9 dicas de como construir uma carreira acadêmica de sucesso

Há quem procure um curso para trabalhar no mercado de trabalho e há quem se especialize para construir uma carreira acadêmica promissora.

Desde que somos crianças, os estudos sempre acompanham nossas etapas. É assim até quando nos tornamos adolescentes e buscamos afinidades, inclusive profissionais.

9 dicas para seguir na carreira acadêmica

Para quem deseja ter uma carreira acadêmica de sucesso, ou seja, imergir no cenário dos estudos, separamos 9 dicas para estudantes que queiram seguir no meio científico.

1 – Escolha uma área com a qual tenha afinidade

É na faculdade que entramos de cabeça em uma das maiores escolhas das nossas vidas: a nossa carreira profissional. Por isso, é de suma importância que você opte por um curso com o qual sinta afinidade. Este é o primeiro passo para você seguir na carreira acadêmica.

Escolha uma área e permaneça nela. É essa especialidade que guiará sua carreira acadêmica. Invista também na escolha de um centro universitário que seja referência e que te dê essa oportunidade.

2 – Escolha os pesquisadores certos

Os pesquisadores são as pessoas que irão te orientar e conduzir no período acadêmico. Portanto, escolha bem a sua “turma”, pois é a partir dela que você irá aprimorar os conhecimentos e junto dela é que terá embasamentos para suas pesquisas científicas.

3 – Relacionamento é tudo para a carreira

Lembra daquele ditado: “Quem não é visto não é lembrado?” Esse é um jargão que depende muito da sua construção dentro do período acadêmico. Por isso, a nossa dica é: procure criar relacionamentos com todos os membros da faculdade. Essa será a sua marca e zele por ela. Busque orientadores, por exemplo, que tenham afinidades com a sua pesquisa. Isso fará a rede de apoio aumentar e com certeza será mais fácil para suas tomadas de decisões. 

4 – Faça estágio e seja voluntário

Se você quer seguir na carreira acadêmica é fundamental que desde a faculdade você passe a fazer estágios e monitorias dentro da própria universidade. O cenário de voluntariado é fundamental para obter não só mais conhecimento, como também, relacionar-se. 

Se você está na graduação e tem mais tempo, invista em estágios monitorados. Caso esteja cursando mestrado ou doutorado, participe como voluntário de grupos de estudo e esteja sempre disponível para ajudar. 

5 – Pense no Lattes (para carreira acadêmica é fundamental)

Sim, o Currículo Lattes é uma ferramenta indispensável para todo aspirante a uma carreira acadêmica. O Lattes é mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e nele você irá concentrar todo o seu portfólio acadêmico, ou seja, seus artigos científicos publicados, livros, conferências, teses e dissertações. 

Portanto, a dica que damos é: concentre todos os seus trabalhos acadêmicos desde a graduação até o doutorado dentro do Lattes. Ele será a sua plataforma chave na construção da sua carreira acadêmica.

6 – Sempre tenha referências

As referências são as nossas inspirações dentro do cenário acadêmico. Professores, escritores e pesquisadores de renome fazem parte dessa “rede de apoio” que citamos acima. É a partir deles que você irá construir sua base intelectual. Por isso, esteja por dentro do que eles publicam, mesmo que nas redes sociais e atente-se às dicas imprescindíveis que eles oferecem. Isso valerá ouro para sua formação.

7 – Estude outros idiomas

Para adentrar na carreira acadêmica, é necessário aprimorar-se nas suas qualificações. Isso valerá para você, enquanto pesquisador, se diferenciar dos demais. Por isso, invista em um ou dois idiomas estrangeiros para poder ter mais bagagem cultural e intelectual. 

8 – Atualize-se!

Atualizar-se é sempre contar com o que tem de novo no universo acadêmico. Desde uma nova plataforma até aquelas ferramentas de pesquisa fundamentais para todas as fases da sua pesquisa. Lembre-se: produtividade é aliada a novas tecnologias. Invista um tempo nesse aprendizado.

9 – Tenha paciência

A paciência é uma virtude, já diz o ditado. E, não é à toa que ele existe. Para seguir na carreira acadêmica, é preciso ter muita paciência. Busque-a sempre para poder trilhar seu caminho e construir uma carreira consolidada. Com dedicação e pitadas de paciência, temos certeza que o retorno será produtivo.