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As 5 redes sociais que estão em alta e outras 5 que são tendência

Descubra quais são as 5 redes sociais que bombaram no Brasil e no mundo em 2022 e as que prometem ser as mais acessadas nos próximos anos.

Que as redes sociais são um sucesso, não há dúvida. Agora, a pergunta que fica é se você sabe quais são as principais atualmente e as que dominarão a internet no futuro para definir quais fazem sentido para o seu negócio.

Afinal, mostra-se cada vez mais essencial para as empresas que elas tenham presença digital para poderem ser facilmente encontradas por seus clientes e também poderem conquistar consumidores em potencial.

Para que você fique por dentro do assunto, elencamos neste post as redes sociais mais usadas no momento e as novas que almejam atrair as pessoas e movimentar o mercado!

As 5 redes sociais que estão em alta

WhatsApp

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. Segundo pesquisa, o Brasil possui 165 milhões de usuários ativos no aplicativo, o equivalente a 96,4% dos usuários de redes sociais brasileiros de 16 a 64 anos.

As pessoas também usam o APP para adquirir produtos ou serviços, já que hoje boa parte das empresas vendem por essa plataforma, linkando-a, geralmente, a outra rede social também muito conhecida, o Instagram. Na versão WhatsApp Business, é possível

  • inserir dados sobre a sua marca;
  • disponibilizar catálogo de produtos; e
  • automatizar mensagens rápidas.

Por causa dessas e de outras vantagens, o aplicativo pode ser muito útil para o seu negócio.

YouTube

O YouTube é muito usado para a produção e divulgação de vídeos. Nele, é possível encontrar produções audiovisuais de curta e longa duração sobre diversos temas.

De acordo com dados recentes, o YouTube é o segundo site mais visitado no mundo, perdendo o posto de primeiro lugar para o Google.

Como a distribuição de conteúdo em vídeo está cada vez mais consolidada, sendo inclusive uma tendência de marketing para 2023, vale a pena investir na plataforma.

Instagram

Lançado em 2010, o Instagram tinha como proposta inicial a publicação e o compartilhamento de imagens. Depois de, contudo, ter sido adquirido pela Meta, já passou por muitas mudanças e ganhou outros recursos, a exemplo das lives, storys e reels.

Conforme o próprio Instagram Business, 90% de seus usuários seguem pelo menos uma empresa. Um número que, por si só, comprova a importância desta rede social para o marketing digital de todo empreendimento.

Para 2023, a expectativa é que o Instagram adicione mais recursos ao Live Shopping (estratégia de vendas com transmissão ao vivo pela internet). A ferramenta, embora não faça um grande sucesso no Brasil, é bastante usada no mundo afora.

Facebook

O Facebook começou em 2003 e seu criador foi Mark Zuckerberg. A rede social deu origem à empresa Meta, dona de outras três redes sociais (WhatsApp, Instagram e Messenger).

Atualmente, não faltam recursos para empresários e marketeiros usarem e aproveitarem todo o potencial dessa rede social. Alguns deles:

  • criação de uma conta comercial;
  • conquista de selos; e
  • reivindicação da URL encurtada da página da empresa.

Tik Tok

A mais nova febre entre os jovens, o TikTok é para quem curte vídeos curtos. Atualmente, acumula mais de 3 bilhões de downloads e alcança um terço de todos os usuários de redes sociais do planeta.

Uma das tendências do TikTok, de acordo com o relatório da própria plataforma [em inglês], é o chamado Actionable Entertainment (“Entretenimento Acionável”, em tradução livre para o Português).

O recurso se refere à forma como as marcas comunicam as suas promoções no app, que deveria ser feito de forma mais divertida, característica nativa da plataforma. O TikTok está chamando isso de “mostre, não venda”.

As 5 redes sociais que são tendência

Vero

Conhecida popularmente como o “novo Instagram”, a Vero é uma rede social que ganhou muito destaque em 2018 quando os seus criadores limitaram ao primeiro milhão de usuários o uso gratuito da plataforma. Nela, é possível

  • compartilhar fotos, vídeos e links;
  • indicar filmes e livros;
  • vender e comprar produtos; e
  • fazer doações

Sua proposta é oferecer uma experiência isenta de publicidades e algoritmo.

MeWe

Uma das principais preocupações dos usuários hoje em dia diz respeito à privacidade e à segurança dos seus dados. Não é à toa que surgiu a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) para regulamentar o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais.

Nesse sentido, o MeWe inovou com o não armazenamento de cookies. Isso significa que ficarão armazenados no aplicativo apenas os dados permitidos pelo próprio usuário.

A interface se assemelha ao Facebook, é bastante intuitiva e, assim como a Vero, não possui um algoritmo, utilizando a ordem cronológica para exibir o feed de notícias.

Reddit

O Reddit é aquela rede social absurdamente famosa no exterior, mas pouquíssimo usada nas terras tupiniquins. Para quem, no entanto, gosta de ser o primeiro a desbravar lugares novos, essa é uma oportunidade única.

A plataforma consiste em um fórum online e gratuito que permite publicações e discussões de assuntos diversos. Quanto maior o número de votos em uma resposta, maior a relevância dela, o que deixa claro que a rede social se concentra em ideias, e não em pessoas.

Be Real

O Be Real, “Seja Real” em tradução livre, foi criado em 2020 e tem sido definido como o anti-Instagram por prezar pela espontaneidade e não permitir o uso de filtros.

O aplicativo funciona assim: uma única vez por dia, em um horário inesperado, o usuário recebe uma notificação para registrar o momento e dispõe de apenas dois minutos para registrar o que está fazendo. Isso dificulta a mudança de cenário ou a proposição de algo mais sofisticado.

Twitch

Com mais de 15 milhões de usuários [em inglês] ativos por dia, a Twitch é um serviço de streaming online que possibilita que as pessoas, ao mesmo tempo, façam transmissões ao vivo e interajam com o seu público.

A plataforma, atualmente dominada por gamers (que a usam para transmitir suas partidas), possibilita a criação e compartilhamento de assuntos diversos, o que a torna interessante para marcas que desejem criar streamings e conteúdos sob demanda em canais próprios.

Considerações finais

Em um ambiente dinâmico como a internet, nada nunca está totalmente claro e bem estabelecido. Algo, no entanto, é bastante evidente: o futuro do marketing se correlaciona às redes sociais, sejam elas as do momento ou as que podem se tornar um dia.

Quando se é empreendedor, é preciso estar sempre atento às novidades do mercado. No meio online, onde tudo muda a todo instante, é necessário redobrar a atenção.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital