucesso com a automação de marketing.

Toda a produção de conteúdo para automação deve trazer resultados positivos para seus objetivos. Acompanhar os dashboard da automação deve ser hábito para entender quais são os resultados da sua automação e quais medidas devem ser tomadas para aumentar o sucesso das suas ações de marketing.

Preocupe-se em servir o seu cliente com um banquete

Automação de marketing não é volume em ações. As ações de automação devem ser pessoal e levar o cliente com naturalidade até a conversão.

Portanto, sua empresa deve se preocupar em oferecer conteúdo com qualidade, desde um comentário simples nas colocações de seu cliente nas redes sociais, até o envio de um e-mail marketing. Ofereça um banquete ao servir o seu cliente, sacie a fome dele em seu negócio e faça com que ele goste ainda mais da sua empresa.

A dica é pensar em ações de automação que encante e fidelize o seu cliente com naturalidade, para que ele se torne um embaixador da sua marca.

Dê suporte para equipe de vendas e clientes

Sua automação também deve ser focada em dar suporte para seus vendedores se munirem de ferramentas que poderão ser utilizadas para apresentar ao cliente, para que este possa efetivar determinada compra.

Essas ferramentas podem ser conteúdos sobre produtos novos, mudanças em formas de aquisição ou pagamento de mercadorias, entre outras questões que uma automação de marketing pode facilitar no seu negócio.

Da mesma forma, a automação de marketing pode oferecer suporte ao cliente. As comunicações personalizadas, como um contato após a primeira compra, podem levar o cliente a comprar outros e novos produtos do seu negócio.

Tenha uma automação de marketing acessível

É dever de todo profissional de marketing que utiliza automação pensar no cliente no fundo do funil de vendas. A propósito, o objetivo da automação é conduzir o cliente até este estágio da compra.

Portanto, toda a sua automação deve ser acessível com as ferramentas que você utiliza e com uma linguagem capaz de levar o seu cliente até o último estágio.

Utilize todos os canais possíveis para a condução do seu lead. E, independente do caminho que ele trace na sua automação, no fim, o seu lead deve chegar ao estágio que você preparou para que ele chegasse. Seja solicitar uma demonstração ou fechar uma venda.

Conclusão: Leads mais preparados convertem mais e têm sucesso com seu produto

Usar automação de marketing não significa apenas ter boas ferramentas. É preciso ser estratégico e assertivo com suas ações. Toda a ação de automação conduz o seu lead para que este seja mais preparado para adquirir as soluções do seu negócio.

Ao saber as finalidades do seu produto/serviço, o cliente também terá maior sucesso, em vista que comprará aquilo que conheceu durante os estágios do funil de vendas. Consequentemente, esses leads acabam convertendo melhor em vendas e adquirem maior sucesso com sua empresa, a ponto de indicarem e/ou comprarem novamente.

Texto desenvolvido por BuzzLead

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