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As escolas no período pós-pandemia

Estamos passando por um momento de crise sanitária global com o avanço do vírus Sars-Cov2, uma espécie recém-conhecida da cepa dos coronavírus. Este novo coronavírus espalhou pelo mundo após o surto na cidade de Wuhan, na China entre dezembro de 2019 e começo de 2020, contaminando todos os tipos de lugares, de casa, empresas e até escolas.

De início todos pensaram que se tratavam de um vírus menos letal, porém, apesar de ser identificado sua baixa letalidade, o seu risco de contaminação era altíssimo, o que fez com que governos e pessoas adotassem medidas restritivas de circulação e até mesmo decretos de lockdown.

Com isto as escola particular 1 ano e todos os estabelecimentos de ensino tiveram que se adaptar a uma nova forma de ensino, que é o EaD (Ensino à Distância), embora alguns optem pelo termo ensino remoto, já que o primeiro consiste no trabalho em cima de uma metodologia, o que não ocorre no segundo.

De janeiro para agosto muitas coisas aconteceram e inclusive países que conseguiram controlar o vírus, retornaram as aulas, porém houve novas ondas de contaminações e tiveram que esperar.

É neste debate que se encontram as ações que os berçário de bebê, faculdade, escolas de ensino secundário e primária, devem tomar para uma possível retomada.

Neste artigo tentaremos compreender como se dará esta retomada e como preparar sua escola para receber de volta os estudantes, professores e pais.

A educação no período pós-pandêmico

A pandemia afetou vários setores da sociedade e a escola foi uma das grandes impactadas, já que toda a população em algum momento esteve na escola. Assim, os professores tiveram que se adaptar, os alunos e todos os gestores.

Apesar do cenário ainda não ser estável algumas cidades no Brasil pensam na retomada as aulas e inclusive alguns Estados estão elaborando de forma bem sensata “Planos de Volta as Aulas”.

Alguns pontos são possíveis de vislumbrar em jardim de infância idade e em escolas de ensino primário, e outras no ensino médio e superior.

Alguns pontos são:

  • Turmas reduzidas;
  • Carteiras afastadas;
  • Uso de máscaras;
  • Sem aglomerações.

Por isso, que é muito importante ir com calma durante os planejamentos, afinal, são inúmeros pontos que precisam ser planejados para que tanto alunos como professores e demais funcionários das escolas estejam protegidos, e que o desenvolvimento cognitivo não seja afetado.

Por isso, que abaixo falaremos sobre alguns aspectos que podem ser levados em consideração para adaptação neste período.

Pontos importantes para a adaptação pós-pandemia

Existem muitos aspectos que devem ser levados em consideração para que as aulas possam voltar ao normal.

Nas escolas particulares em especial as inadimplências subiu muito, sendo necessário que todos os gestores e a gestão pedagógica levem em consideração o contexto da sociedade para que ocorra a negociação com os pais.

Por isso, que o primeiro tópico a ser levado em consideração é o planejamento do negócio. A escola precisa ter em mente que o plano de retomada deverá ser atrelado a um plano de contingência nas respeitas, despesas e custos reduzidos.

Geralmente, esses planejamentos de contingência são feitas antes da crise, porém, se sua escola não se preparou é hora de ações de emergência que também são calculadas.

Por exemplo, escolas de direção para aqueles que desejam tirar a carteira precisam se adaptar com as aulas práticas após a pandemia, principalmente com a questão financeira.

Ofereça desconto àqueles que são bons pagadores, comunique-se com os pais dos alunos, não transpareça que o negócio pode falir a qualquer momento pois isto gera sensação de crise institucional levando os pais a retirarem as crianças de seu colégio.

E por fim invista na segurança dos alunos e funcionários, para que a confiança e a credibilidade sejam passados por quem está buscando uma retomada.

O segundo aspecto é a gestão de crise. Se a escola voltar é preciso que a fiscalização e controle das normas de segurança e saúde estejam sendo atendidas, para que eventos desfavoráveis sejam evitados.

Desse modo é preciso seguir protocolos de nível mundial, como o elaborado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que foi publicado em março e diz: as escolas precisam manter o distanciamento social (com a pedagogia a distância), as instalações precisam ser limpas uma vez por dia, cancelar eventos que criem aglomerações.

Assim entendemos que o plano de retomada para cada escola será diferente, porém, não podemos negar que esse processo será lento e com muitos desafios pela frente, mas seguindo as recomendações de segurança e saúde é possível, aos poucos, voltar ao normal.