Agência de criação de sites – como fazer o melhor investimento

Geralmente, os principais problemas que os empresários enfrentam quando precisam escolher uma agência de criação de sites são:

  • Contratar um serviço técnico sem conhecimento na área para poder questionar e garantir que realmente está recebendo o melhor;
  • Perceber como os valores podem variar de forma significativa de uma agência para a outra;
  • Descobrir onde está o valor médio de mercado para a sua demanda específica;
  • Encontrar a agência com melhor benefício dentro do seu budget;
  • Garantir que o site ficará do jeito que você imaginou.

Se identificou com algum ou com todos esses problemas? Então este texto é para você!

Como escolher a melhor agência de criação de sites

Primeiramente, é importante ter em mente que a melhor agência de criação de sites não é a mesma para todas as empresas.

Existem muitas variáveis para que uma agência seja a melhor opção para a sua empresa. Por isso, antes de sair procurando é essencial saber o que você está buscando.

Pode parecer uma pergunta simples, certo? Mas se fosse fácil não existiriam tantas pessoas frustradas com seus sites ou projetos web.

O que é importante na criação de um site

A criação de sites costuma envolver uma equipe multidisciplinar e um processo de curto, médio ou longo prazo.

Seu site pode ser um enfeite ou uma ferramenta poderosa para transformar visitantes em clientes.

Ele também pode ser aquele item comprado que fica dentro do armário porque só vemos defeitos.

Abaixo vou listar estratégias e recursos que não podem faltar nem mesmo em um site simples de página única, então anota aí.

Assertividade

A criação de um site para uma loja de doces deve ser totalmente diferente de um site para uma empresa mecânica.

Mais que isso: uma empresa de chocolate deve ter um site diferente de uma empresa de bolos.

Mais ainda: uma empresa de bolos X deve ter um site diferente de uma empresa de bolos Y.

Quando vamos procurar um produto ou serviço no Google costumamos selecionar algumas páginas e realizar uma verdadeira triagem até sobrarem poucas opções ou a empresa selecionada.

Raramente um usuário irá fechar com a primeira opção na internet. Isso porque os consumidores atuais são megainformados e buscam a melhor opção até mesmo para comprar um chinelo.

É por isso que marketplaces se tornaram tão populares: pelo seu recurso de comparar custo benefício.

O que isso tem a ver com a criação de um site? Simplesmente tudo!

A agência de criação de sites escolhida precisa conhecer seus concorrentes e público-alvo tão a fundo que construirá o site que irá se destacar e não o que será descartado.

Entenda como isso funciona na prática.

1) Pesquisa de mercado

Análise das fortalezas e pontos fracos das 10 opções em potencial para seu futuro consumidor. Lembra que eu disse que os usuários buscam o melhor custo benefício? Então, com essa análise a agência saberá como desenvolver uma comunicação escrita e visual que pelo menos iguale os pontos positivos e supere os negativos da concorrência.

Para isso, é fundamental conhecer a trajetória de consumo e processo de decisão para compra do seu produto ou serviço.

Dessa forma, os argumentos de vendas acertarão em cheio, responderão as dúvidas e derrubarão as barreiras.

2) Pesquisa de persona e público-alvo

Análise por segmento é inespecífica e falta assertividade, por isso, é preciso ir além.

Por exemplo, uma loja de moda feminina não irá vender para toda e qualquer mulher. Nem mesmo para toda e qualquer mulher dentro de uma faixa etária e que mora em uma cidade específica.

É necessário ir muito mais fundo e descobrir que tipo de pessoa irá se interessar pelo seu tipo de produto.

Dependendo do segmento podemos trabalhar características bem específicas como interesse por signos do zodíaco, rock ou sertanejo etc

O site precisa se comunicar com o cliente em potencial de forma racional e irracional.

Ou seja, os textos devem ter um tom adequado não apenas a marca mas ao consumidor em potencial.

Comunicação escrita

Não adianta ter uma marca de skate e se comunicar como quem tem uma empresa de contabilidade.

Também não adianta querer atingir um público mais jovem com sua empresa de contabilidade e criar um distanciamento através de termos técnicos.

Quando falamos com pessoas é mais fácil pois as vemos e conseguimos adaptar nosso discurso, mas não se esqueça que na internet, apesar de não ver, você também está se comunicando com uma pessoa.

Para tanto, existem estratégias de criação de persona, para que dessa forma sua marca consiga visualizar uma pessoa real ao criar essa comunicação.

Comunicação não verbal

Cores, imagens, formas e design podem falar mais do que mil palavras. Na verdade, geralmente o usuário é impactado primeiramente pela comunicação não verbal de um site e depois pelo conteúdo de texto.

O que significa que se o layout não for assertivo seu cliente em potencial nem se dará ao trabalho de ler o que você escreveu com tanto cuidado.

A comunicação não verbal gera sensações e são em grande parte responsáveis pelas taxas de abandono ou sucesso de um site.

A agência escolhida precisa levar em consideração que cada elemento do site irá se comunicar com o cliente em potencial, por isso, se o usuário está buscando por proximidade e flexibilidade, formas retas e pontudas podem não ser uma boa escolha.

3) Conhecimento sobre a sua empresa

Lembra que eu falei que duas empresas de bolo não devem ter o mesmo layout? Isso porque o layout deve mostrar a personalidade da empresa.

Além disso, o que é feio ou bonito pode ser subjetivo. Portanto, a agência de criação de sites deve fazer perguntas para conhecer a sua empresa.

  • Conhecer suas referências visuais
  • Entender suas dificuldades
  • Saber porque os clientes compram de você

As informações de mercado, persona e da sua empresa devem ser compiladas para a criação de um site único que traduza seus diferenciais e se comunique com seu público alvo.

4) Estética

A beleza é subjetiva, por isso, é importante contratar uma agência que consiga entregar um site alinhado ao seu senso estético.

Pode ser mais moderno ou mais sério, o importante é escolher uma opção que tem condições de entregar o que você está buscando em termos de layout.

Não adianta contratar uma agência com um site que você acha feio e querer receber algo que ache bonito.

É claro que o site de uma agência não mostra tudo o que ela pode criar, mas mostra o que ela consegue criar.

5) Conversão e SEO

Não adianta ser bonito por fora e oco por dentro. Uma boa agência de criação de sites precisa ter experiência com design de conversão para aumentar os resultados.

O que procurar:

  • UX/UI Design
  • Neuromarketing
  • Call to action
  • Otimização SEO
  • Responsividade ou mobile first

O que considerar para escolher a melhor agência

Primeiramente garantir que a agência consegue entregar um projeto levando em consideração os 5 pontos acima (assertivo, estratégico, personalizado, bonito e com foco em conversão).

Além disso, existem características exclusivas de cada agência e cada cliente. A escolha perfeita é o melhor match!

1) Budget

A criação de um site pode variar de R$ 400 à R$ 50.000. Isso porque o desenvolvimento de sites trata-se de uma propriedade intelectual e cada agência pode dar seu preço.

Antes de definir seu budget ou o que você acha caro ou barato, pense no que você espera desse serviço e então procure pelo menos 3 agências que você acredita que possa entregar.

É desta forma que você saberá a média de valores em relação ao seu projeto.

2) Forma de trabalhar

Os processos de uma agência para a outra podem variar significativamente.

Praticidade x reuniões

Existem agências mais práticas, independentes e ágeis enquanto existem outras que trabalham mais próximas, com uma série de reuniões.

Não existe o que é bom ou ruim e sim o que se adapta ao seu estilo.

Se você é uma pessoa que gosta de delegar e prefere que os especialistas toquem o projeto enquanto você apenas dá feedback e garante que o resultado final atenderá suas expectativas, então deve contar com uma agência mais independente.

Caso seja do tipo mais controlador, que prefere participar de todos os passos do projeto, então o melhor é uma agência mais próxima.

Flexibilidade

Qualquer que seja o perfil da empresa é importante garantir que existe um bom atendimento e que os ajustes são ilimitados até aprovação. Essa é a forma mais garantida de saber que suas expectativas serão 100% atendidas.

Prazo

É importante questionar os prazos de prévia, ajustes e lançamento da agência para alinhar as expectativas de tempo total para execução. Porém, vale lembrar que na maioria das vezes o tempo para entrega final depende mais do cliente do que da agência.

Tempo para enviar o que é pedido, para dar feedback e mudanças no meio do caminho podem refletir em um aumento de tempo.

3) Reputação

Todo mundo já sabe, mas não custa nada reforçar, não é mesmo? Antes de comprar ou contratar qualquer coisa vale conhecer a experiência de clientes que vieram antes de você.

Lembra-se que o cliente nem sempre tem razão, por isso, uma avaliação negativa não deve ser vista como um impeditivo final. É importante considerar se e como a agência respondeu a crítica. Se você achar satisfatório então já conhece como essa empresa lida com problemas.

4) Match

Como você se sentiu nos contatos que teve com a agência? Depois de pensar racionalmente sobre todos os pontos acima, siga sua intuição. É importante escolher um parceiro com o qual você sinta que seu projeto é importante e que será respeitado, ouvido e os compromissos serão cumpridos.

Seguindo essas dicas temos certeza de que fará o melhor investimento!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Gerador de Ideias, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre o universo digital.