Entenda o momento da Bolsa de Valores e previsões

Bolsa de valores, ações em alta, em baixa, mercado financeiro. São muitos detalhes e conceitos para saber e passar a entender como funciona a Bolsa de Valores. Vamos a algumas definições para assimilar esse conteúdo.

A Bolsa de Valores é o mercado no qual é negociada a compra e venda de ações de empresas (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários, muito presente para os investidores.

Mercado de ações

Uma ação trata-se da menor parcela do capital de uma empresa. Quem compra ações de uma companhia, por exemplo, adquire também os direitos – e os deveres – de um sócio. 

Em se tratando de uma companhia aberta, suas ações podem ser negociadas publicamente na bolsa de valores. 

Sendo acionista, o indivíduo tem o direito de ter benefício de parte dos resultados que a empresa obtiver, em forma de dividendos, na proporção do número de ações que cada um possuir.

Como escolher o momento ideal?

Muitas autoridades na área afirmam que esse não é uma fase propícia para fazer investimentos na Bolsa de Valores.

Afinal, o índice Bovespa (importante indicador do desempenho médio das cotações de ações negociadas na B3, constituído pelas ações de maior volume, negociado nos últimos meses) está em inconstância (subida e descida) no que diz respeito à cotação das ações. 

Isso deve-se ao fato de estarmos em uma época de pandemia, atípica, na qual existem mais incertezas do que certezas, e é necessário se atentar às tendências de mercado para escolher o melhor investimento e o momento adequado.

Negociação

Sabe-se que a bolsa de valores é o ambiente em que as relações de compra e venda de ações se encontram e ocorrem, de fato, por meio de sistemas sofisticados e processos padronizados, assegurando a transparência e liquidez ao mercado.

No Brasil, a única bolsa de valores atual é a B3 – junção entre as antigas Bovespa, BM&F e Cetip. 

Na B3, quem quer investir pode negociar ações de cerca de 500 empresas distintas, nas quais, através das ações Ibovespa (cartela que retrata a movimentação dos principais papéis negociados) representam o comportamento e perfil das empresas.

As principais empresas que fazem parte do Ibovespa são: Itaú Unibanco; Bradesco; Vale; Petrobras; Ambev; Banco do Brasil; B3, dentre outras.

Sendo a principal instituição de mediação do mercado de capitais, a B3 desenvolve, implanta e prevê métodos para acordos de ações e derivativos financeiros, títulos de renda fixa e público federais, moedas à vista e commodities agropecuárias. 

Nessas plataformas, acontecem a listagem de ações e outros ativos, registros, compensação e quitação das compras e vendas realizadas por investidores, sem contar a divulgação de dados ao mercado.

Além disso, faz parte das atividades da B3 o gerenciamento de riscos das operações e, por isso, ela atua como contraparte nos negócios.

Segurança

Existe o controle das operações, das ofertas e dos negócios feitos na bolsa, a supervisão dos participantes e até o ressarcimento de dispêndios, além da utilização de disciplinas a quem desobedecer às normas de investimentos. 

Quem pode investir?

Pessoas físicas, que compram ações com o objetivo de participar dos resultados das companhias emissoras, e investidores institucionais

Outro importante grupo de investidores são os estrangeiros, isto é, não são residentes mas trazem dinheiro para o Brasil, aplicando-o em ações nacionais.

Visibilidade

Devido ao volume de informações que são obrigadas a prestar ao mercado, as companhias abertas costumam ganhar projeção e reconhecimento perante o público, pois precisam ser acompanhadas regularmente pela comunidade financeira. 

Esse ganho para a imagem, muitas vezes, permite às empresas negociar melhor com fornecedores, obtendo o reconhecimento e o engajamento dos funcionários.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lccomunic, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.